P&D Renováveis

Avançamos em nossa aposta internacional na energia eólica offshore

As principais atividades de inovação na área das Energias Renováveis durante o ano de 2019 focaram em melhorar a eficiência dos nossos ativos em operação e seus processos associados, favorecer a integração das energias renováveis e reduzir os custos do projeto e construção das instalações — principalmente na área da energia eólica offshore e em todos os países em que atuamos.

Innovacion_Energia_Eolica_Marina
Inovação em energia eólica offshore, essencial para manter a competitividade e a eficiência da empresa.

Principais projetos e iniciativas internacionais

  • O grupo Iberdrola busca reduzir os custos de operação e manutenção, assim como melhorar a geração de energia. Para isso:

    • Participamos do projeto colaborativo Europa-Brasil HPC4E (High Performance Computing for Energy) com o objetivo de utilizar os modelos da dinâmica dos fluidos para a execução de projetos e simulações de parques eólicos.
    • Realizamos estudos de viabilidade no campo da extensão dos ativos eólicos para além de sua vida útil e analisamos alternativas de repotencialização.
    • Desenvolvemos ferramentas internas de análise de confiabilidade de componentes e trabalhamos na redução dos custos de manutenção dos principais sistemas, assim como na minimização das taxas de falhas.
    • Fazemos parte do projeto Arbórea, que promove o uso de drones para a inspeção visual e termográfica das pás dos aerogeradores para detectar precocemente falhas e assim evitar danos futuros mais sérios ou reparos mais complexos e custosos. A Iberdrola e a Arbórea Intellbird lançaram um projeto inovador, ainda em fase experimental, que permite reduzir o tempo de duração das operações de manutenção nas linhas elétricas, melhorando sua confiabilidade e, graças à aplicação de dados, a detecção precoce de falhas nas estruturas.
    Inspeccion_digital

    Inspeção digital das linhas elétricas.

    • Analisamos e incorporamos novas estratégias de controle nos aerogeradores.
    • Continuamos trabalhando no projeto Meteoflow para melhorar, de forma contínua, a previsão da geração, visando reduzir os desvios em relação à geração real.
    • Coordenamos o projeto europeu ROMEO, que busca desenvolver novos modelos e ferramentas para a identificação precoce de falhas, graças à utilização de avançadas técnicas de big data.

    NOSSOS PROJETOS MAIS DESTACADOS


     

  • O grupo Iberdrola promoveu diversas iniciativas ligadas à área do armazenamento energético para melhorar a integração das energias renováveis:

    • ESS2GRID é uma ferramenta e uma metodologia que determina o tamanho de um sistema de bateria para operar no mercado de resposta de frequência rápida/melhorada do Reino Unido. A aplicação reproduz os requisitos da licitação EFR da National Grid no Reino Unido, podendo avaliar e selecionar a melhor solução dentre várias alternativas e determinar muitos resultados, do ponto de vista técnico e econômico.
    • No final de 2019 foi instalado o primeiro projeto de armazenamento de energia, situado na entidade Balancing Authority dos Estados Unidos. A bateria de íon lítio de 10 MW/20 MWh foi incorporada como um ativo adicional na BA para reduzir os custos de equilíbrio e melhorar a flexibilidade operacional.
    • SPR Futures. Iniciativa interna que permite que os colaboradores da Iberdrola explorem futuras oportunidades para o negócio. O grupo foi originalmente estruturado por áreas de tecnologia. No entanto, as ideias e os recursos foram combinados posteriormente e usados para executar projetos sprint. Eles são utilizados para avaliar a viabilidade das ideias apresentadas para pesquisas adicionais.

     

  • A inovação é fundamental para o desenvolvimento da energia eólica offshore, visando reduzir custos, limitar riscos e garantir a competitividade. Entre os projetos mais relevantes em que o grupo Iberdrola participa estão os seguintes:

    • Proyecto Lifes50+:analisa alternativas de fundações no médio prazo por meio da comparação com outros sistemas. A solução proposta pela empresa foi selecionada como a mais promissora, graças aos seus modernos avanços.
    • Iniciativa Offshore Wind Accelerator: é uma iniciativa liderada pela organização britânica The Carbon Trust em parceria com os principais desenvolvedores de parques eólicos offshore do mundo. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir os custos da tecnologia eólica offshore e é organizada em torno de projetos de interesse comum para todos os desenvolvedores.
    • Proyecto Promotion: busca o desenvolvimento da tecnologia de diversos sistemas de corrente contínua em alta tensão — CCAT ou, em inglês, HVDC — (conversores, proteções e interruptores).
    • Projeto BRIO: analisa o parque eólico depois de concluída sua vida útil e a valorização dos componentes de alto valor agregado das pás dos aerogeradores.
    • Proyecto Leanwind: tem como principal objetivo reduzir custos ao longo da vida do parque e em toda a cadeia de suprimentos por meio da aplicação dos princípios lean e do desenvolvimento de soluções e ferramentas inovadoras.
    • Em colaboração com a ORE Catapult, participamos de dois projetos para analisar o fenômeno da erosão de pá (BLEEP), assim como para identificar oportunidades que visam melhorar a eficiência operacional (SPARTA).
    • Na iniciativa Technology Innovation Center, desenvolvemos um projeto para melhorar a simulação e a logística da instalação de parques eólicos offshore.
    • Finalmente, iniciamos duas iniciativas para entender melhor os efeitos da escavação nas fundações (Joint Industry Program HasPRO).

