Usina fotovoltaica Luzia
Construímos nossa primeira usina fotovoltaica no Brasil
Instalações operacionais Brasil Energia fotovoltaica
A subsidiária da Iberdrola no Brasil, a Neoenergia, já está operando a usina solar Luzia, a primeira que instalou no país sul-americano. Conta com 228.000 painéis fotovoltaicos que somam uma potência instalada de 149,2 MWp.

Planta fotovoltaica Luzia




A Iberdrola continua com sua aposta nas energias renováveis, e neste caso, a Neoenergia acaba de construir uma nova usina fotovoltaica no Brasil. A nova instalação conta com 228.000 painéis solares e pode abastecer mais de 100.000 residências no país sul-americano.
O empreendimento é o primeiro da companhia para geração fotovoltaica centralizada. Toda a produção da usina será destinada ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).
Complexo renovável da Neoenergia
A usina fotovoltaica se une ao parque eólico Chafariz no que é conhecido como Complexo Renovável Neoenergia (o nome dado à combinação do parque eólico Chafariz e da usina fotovoltaica Luzia).
O complexo inclui a usina fotovoltaica Luzía e os 15 parques eólicos instalados em Chafariz, atingindo uma capacidade total instalada de mais de 600 MW. O objetivo dessa grande instalação é evitar a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO2 por ano.
Além da construção, o projeto gerou grandes benefícios socioeconômicos para a região. Foram realizadas mais de 680 horas de aulas de capacitação, em que foram treinadas cerca de 170 pessoas como pedreiros, carpinteiros e ferreiros, enquanto outras 150 foram formadas em cursos de montador de estruturas metálicas de placas solares. Dos mais de 3.600 empregos criados, 40% foram de mão de obra local.
Iberdrola, líder mundial em energias renováveis
Na Iberdrola, estamos comprometidos com as energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 44.675 MW de energia limpa em operação em no final do primeiro trimestre de 2025.
.
Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.

O que é energia solar?
Una alternativa sostenible y limpia frente a fuentes de energía contaminantes.

Placas solares fotovoltaicas
O que são, tipos de painéis e como funcionam.

Termos de energia fotovoltaica
Os 10 termos para conhecer a energia fotovoltaica.

Autoconsumo fotovoltaico
Descubra esse aliado contra as mudanças climáticas.