Parque eólico 'onshore' Pier IV

Promovemos a transição energética no México com o parque eólico Pier IV

O parque eólico Pier IV —localizado nos municípios mexicanos de Cañada Morelos, Chapulco e Palmar de Bravo— conta com 84 turbinas eólicas com uma capacidade total instalada de 221 MW. Essa instalação reforça a transição energética no México com o fornecimento de energia limpa para o Grupo Modelo.

Parque eólico
Instalaçao operacional

Parque eólico 'onshore' Pier IV

Ubicación
Localização: Cañada Morelos, Chapulco e Palmar de Bravo (Puebla)
Capacidad total instalada
Capacidade total instalada: 221 MW
Inversión
Investimento total: 290 milhões de dólares
Entrada
Entrada em operação: 2020

Nosso compromisso com a energia renovável no México está refletido em cada um de nossos projetos. Um exemplo é o parque eólico Pier IV, que entrou em operação em agosto de 2020 e está localizado ao longo dos municípios de Cañada Morelos, Chapulco e Palmar de Bravo, no sudeste do estado de Puebla. Essa instalação renovável tem 84 geradores com uma capacidade instalada total de 221 MW. Sua operação evita a emissão de mais de 216.000 toneladas de CO2.

A construção de Pier IV começou em setembro de 2017. Durante seu desenvolvimento, juntamente com a parceira Impulsora Latinoamericana Energía Renovable (ILER), sediada em Puebla, foi realizado um estudo do terreno para comprovar que o local reunia as condições ideais para instalar os aerogeradores e aproveitar ao máximo a energia eólica da região. Cada uma dessas turbinas eólicas da Gamesa tem uma capacidade unitária de 2,6 MW, uma altura de 80 metros e uma envergadura de 114 metros.

Pier IV é o sexto parque eólico da Iberdrola no México, após a entrada em funcionamento de Pier II (66 MW), La Ventosa (102 MW), Venta III (102 MW), Bii Nee Stipa (26 MW) e Dos Arbolitos (70 MW). Esse é o segundo projeto de energia eólica no estado de Puebla.

Valor para a comunidade local e o meio ambiente

Mantemos nosso compromisso de responsabilidade social com as comunidades em que estamos presentes. Durante a construção de Pier IV, foram criados mais de 900 empregos diretos e 1.360 indiretos e pelo menos 14 empresas mexicanas foram contratadas, gerando um impulso econômico na região. Atualmente, o parque é operado por funcionários mexicanos de forma presencial, embora algumas das atividades são realizadas remotamente.

Além disso, foram alocados recursos para a reabilitação de estradas, escolas, centros esportivos e instalações comunitárias, beneficiando mais de 8.000 pessoas.

No campo ambiental, foi realizado um programa de realocação de fauna e flora para que as espécies pudessem viver em um habitat adequado sem nenhum risco: foram beneficiados mais de 121.500 exemplares de 40 espécies de flora e mais de 200 de 21 espécies de fauna. Um total de 143 hectares também foi reflorestado.

Acordos e alianças de Pier IV para uma transição sustentável

Como parte de nuestro impulso a la transición energética, Pier IV cubre en el largo plazo una parte importante de las necesidades de energía de Grupo Modelo, líder en la elaboración, distribución y venta de cerveza en México. La instalación suministra aproximadamente 490 Giga Watts-hora (GWh) al año para las cervecerías y plantas de operación vertical de la empresa, gracias a un acuerdo firmado en marzo de 2017.

La alianza refuerza el compromiso entre ambas compañías líderes en desarrollo sostenible y permite reducir las emisiones de CO2.

El suministro desde Pier IV marca el inicio de la transición de la empresa matriz cervecera AB InBev hacia las energías limpias, para cumplir con su compromiso global de que el 100 % de su consumo de electricidad provenga de fuentes renovables para 2025.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energias renováveis em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.