Notícia

2023-02-10 14:30:00.0

Ganhamos nosso primeiro projeto de usina solar flutuante na França

  • A Iberdrola ganhou um projecto de usina fotovoltaica flutuante, com una capacidade estimada de 25 megawatts (MW), como parte de um concurso lançado pelo municipio de Kurtzenhouse, na Alsácia
  • O projeto será desenvolvido na pedreira de Bischwiller, que conta com un terreno de propriedade parcial da prefeitura de Kurtzenhouse (67)
  • A produção annual prevista é de cerca de 27GWh, capaz de fornecer electricidade verde a quase 10.000 residências alsacianas até o final de 2026. 
     

A Iberdrola ganhou seu primeiro projeto de usina solar flutuante na França, com uma capacidade total de 25 megawatts de pico (MWp), como parte de um concurso lançado em junho de 2022 pelo município de Kurtzenhouse (67), na Alsácia. Como parte de sua estratégia para se estabelecer de forma sustentável na França, a Iberdrola se especializará no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica flutuante em instalações industriais ativas. 

"Estamos muito orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento de soluções de produção de energia verde no município de Kurtzenhouse. Esse projeto fortalece a posição da Iberdrola France na Grande Leste. Nessa região, a empresa já está desenvolvendo uma usina de energia solar para a Solvay para fornecer eletricidade verde para sua fábrica em Tavaux (Jura). Em paralelo, a Iberdrola também está trabalhando em Moselle em uma solução agrovoltaica de 3 MW para otimizar a produção de leite de uma fazenda", disse Thierry Vergnaud, diretor da divisão onshore (eólica onshore e fotovoltaica) da Iberdrola France.

"A instalação dessa usina solar flutuante representa uma oportunidade real para nosso território. Esse projeto de produção de energia verde contribui para a autonomia energética do território enquanto luta contra o aquecimento global em um contexto marcado pelo aumento dos preços da eletricidade", sublinhou Marc Moser, prefeito de Kurtzenhouse.

A usina de energia solar flutuante será localizada nos terrenos inutilizados de una Pedreira que havia sido inundada

A instalação solar flutuante será desenvolvida, construída e operada pela Iberdrola na pedreira de Bischwiller, que conta com um terreno de propriedade parcial da prefeitura de Kurtzenhouse.

Durante a fase de construção e operação da usina, a Iberdrola leva em conta a presença dessas atividades e garantirá a continuidade de seu funcionamento. 

A usina de energia solar flutuante ocupará uma área de aproximadamente 13,5 hectares dos 28 hectares disponíveis na pedreira.

Ao final de 2026, 10.000 residências alsacianos receberão electricidade verde

Desde janeiro de 2023 que a Iberdrola realiza estudos ambientais e técnicos a fim de determinar e optar pela solução tecnológica mais apropriada para o projeto e o local. Esses estudos serão concluídos no início de 2024.

O pedido da licença de construção deve ser apresentado na primavera europeia de 2024 para que a usina comece a operar no final do verão europeu de 2026. A vida útil é de 30 anos. A usina terá uma capacidade de geração instalada de 25 MWp e produzirá cerca de 27 GWh de eletricidade verde anualmente. A eletricidade será alimentada na rede de distribuição para ser consumida localmente por cerca de 10.000 residências alsacianas.

No final da operação da usina, a Iberdrola assumirá 100% da responsabilidade pela desativação e renovação do local.

A Iberdrola dará prioridade às empresas locais para a construção dessa planta, que criará cerca de 80 postos de trabalho e 6 empregos diretos e indiretos permanentes nas fases de operação e manutenção. 

Iberdrola aposta no mercado francês

A Iberdrola está presente na França há vinte anos e desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável no país, com foco no respeito ao meio ambiente e no desenvolvimento social e econômico das regiões onde suas instalações estão localizadas. A empresa planeja investir cerca de 4 bilhões de euros até 2025, principalmente em projetos de energia renovável.

Na França, a Iberdrola opera 11 projetos eólicos com uma capacidade total instalada de 118 MW. A companhia está desenvolvendo uma carteira de projetos eólicos e fotovoltaicos de mais de 800 MW em diferentes estágios de desenvolvimento, com sede em Paris e escritórios regionais em Lyon, Nantes, Nancy, Bordeaux, Limoges e Marselha. Além disso, a empresa está atualmente construindo um parque eólico offshore de 496 MW na baía de Saint-Brieuc que será inaugurado em dezembro de 2023.