Western Link

Western Link: o projeto de instalação dos maiores cabos elétricos submarinos do mundo

Instalações operacionais Redes eléctricas Reino Unido Escócia

O projeto, que exigiu investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra através da instalação de um cabo de alta tensão de 850 km, dos quais 770 são submarinos.

Proyecto Western Link
Instalaçao operacional Linha eléctrica submarina Western Link
Localização Oeste da Escócia e Baía de Cais
Capacidade de interconexão +2200 MW
Investimento 1.200 milhões de euros
Inicio de operação 2018

A Iberdrola, por meio de sua filial ScottishPower e da National Grid, a operadora do sistema elétrico britânico, construiu uma interconexão submarina entre Escócia, Inglaterra e Gales através da instalação de um cabo de alta tensão: Western Link Link externo, abra em uma nova aba.. O cabo tem 850 quilômetros de comprimento — dos quais 770 são submarinos — e liga a costa oeste da Escócia à Baía de Quay, na costa norte de Gales. Isso acontece por meio de um sistema bidirecional: o fluxo de eletricidade se dirige para o norte ou para o sul, dependendo das necessidades de fornecimento e da demanda de eletricidade.

O projeto, que exigiu um investimentos de 1,2 bilhão de euros, permite levar energia renovável da Escócia a residências e empresas em Gales e Inglaterra e aumentar a capacidade de interconexão em mais de 2.200 megawatts (MW), quantidade suficiente para abastecer a demanda elétrica de mais de quatro milhões de residências por ano.

No total, o desenvolvimento da instalação passou por cinco fases:

  • Construção de uma estação de conversão em Hunterston, North Ayrshire, com o objetivo de alterar a eletricidade de contínua para alternada, o que faz com que seja possível utilizá-la no sistema de transporte elétrico atual.
  • Instalação de aproximadamente 4 km de cabo de corrente contínua de alta tensão até um ponto onde o cabo submarino chegue a terra, em Ardneil Bay.
  • Instalação de um cabo submarino de cerca de 385 km de comprimento de Ardneil Bay a Leasowe, na península de Wirral.
  • Instalação de um cabo subterrâneo de alta tensão de cerca de 33 km que atravessa a península de Wirral.
  • Criação de uma estação de conversão em Deeside, Flintshire.

O Western Link surge como resultado da nova realidade energética do Reino Unido, que aumentou a geração por meio de energias renováveis para atender às crescentes demandas do país.

Western_Link
Navio para a instalação do cabo submarino.

Iberdrola, líder mundial em redes inteligentes

As redes inteligentes são essenciais para que nossa energia renovável chegue aos consumidores de forma segura e eficiente em qualquer país do mundo. Na Iberdrola, operamos um dos sistemas de distribuição mais importantes do mundo e continuamos trabalhando em sua modernização, digitalização e automação.

Por isso, em nosso Plano de investimentos recorde de 47 bilhões de euros para o período 2023-2025, damos especial atenção às redes inteligentes, além das energias renováveis. De forma mais específica, 27 bilhões de euros serão destinados às smart grids para alcançar uma base de ativos de 56 bilhões de euros em 2025.