     

  • O Centro de Operações de Energias Renováveis de Toledo, inaugurado em dezembro de 2003, foi pioneiro no setor e é uma referência internacional na gestão de instalações de energias renováveis.

    Centro_Operaciones
    Centro de Operações de Energias Renováveis (CORE), Toledo (Espanha).

    O centro é especializado no controle remoto e manutenção em tempo real de todos os locais de geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis de energia. Seus objetivos são otimizar a administração técnica e o desempenho econômico desse tipo de infraestrutura e melhorar a qualidade da energia gerada pelas fontes renováveis fornecidas à rede. O CORE presta serviços aos parques eólicos e às usinas hidrelétricas do negócio de Renováveis da Iberdrola e de outros desenvolvedores, durante 24 horas e 365 dias por ano. Recentemente, as usinas fotovoltaicas também foram incorporadas.

    Atualmente, controla mais de 150 instalações, supervisionando em tempo real mais de 1.800.000 dados e mais de 7 GW de potência ativa de energia renovável.

    A empresa também conta com um Centro de Controle de Renováveis (CORE) em Portland, que, desde sua implementação em 2010, é a instalação de energias renováveis mais avançada dos Estados Unidos. Atualmente controla mais de 86 parques eólicos e instalações fotovoltaicas, entre eles os novos parques eólicos marinhos. Supervisiona no total mais de 2.700.000 dados em tempo real e gerencia quase 9,5 GW de potência ativa de energia renovável.

    Centro_Operaciones
    Centro de Operações de Energias Renováveis (CORE), Vancouver, Washington (EUA).

    Além disso, o grupo Iberdrola conta com um terceiro CORE em Glasgow (Reino Unido). Inaugurado em 2011, evoluiu até integrar os novos parques eólicos marinhos, controlando mais de 40 parques do Reino Unido e Alemanha. Supervisiona mais de 900.000 dados em tempo real e gerencia mais de 2 GW de potência ativa de energia renovável.

    Em 2019 foi inaugurado o CORE do Rio de Janeiro (Brasil), desde o qual a companhia controla de maneira centralizada seus 1GW de energia eólica distribuída em seus 32 parques.

    Espera-se que a parte hidráulica seja integrada no CORE Brasil nos próximos anos, sob o nome CORE+. O projeto acrescentará cinco novas centrais elétricas, 45.000 pontos e um total de 2,97 GW às centrais elétricas existentes no Brasil e supervisiona mais de 271.300 dados em tempo real.

    Um quinto CORE que administrará as usinas hidrelétricas (COHI) - até então distribuídas entre os quatro centros - também foi colocado em operação no início de 2021, deixando a porta aberta para a entrada de grandes hidrelétricas na plataforma CORE.

    Este centro está localizado no parque industrial El Montalvo (Salamanca) e centraliza 130 plantas, com mais de 200.000 pontos e 10 GW.

    Operação

    Cada instalação renovável conta com um sistema local de controle e informação que registra as principais variáveis de funcionamento das máquinas e da subestação elétrica, assim como facilita as tarefas próprias de manutenção, se conectando de forma remota ao Centro de Operações de Energias Renováveis (CORE).

    O CORE recebe todas essas informações e apresenta aos operadores de forma organizada e simplificada, o que faz com que eles possam detectar rapidamente falhas ou interrupções e fazer uma análise remota. Com base no diagnóstico, são tomadas as decisões adequadas para solucionar o problema: reinicialização remota ou acionar a equipe local de operação ou de manutenção. Isso permite reduzir o tempo de interrupções por falhas e aumentar a disponibilidade das instalações.

     Funcionamento do Centro de Operações de Energias Renováveis (CORE)(*) Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
     

    Serviços

    A Iberdrola coloca à disposição de qualquer proprietário de instalações renováveis a oferta de serviços e a experiência da equipe de especialistas que compõem o CORE.

    Serviços básicos:

    • Conexão da instalação ao CORE, independentemente do número de geradores, potência ou tecnologia.
    • Monitoramento e operação remota:
      • Relatórios mensais de geração.
      • Gestão do faturamento de energia com a empresa distribuidora.
      • Gestão inteligente de alarmes. Identificação de incidentes, diagnóstico de situações e ativação de alarmes e protocolos de resposta.

    Serviços adicionais

    • Vigilância da instalação por meio de câmeras conectadas ao CORE.
    • Previsão da geração baseada em previsões meteorológicas, o que permite planejar a operação e prever situações limite.
    • Gestão avançada da energia, em coordenação com o operador da rede, para melhorar a estabilidade do sistema e a qualidade da energia, utilizando a previsão da capacidade de geração e o controle da potência reativa, entre outros.
    • Acesso Web aos serviços do CORE.