Projetos piloto
Realizamos mais de 25 testes-piloto de novas tecnologias por ano como uma porta de entrada para estabelecer parcerias
Como parte do programa de start-ups da Iberdrola - PERSEO -, nós realizamos projetos-piloto com diferentes empresas para testar as novas tecnologias e modelos de negócios oferecidos pelas áreas de interesse de nossos negócios. Estes testes-piloto em ambientes reais representam um passo preliminar na busca de empresas emergentes com as quais estabelecer relações de negócios.

Desde 2017, mais de 2 milhões de euros foram dedicados a testes piloto em tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) ou blockchain, entre outras.
Todos os anos, a Iberdrola realiza mais de 25 testes-piloto com start-ups, nos quais testa tecnologias inovadoras a fim de avaliar a viabilidade de implementá-las nos negócios. Trata-se de uma excelente fase preliminar para identificar as empresas tecnológicas com as quais se pode estabelecer uma relação comercial ou de colaboração de maior duração, ou inclusive um investimento através do PERSEO, fomentando assim a cultura da inovação.
No final de 2022, o PERSEO havia realizado mais de 100 pilotos, de aplicabilidade nos diferentes negócios do grupo Iberdrola em todo o mundo. Estes testes reais, ou projetos-piloto, dão às empresas emergentes a oportunidade de testar sua tecnologia em um ambiente real, assim como ter acesso a grandes volumes de dados úteis e conhecimentos úteis para seus testes, além da possibilidade de expansão através de acordos comerciais ou desenvolvimentos futuros.
Desde o início desta atividade, em 2017, foram destinados mais de 2 milhões de euros a estes projetos-pilotos, que abordaram tecnologias como Inteligência Artificial (IA), machine learning, Internet das Coisas (IoT) e cadeia de bloqueios. Este investimento teve um impacto positivo nos negócios, principalmente em forma de economia, aumento da competitividade, da eficiência e do posicionamento da empresa.
Os pilotos mais recentes
Alguns dos mais recentes exemplos de novas tecnologias e soluções testadas com sucesso através dos projetos-piloto do PERSEO e que foram posteriormente incorporados para a otimização dos processos e atividades desenvolvidas pelas empresas da Iberdrola.
-
REDES
Automa
External link, opens in new window.
A start-up brasileira Automa, vencedora do desafio em busca de soluções inovadoras para identificar e reduzir as perdas não técnicas na rede de distribuição em geral. Impulsionado pelo Global Smart Grid Innovation Hub, a empresa realizou uma prova de conceito para identificar este tipo de perdas na rede da Neoenergia, utilizando Inteligência Artificial e Gêmeos Digitais.
-
REDES
FuVeX
External link, opens in new window.
A empresa espanhola FuVeX, em colaboração com a i-DE, está analisando e testando o uso de drones BVLOS (Beyond the Visual Line of Sight, “além do alcance visual” em tradução ao português) para capturar dados de linhas de energia de forma eficiente, seja em inspeções regulares ou em situações de emergência, por exemplo, após uma tempestade.
-
COMERCIAL
SwitchFleet
External link, opens in new window.
A empresa espanhola SwitchFleet, que ganhou o desafio focado no planificação de frotas de veículos elétricos, desenvolveu uma ferramenta que permitirá à nossa equipe de Smart Mobility assessorar nossos clientes na transição para frotas eletrificadas, bem como no dimensionamento da infraestrutura de carga correspondente, ambos dependendo do tipo de uso dos veículos por parte do cliente.
-
RENOVÁVEIS
XmartSense
External link, opens in new window.
A XmartSense testou com a Iberdrola um sensor sem fio, autoalimentado, capaz de medir temperatura, umidade, pressão e outros parâmetros para melhorar o monitoramento de turbinas eólicas em parques eólicos e assim antecipar e evitar falhas catastróficas. Esta solução foi a vencedora do Start-up Challenge Monitoramento de turbinas eólicas e representa uma economia significativa em comparação com a oferecida pela empresa que fabrica o produto original para a frota.