Internet da Energia

O futuro da eficiência energética: a Internet da Energia

Redes eléctricas Smart Grids

Depois de anos em que a Internet das Coisas foi um dos principais fatores de mudança na nossa maneira de consumir, surge agora a Internet da Energia. Seu objetivo é automatizar e regular processos para permitir maior eficiência energética e melhor uso de energias renováveis.

Edge Computing

Não há dúvida de que a Internet das Coisas foi uma das revoluções dos últimos anos. Sua missão, aparentemente simples, era a de conectar elementos do cotidiano à Internet. Graças a isso, houve avanços significativos na automação de processos, como, por exemplo, a o controle da temperatura, o que, além de facilitar muito a nossa vida, levou a uma maior eficiência em residências e escritórios.

Agora, esses processos também chegaram ao mundo da energia graças à Internet da Energia (IoE ou Internet of Energy, na nomenclatura em inglês). O objetivo final é automatizar tanto o transporte quanto o consumo de energia, o que, por sua vez, melhora a eficiência e o aproveitamento dos recursos. Essas melhorias também permitiriam uma maior implementação de energias renováveis, já que seria mais fácil a aplicação do autoconsumo, ao existir uma menor necessidade de energia externa.

As tecnologias de IoE

Um dos maiores avanços da IoE é o uso de Big Data, que possibilita a análise de tudo o que acontece durante todo o processo. Por exemplo, ele nos permite conhecer as tendências de consumo, o que pode nos ajudar a ter preparada a energia suficiente quando houver necessidade. Também fornece informações em tempo real sobre tudo o que acontece para que seja possível lidar com qualquer imprevisto.

Além disso, a IA (Inteligência Artificial) também é usada em plantas e sistemas de desenvolvimento. A inteligência artificial, combinada com as informações fornecidas pelos medidores inteligentes, permite otimizar ainda mais a distribuição de energia. O uso de redes inteligentes, redes elétricas que podem integrar de forma inteligente e dinâmica as ações de todos os usuários conectados a elas, se apresenta como um ponto fundamental para a exploração de todo o potencial dessa otimização. Assim, damos mais um passo em nosso compromisso com a descarbonização, um processo que, na Iberdrola, consideramos fundamental no caminho para conter as mudanças climáticas. 

As vantagens da Internet da Energia

A Internet da Energia é tão nova que suas possibilidades são praticamente infinitas. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para entender completamente como ela ajudará nossa indústria no futuro. As atuais vantagens desse sistema são: 

  • Reduz as ineficiências durante a transmissão e a distribuição de energia
  • Permite a adaptação a quaisquer circunstâncias que não possam ser previstas ou controladas.
  • Minimiza as perdas de energia, resultando em custos menores de energia

Além dessa redução nos custos do sistema de eletricidade, que, por sua vez, pode ser repassada aos clientes, há também o já mencionado benefício do autoconsumo, uma de nossas principais apostas. Uma melhoria no armazenamento de energias renováveis tornará seu uso mais atraente em locais onde a transmissão de energia é mais cara e oneroso.

O exemplo da China

Atualmente, a China é um dos principais produtores mundiais de energia renovável, mas sofre diversas interrupções de energia devido à falta de infraestrutura no país. Algo muito semelhante acontece no caso dos veículos elétricos. O país é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, mas a frota local ainda é muito pequena devido à falta de pontos de recarga.

O gigante asiático é o que mais está trabalhando na automação da estrutura. Além disso, está aumentando o número de armazenamentos energéticos com o objetivo de conservar energia nos momentos em que o sistema pode estar sobrecarregado para usá-la nos momentos em que os níveis podem cair. Os avanços nesses aspectos permitiram que o país melhorasse seu gasto de energia por unidade produzida em 3%. 

Personalização do contato com o cliente

A Iberdrola ajuda seus clientes a reduzir seu consumo de energia mantendo o conforto. Graças a todos os dados disponíveis, oferecemos a cada cliente um serviço totalmente personalizado. Transmitir uma mensagem individual a cada cliente provou ser a chave do sucesso: os clientes economizam em seu consumo, valorizam essa abordagem e são geradas cada vez mais oportunidades. Graças ao uso de algoritmos complexos, conseguimos atingir quase 100% do portfólio, dividindo seu consumo em diferentes aparelhos, comparando com residências semelhantes e personalizando suas economias e o retorno de investimento com as diferentes soluções inteligentes que ajudarão a tornar sua casa mais eficiente.

Assistente Avançado Inteligente

Na transição energética para um futuro com menos carbono, a Iberdrola lança o Assistente Avançado Inteligente, uma solução de energia conectada que permite que os clientes assumam um papel ativo na transição energética. Essa solução digital permite que os clientes reduzam o consumo de dispositivos elétricos inteligentes em 10 a 30%.

Com esse serviço, os clientes da Iberdrola podem conectar e controlar as diferentes soluções elétricas em suas residências, incluindo climatização, água quente sanitária e gestão de recarga de veículos elétricos. A plataforma foi projetada para transferir o consumo para os horários com tarifas mais econômicas, levando em conta a disponibilidade de energia na residência, de maneira que se adapta às necessidades energéticas e ao conforto do cliente, ao mesmo tempo em que facilita a eletrificação e melhora a sustentabilidade do sistema ao atuar nos momentos de maior produção renovável.

Além disso, se o cliente tiver painéis solares em casa, a plataforma gerencia de forma inteligente o consumo de energia da residência, adiando o consumo de energia não urgente para as horas de pico de produção verde da residência, melhorando assim a eficiência energética.  

Tudo isso por meio de uma experiência simples por meio do aplicativo para clientes da Iberdrola, que também oferece informações e recomendações avançadas, permitindo que os consumidores sejam agentes diretos na transição energética e em seu próprio uso de energia.