Parque eólico 'onshore' Blue Creek

Blue Creek, uma referência no desenvolvimento de energia eólica 'onshore' nos EUA

O parque eólico Blue Creek, em Ohio, é o primeiro projeto eólico moderno em escala comercial do estado. Com uma capacidade total instalada de 304 megawatts (MW), a instalação gera energia suficiente para abastecer cerca de 76.000 residências por ano.

Parque eólico Blue Creek
Instalaçao operacional

Parque eólico Blue Creek

Ícone de localização.
Localização: Van Wert e Paulding (EUA)
Ícone de capacidade total instalada.
Capacidade total instalada: 304 MW
Ícone de inicialização.
Entrada em funcionamento: 2012
Ícone de sustentabilidade.
Compensação de emissões de CO2: 725 mil toneladas por ano

Nossa presença nos Estados Unidos faz parte de uma história de crescimento com instalações como Blue Creek, que entrou em operação em 2012 no noroeste de Ohio por meio de nossa subsidiária nos EUA, a Avangrid*. Esse parque eólico tem uma capacidade instalada total de 304 MW e pode abastecer cerca de 76.000 residências por ano. A Avangrid Renewables foi a primeira empresa a iniciar a construção em um estado que carecia de projetos eólicos modernos em escala comercial.

O parque eólico Blue Creek aproveita os intensos ventos de Ohio e convive com os campos agrícolas das cidades de Tully, Union e Hoaglin, no condado de Van Wert, e nas cidades de Benton, Blue Creek e Latty, no condado de Paulding. No momento de sua conclusão, no início de 2012, era o maior projeto monofásico da frota eólica dos Estados Unidos alimentado pela Avangrid Renewables, em um total de 50 projetos.

Blue Creek é composto por 152 turbinas eólicas Gamesa G90, cada uma com potência de 2 MW e capacidade para abastecer cerca de 500 residências em Ohio. A maior parte do equipamento foi fabricada e montada em Wisconsin, Texas, Illinois, Pensilvânia e Dakota do Norte.

Embora o projeto cubra uma área de quase 80 milhas quadradas (207,2 quilômetros quadrados), o impacto total do projeto é inferior a 1 acre (equivalente a 4.047 metros quadrados) por turbina, incluindo estradas de acesso e o prédio de manutenção.

* AVANGRID, Inc. está participada en un 81,50 % por Iberdrola, S. A.

Benefícios econômicos locais e respeito ao meio ambiente

Blue Creek representa um investimento privado de 600 milhões de dólares. O projeto paga cerca de 2 milhões de dólares por ano em arrendamentos a proprietários de terras locais e 2,7 milhões de dólares a órgãos tributários locais. A Avangrid Renewables é a maior contribuinte do condado de Van Wert, onde está localizado 75 % do parque eólico de Blue Creek. 

Além disso, nosso compromisso com o respeito ao meio ambiente está presente em cada um de nossos projetos. É por isso que a Blue Creek compensa as emissões de dióxido de carbono de seus clientes em aproximadamente 725.000 toneladas por ano. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, isso equivale a plantar cerca de 138.000 acres (mais de 55 hectares) de árvores, tirar 114.000 carros das ruas ou eliminar o consumo de mais de 2,1 milhões de barris de petróleo. O projeto também evita o consumo de 408 milhões de galões (mais de um bilhão de litros) de água por ano.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, hoje somos líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 42.187 MW de energias renováveis em operação até o final de 2023.

Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica