Notícia

2022-09-29 12:00:00.0

Iberdrola inaugura a primeira usina agrovoltaica inteligente da Espanha em Toledo

  • A empresa desenvolveu um projeto piloto inovador nos vinhedos de González Byass e Grupo Emperador, localizados na cidade de Guadamur 
  • Esta instalação de autoconsumo melhorará a qualidade das uvas, protegendo as videiras com as sombras dos painéis graças a rastreadores inteligentes

A Iberdrola inaugurou a primeira usina agrovoltaica inteligente na Espanha nos vinhedos de González Byass e Grupo Emperador, localizados na cidade de Guadamur, em Toledo. Esta instalação inovadora permite que a disposição dos módulos seja adaptada às necessidades dos vinhedos, com o objetivo de regular a incidência do sol e a temperatura por meio da sombra dos painéis. 

Este projeto, chamado Winesolar, também teve a colaboração do fornecedor de soluções tecnológicas avançadas, Techedge, e do fabricante de rastreadores e estruturas para painéis solares, PVH.

A instalação contará com rastreadores controlados por um algoritmo de inteligência artificial capaz de determinar a qualquer instante a posição ideal dos painéis solares colocados nas videiras. O grau de inclinação é estabelecido de acordo com as informações coletadas pelos sensores colocados nos vinhedos, que registram dados relativos à radiação solar, umidade do solo, condições de vento, espessura do tronco da videira, entre outros.

Graças a esta solução, a instalação ajudará a melhorar a qualidade das uvas, permitirá um uso mais eficiente da terra, reduzirá o consumo de água de irrigação e melhorará a resistência desse cultivo às condições climáticas diante do aumento das temperaturas e das ondas de calor cada vez mais frequentes.

A produção desta planta piloto, com capacidade de 40 kW, será utilizada inteiramente para autoconsumo pelas vinícolas González Byass e Grupo Emperador, que poderão assim reduzir suas emissões, avançar rumo à descarbonização de sua atividade e reduzir seus custos energéticos.

Coexistência da geração renovável e do setor primário

Esta iniciativa é um exemplo da coexistência positiva da geração renovável com o mundo rural e o setor primário graças à energia agrovoltaica, que permite utilizar a mesma área de terra para obter tanto energia solar quanto produtos agrícolas, de tal forma que são melhoradas a eficiência, competitividade e sustentabilidade dos terrenos.

A Iberdrola monitorará os resultados do projeto durante o próximo ano, o que lhe permitirá continuar aperfeiçoando este sistema inovador que planeja replicar em outros vinhedos na Espanha, que concentra 13% dos vinhedos do mundo.

O projeto Winesolar foi realizado através do Programa internacional de start-ups da Iberdrola - PERSEO -, que visa facilitar o acesso da empresa às tecnologias do futuro, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento de um ecossistema global de start-ups no setor elétrico com foco na sustentabilidade. 

Esta iniciativa foi uma das quatro selecionadas entre mais de uma centena de ideias recebidas de 32 países para o desafio lançado pela empresa de encontrar novas soluções de baixo custo e ecologicamente corretas para combinar de forma sustentável a implantação de parques fotovoltaicos e atividades do setor primário em áreas rurais.

Apostando em uma fonte inesgotável de energia ao alcance de todos

A Iberdrola consolidou sua posição como líder na promoção da energia solar fotovoltaica, uma das tecnologias mais eficientes na luta contra as mudanças climáticas. O compromisso da empresa com o desenvolvimento desta fonte renovável lhe permitirá acrescentar 1.500 novos megawatts (MW) solares na Espanha nos próximos meses.

A Iberdrola terminou o primeiro semestre com mais de 2.200 MW de potência fotovoltaica instalados na Espanha, 800 MW a mais do que no mesmo período do ano passado, representando um aumento de mais de 55% no período. 

A nova capacidade permitiu à empresa aumentar sua produção solar no país em 125% até junho, alcançando os 1.067 GWh. Esta é uma quantidade que teria exigido 184 milhões de metros cúbicos de gás para ser gerada por um ciclo combinado.

Estes números confirmam o firme compromisso da empresa com esta fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente, capaz de se adaptar aos ciclos naturais e às condições climáticas, o que oferece a vantagem de permitir a produção tanto através de plantas em escala comercial quanto através de pequenas instalações de autoconsumo.