Linha de transmissão São Paulo - Minas Gerais
1.600 quilômetros de linha de transmissão no Brasil: Nosso maior projeto de redes no mundo
Projetos Iberdrola Redes eléctricas Neoenergia Brasil
A nova linha de transmissão entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, com uma extensão de mais de 1.600 quilômetros, se torna o maior projeto de redes da Iberdrola no mundo. O lote arrematado reafirma a expansão do grupo no segmento de distribuição e transmissão de eletricidade e consolida seu compromisso com o país sul-americano.
Linha de transmissão São Paulo-Minas Gerais




A Iberdrola, através de sua filial brasileira Neoenergia*, adquiriu em leilão em 2022 a concessão para a construção de 1.600 quilômetros de rede elétrica entre o norte de Minas Gerais e o estado de São Paulo, que se tornou sua maior linha de rede elétrica no Brasil.
A instalação tem o objetivo de expandir a capacidade das linhas de transmissão da região norte de Minas Gerais, para que parte da energia renovável ali gerada possa ser escoada para o estado vizinho de São Paulo. A nova rede elétrica, instalação operacional a partir de 2026
Link externo, abra em uma nova aba., contará com quatro linhas de alta tensão, sendo três delas em 500 kV e uma linha em 440 kV, além da nova subestação New Bridge 3 de 500 kV.
O segundo lote concedido inclui a construção de 291 quilômetros de linhas no estado de Mato Grosso do Sul, com duas linhas de 230 kV e uma subestação de 230/138 kV. O objetivo tem sido a integração das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Fundãozinho, Areado e Bandeirante e a conexão da distribuição na região de Paraíso.
As obras foram concluídas com mais de 15 meses de antecedência em relação ao prazo estabelecido pela ANEEL e com um investimento de cerca de 4,2 bilhões de reais (cerca de 669 milhões de euros) e a criação de mais de 11.000 empregos.
A conquista desse importante contrato no mercado brasileiro reforça a expansão do Grupo Iberdrola no segmento de redes de transmissão de energia renovável e consolida nosso compromisso com o país sul-americano, onde já conta, em 2024, com mais de 740.000 quilômetros de linhas elétricas.
Redes Brasil
- Presença da Neoenergia Redes (em operação)
- Subestações existentes
- Noves subestações
- Novas linhas de energia
- Ativos Neoenergia
- Ativos Neoenergia
Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes
As redes elétricas inteligentes são essenciais para promover a eletrificação da economia e garantir que a energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e seguimos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação. Por esse motivo, o negócio de Redes é hoje um dos pilares do nosso Plano Estratégico, que prevê investimentos de 37 bilhões de euros até 2028 em distribuição e transmissão de energia.
* A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 83,8% na Neoenergia, S. A.
Internet da Energia
Seu objetivo é automatizar e regular processos.
Diferença entre corrente alternada e corrente contínua
Descubra o que são os dois tipos de corrente.
Progresso na 'smart grids'
Tendências e aplicações das telecomunicações na rede inteligente.
Subestações elétricas
Saiba o que são subestações elétricas e como elas funcionam.