Usina fotovoltaica de Ceclavín

Usina fotovoltaica de Ceclavín, nosso terceiro projeto fotovoltaico na Extremadura (Espanha)

Energia fotovoltaica Instalações operacionais

A Iberdrola investe 250 milhões de euros em seu terceiro projeto fotovoltaico na Extremadura, a usina de Ceclavín, que conta com uma capacidade total instalada de 328 megawatts.

Planta fotovoltaica de Ceclavín
Instalaçao operacional

Usina fotovoltaica de ceclavín

Ubicación
Localização Ceclavín y Alcántara (Espanha)
Capacidad instalada
Capacidade total instalada 328 MW
Inversión
Investimento 250 milhões de euros
Puesta en marcha
Inicio de operação 2021

O grupo Iberdrola instalou, nos municípios de Ceclavín e Alcántara (província de Cáceres, Espanha), seu terceiro projeto fotovoltaico na Extremadura. Com una potência instalada de 328 MW, fornece energia a uma população que equivale a 175.385 residências/ano e evitará a emissão à atmosfera de 110.000 toneladas de CO2/ano.

Esta grande usina tem mais de 850.000 módulos e 168 inversores e inclui a construção de uma subestação e uma linha de alta tensão de mais de 18 quilômetros.

O projeto servirá para abastecer com energia verde os 9.000 pontos de fornecimento da rede própria da Orange na Espanha por um período de 12 anos, através de um contrato de compra e venda de energia de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement) que permitirá que a operadora de telecomunicações siga contribuindo com seu compromisso com o consumo de energias sem emissões no país. A instalação de Ceclavín proporcionará a metade desse consumo (200 GWh/ano).

Com um investimento de cerca de 250 milhões de euros, a instalação pressupôs um importante impulso para a criação local de empregos. Nos momentos de pico da construção chegaram a coincidir trabalhando mais de 1.140 pessoas das localidades próximas. Aproximadamente, 60 % dos trabalhadores envolvidos na instalação são da Estremadura espanhola.

Este projeto faz parte da estratégia de investimento em projetos de geração de energia renovável do grupo Iberdrola na Espanha — onde se planeja implementar mais de 1.500 MW de energias renováveis no futuro próximo, dos quais 1.000 MW já estão em construção —, bem como de sua aposta nos contratos bilaterais, como via para promover o fornecimento de energia com preços competitivos e estáveis para grandes clientes comprometidos com um consumo sustentável. A companhia é referência no âmbito dos PPA no mundo e gerencia acordos em mercados como Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e México, procedentes de projetos eólicos e fotovoltaicos de mais de 1.500 MW.

Ceclavin

Evolução da construção da usina solar Ceclavín.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.387 MW de energias renováveis em operação após o primeiro trimestre de 2024.

Esse compromisso está refletido em nosso Plano Estratégico, no qual destinaremos 15,5 bilhões de euros brutos para energias renováveis. Desse total, mais da metade terá como foco a energia eólica offshore nos EUA, no Reino Unido, na França e na Alemanha, sendo que 28% será designado à energia eólica onshore e 18%, à energia solar.