ACORDOS DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA

Você sabe o que é um PPA e quais são suas principais vantagens?

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo ou contrato de compra e venda de energia de longo prazo, realizado entre um desenvolvedor de energia renovável e um consumidor. O grupo Iberdrola tem uma vasta experiência neste setor em países como os Estados Unidos, México ou Espanha.

O QUE É UM PPA?

Um PPA (Power Purchase Agreement) é um acordo de compra e venda de energia limpa de longo prazo de um ativo específico e a um preço prefixado entre um desenvolvedor de energia renovável e um consumidor — em geral, empresas que necessitam de grandes quantidades de eletricidade — ou entre um desenvolvedor e um comercializador que revenderá a energia. Assinar um PPA consiste na venda de um projeto e de seus atributos ambientais (Garantias de Origem): é um compromisso que permite ao desenvolvedor renovável tomar uma decisão de investimento sob critérios de rentabilidade vs risco e/ou conseguir o financiamento necessário para executar o projeto.

De acordo com o último relatório Corporate Energy Market Outlook da BloombergNEF, em 2018 empresas de todo o mundo compraram uma quantidade recorde de energia limpa através de PPAs. No total, ao redor de 13,4 gigawatts (GW) de contratos de energia renovável foram assinados por 121 empresas de 21 países diferentes durante os primeiros seis meses de 2018. Desta cifra, 8,5 GW foram assinados nos Estados Unidos e 2,3 GW na Europa, Oriente Médio e África.

Volumes globais de PPA corporativos. BloombergNEF, 2018.#RRSSVolumes globais de PPA corporativos (BloombergNEF, 2018).

TIPOLOGIAS DE PPA

Existem diversos tipos de PPA em função do ponto de injeção da energia:

  • Um PPA Onsite é um contrato para o fornecimento de energia elétrica a partir de uma instalação fotovoltaica montada ad hoc nas instalações do cliente e conectada à sua rede interior. O desenvolvedor renovável realiza o investimento, projeta, monta, opera e mantém a instalação. A energia gerada pelos painéis é energia que o cliente deixa de demandar da rede e o desenvolvedor a oferece a um preço mais competitivo. Quando o PPA Onsite finaliza (8-15 anos), a energia gerada por esses painéis passa a ser gratuita e a instalação passa a ser propriedade do cliente.
  • Um PPA Offsite é um contrato associado a um parque eólico ou instalação fotovoltaica utility scale conectado à rede de transmissão ou distribuição do sistema elétrico do país para levar a energia de seu ponto de origem ao ponto de consumo.

Principais tipos de PPA.#RRSSPrincipais tipos de PPA.

PPAs OFFSITE EM FUNÇÃO DO PONTO DE ENTREGA DA ENERGIA

PPA físico

PPA físico


O desenvolvedor vende a energia renovável a um cliente final através de uma comercializadora, a qual fornece tanto a energia proveniente do parque quanto a energia que falta proveniente de seu portfólio de geração. No final de mês, o cliente recebe uma única fatura correspondente a 100% de seu consumo, seja proveniente do parque renovável sob PPA, energia SPOT ou energia fechada em mercado a termo.

PPA virtual

PPA virtual

O cliente fecha o preço da energia diretamente com um desenvolvedor de energia renovável (preço PPA). Por outro lado, contrata seu fornecimento elétrico com a comercializadora de sua preferência. No final do mês, o cliente recebe da comercializadora uma fatura com o resultado de seu consumo físico de energia. Também recebe outra liquidação proveniente do desenvolvedor com o resultado do ajuste das diferenças entre o preço SPOT e o preço PPA acordado. Adicionalmente, o desenvolvedor transferirá as garantias de origem geradas pelo parque ao cliente final.

PPA "sleeved"

PPA sleeved

Nos mercados em que o desenvolvedor de energia renovável não tem licença de comercializador e o cliente queira um PPA físico, é possível chegar a um acordo com uma comercializadora local para que esta transfira ao cliente final as condições do PPA assinado entre o desenvolvedor e o mesmo.

PPAs OFFSITE EM FUNÇÃO DA FORMA DE ENTREGA DA ENERGIA

PPA "as gerated"

PPA "as gerated"


O cliente consome a geração bruta que sai da usina. É o produto mais competitivo no que se refere a preço, mas também é o produto em que o cliente assume mais risco uma vez que a geração a partir de fontes renováveis não é previsível. Indicado apenas para os clientes mais sofisticados.

PPA "baseload"

PPA "baseload"

O desenvolvedor renovável encarrega-se de converter a geração bruta do parque em uma carga base. É o produto mais comum entre os clientes, pois oferece um equilíbrio interessante entre preço e risco. No entanto, nem todos os desenvolvedores são capazes de oferecê-lo.

PPA "as consumed"

PPA "as consumed"

O desenvolvedor renovável encarrega-se de converter a geração bruta em uma curva que segue fielmente a curva de consumo do cliente. Trata-se do produto mais comum entre consumidores não especialistas e aquele em que o desenvolvedor proporciona mais valor agregado ao cliente. Apenas as empresas com um grande portfólio de geração podem competir neste tipo de PPA.

PRINCIPAIS VANTAGENS DE UM PPA

As vantagens mais importantes para o consumidor são:

  • Fornecimento de energia limpa e rastreável a partir de um ativo específico.
  • Gera adicionalidade: graças à assinatura de um PPA se viabiliza o investimento em novos ativos renováveis que reduzirão a geração de energia proveniente de fontes poluentes.
  • Possibilidade de branding do parque.
  • Energia a preço competitivo (importantes descontos sobre o preço atual e futuro da energia)
  • Eletricidade a preço estável e previsível.
  • Cada produto está adaptado ao perfil do cliente.

Por outro lado, entre as vantagens de um PPA para o desenvolvedor estão:

  • Permite investir em novos ativos graças à certeza da receita de longo prazo que proporciona.
  • Permite tomar decisões de investimento com base em critérios de rentabilidade vs risco.
  • Permite conseguir o financiamento necessário para realizar o projeto.
  • Estabelece relações de longo prazo com os clientes finais.
  • É uma via alternativa de investimento em ativos renováveis, adicional aos leilões e venda de parques merchant.


 Lideramos a transição energética

 Alinhados com a ação climática(*) Nota

 

(*)Versão espanhola