Usubas fotovoltaicas de Cedillo

O projeto fotovoltaico de Cedillo, um verdadeiro desafio de engenharia

Instalações operacionais Energia fotovoltaica

O grupo Iberdrola reafirma seu compromisso com as energias renováveis na Espanha com a entrada em funcionamento de duas usinas fotovoltaicas em Cedillo, Extremadura. Com mais de 250.000 painéis solares, estas plantas produzirão 156.000 MWh de eletricidade por ano, permitindo a distribuição de energia limpa para mais de 45.000 lares. Sua construção, localizada nos municípios de Majada Alta e San Antonio, envolve marcos técnicos importantes, especialmente a instalação da subestação associada à fábrica.

Cedillo
Instalaçao operacional Usinas fotovoltaicas de cedillo
Localização Cedillo (Extremadura, Espanha)
capacidade total instalada 100 MW
Capacidade total futura 375 MW
Inicio de operação Agosto 2022

A nova instalação fotovoltaica comissionada em Cedillo, a oeste de Cáceres, entrou em operação em agosto de 2022. Isto eleva para vinte o número de instalações renováveis operadas pela Iberdrola na Extremadura, onde atualmente tem uma capacidade instalada de energia verde de 3.867 MW, dos quais 47% correspondem às 12 centrais solares que a empresa tem em operação na região.

A construção deste projeto exigiu que a Iberdrola superasse desafios logísticos significativos para garantir que uma instalação essencial para o sistema energético tivesse um i impacto ambiental mínimo. A empresa empreendeu uma solução complexa para distribuir conjuntamente a energia produzida por essas usinas fotovoltaicas e a usina hidrelétrica de quase 500 MW também localizada no município para garantir o mínimo impacto ambiental do Parque Natural do Alto Tajo, uma área protegida entre Espanha e Portugal.

Diante deste desafio, a Iberdrola instalou uma subestação encapsulada de 300 kV fora do local na Itália. Antes de ser montada no local, esta instalação empreendeu uma complexa viagem de barco de Veneza a Sevilha, atravessando as águas do Guadalquivir e de lá, percorreu a Andaluzia e Extremadura em grandes caminhões.


A subestação foi inserida em containers colocados sobre uma estrutura de seis metros de profundidade, através da qual todos os cabos que distribuem a energia para a rede são conectados. Cada um desses contêineres pesa mais de 50 toneladas e para colocá-los sem interferir nas quatro linhas de evacuação da usina hidrelétrica, foram necessários grandes guindastes suspensos. Foi um desafio de alta tensão alcançado graças ao envolvimento de mais de 300 trabalhadores locais.

Esta infra-estrutura inovadora também servirá a uma futura usina fotovoltaica de 375 MW, que já obteve a Declaração de Impacto Ambiental (EIS) e em breve iniciará a construção. Esta instalação - apoiada pela Câmara Municipal e pela Sociedade Agrária de Cedillo - está atualmente sendo processada pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. Desta forma, evita a instalação de novas redes de evacuação, o que favorece novamente a redução do impacto ambiental e a integração no território. Além disso, medidas especiais para preservar o meio ambiente são implementadas na construção da usina fotovoltaica.

Vídeo da construção das duas fábricas, chamadas Majada Alta e San Antonio.

Firme respeito pelo meio ambiente e pelo patrimônio cultural

O compromisso da Iberdrola com o meio ambiente e o respeito ao patrimônio histórico e cultural é particularmente relevante na construção de projetos como o de Cedillo. Além de realizar desafios técnicos importantes para minimizar o impacto na natureza, a empresa trabalha para conservar descobertas importantes nas proximidades do projeto. 

Durante a limpeza do terreno antes da construção, que foi realizada em conformidade com o monitoramento arqueológico exigido pela regulamentação da Junta da Extremadura, foram localizados e descobertos uma necrópole pré-romana e um dólmen. A necrópole (do século V) tem 32 túmulos e seis arqueólogos trabalharam nela, encarregados de resgatar, catalogar e documentar a descoberta com o objetivo de colocá-la à disposição da Junta da Extremadura. Estima-se que o dólmen tenha entre 3.500 e 4.000 anos de idade.

A Iberdrola também descobriu uma estela funerária que foi transferida para o Museu Provincial de Cáceres, e está trabalhando com as autoridades na possibilidade de transformar essas descobertas em um ponto de interesse turístico.

Iberdrola, líder mundial em energias renováveis

Na Iberdrola, decidimos apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental sobre o qual construir nosso modelo de negócios seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, somos hoje líderes mundiais em energias renováveis, alcançando 41.246 MW de energias renováveis em operação até o final do primeiro semestre de 2023.

Este compromisso se reflete em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros no período 2023-2025, dos quais destinaremos 17 bilhões de euros ao negócio de renováveis. Com esses investimentos, aumentaremos nossa capacidade instalada renovável de 12.100 MW para 52.000 MW em 2025 — 6.300 MW de fotovoltaica, 3.100 MW de eólica onshore, 1.800 MW de offshore, 700 MW de baterias e 200 MW de hidrelétrica