P&D GERAÇÃO E COMERCIAL

Tecnologias limpas e novos projetos e serviços para melhorar a experiência do cliente

Durante o ano de 2019, as principais atividades de inovação focaram na flexibilidade e eficiência operacional, no respeito ao meio ambiente e em melhorar a segurança das instalações. As atividades também são direcionadas para o desenvolvimento de produtos e serviços adaptados às necessidades dos clientes.

 Relatório de Inovação 2016-2018: P&D na Área de Geração(*) Nota [PDF]

 Relatório de Inovação 2016-2018: P&D na Área de Comercial(*) Nota [PDF]

Ignacio Galán, presidente do Grupo Iberdrola

100% de nossos ativos de geração (48 GW de capacidade, dos quais cerca de 30 GW são renováveis) já são gerenciados de forma automatizada e digitalizada

  • Tecnologias de geração limpa

    Durante o ano de 2019, os esforços da área de Geração focaram em um pilar fundamental:

    Flexibilidade, eficiência operacional e segurança das instalações

    A Iberdrola continuou com o projeto VIDAGEN, que busca projetar e desenvolver uma ferramenta para a gestão da vida dos equipamentos de pressão de forma global, com possibilidade de integrar posteriormente um módulo de análise estrutural.

    Na área da geração termelétrica, e dando continuidade ao ambicioso projeto GT-CONTROLFLEX para flexibilizar a operação de nossas instalações de geração, destaca-se o projeto OTAVE. Esse projeto busca desenvolver tecnologias de diagnóstico e controle do processo de combustão para tornar nossas usinas mais flexíveis. Os dois projetos são fundamentais para garantir a robustez e segurança do sistema elétrico espanhol, permitindo a integração da geração intermitente de caráter renovável no mix de geração.

    Da mesma forma, começou o projeto REDEMIS para melhorar o desempenho ambiental nas fases de ligação e parada da usina e nas variações de carga dos ciclos combinados.

    No Reino Unido, o destaque é o estudo da combustão conjunta com syngas (gás de síntese) na turbina de gás do ciclo combinado de Damhead Creek e a introdução de um APP (Advanced Power Package) na usina de geração de Shoreham.

  • Novos produtos e serviços

    Durante o ano de 2019, a área Comercial trabalhou nas seguintes iniciativas:

    Projetos e serviços para melhorar a experiência do cliente

    Nos "Planes a Tu Medida" (Planos à Sua Medida) foram incluídas novas funcionalidades no "Plan Elige 8 Horas" (Plano Escolha 8 horas), eliminando as restrições em relação à escolha dos horários e permitindo a modificação em tempo real dos horários preestabelecidos. A área Comercial também trabalhou para melhorar o processo de contratação online e simplificá-lo ao máximo, permitindo que o cliente contrate o "Plan a Tu Medida" (Plano à Sua Medida) que melhor se adapte ao seu consumo, de forma rápida e simples.

    Da mesma forma, e graças ao lançamento do plano Energy Wallet, a Iberdrola oferece aos seus clientes da Espanha a possibilidade de comprar pacotes de energia verde que abranjam um período estimado de seis meses, um ano ou dois anos. Com esse novo produto, o cliente pode ficar sabendo, de antemão, o preço total da energia no período escolhido e optar por pagar uma parcela fixa mensal, de acordo com o consumo mensal real, ou pagar de forma antecipadamente (o que implica receber um desconto). A eletricidade comercializada pelo plano Energy Wallet também conta com o certificado de garantia de origem 100% renovável, que assegura que essa energia provém de fontes de geração limpa.

    Casa Inteligente (Rega Inteligente) e Smart Solar

    O programa Rega Inteligente permite programar e controlar, de forma mais eficiente, a rega na área residencial. Esse produto completa a linha de produtos Casa Inteligente, que inclui termostatos inteligentes, medidores elétricos capazes de identificar individualmente o consumo dos principais eletrodomésticos e lâmpadas LED inteligentes, que podem ser controlados através do celular.

    Smart Solar é uma solução integral para que nossos clientes possam gerar e consumir sua própria energia fotovoltaica e, assim, economizar em sua fatura de energia. Esse serviço inclui o desenho do projeto de forma customizada, a montagem e a regularização completa de uma instalação solar fotovoltaica, além de acesso ao financiamento, assessoria sobre o seguro, manutenção e monitoramento da instalação por meio de ferramentas web.

    No Reino Unido, a empresa continua desenvolvendo iniciativas digitais inovadoras, como a Smart Home ou o PowerUp — um aplicativo que permite a compra de gás ou eletricidade em pacotes com até 180 dias de antecedência, a um preço preestabelecido. A filial norte-americana da Iberdrola, a Avangrid*, por sua vez, lançou uma loja online, NYSEG Smart Solutions, através da qual os clientes podem procurar, comparar e comprar — com segurança — produtos eficientes de energia, entre muitas outras opções. A filial brasileira da Iberdrola, Neoenergia**, por meio de sua distribuidora Elektro, coloca à disposição do cliente a Elektro Fácil, um aplicativo móvel que permite consultar seus consumos, acessar as faturas e gerenciar seus pagamentos. O app incorpora outros serviços como a leitura do contador, programar a desativação automática ou solicitar uma nova conexão.

    Mobilidade Verde

    A Iberdrola também continua participando de projetos de P&D na área da Mobilidade Verde, linha de negócios encarregada de atender às demandas de clientes e da sociedade em relação à mobilidade elétrica. Ao longo do ano de 2019, a Iberdrola continuou participando de projetos de inovação com financiamento de fundos comunitários e regionais, com destaque para os projetos REMOURBAN e CIRVE. Por meio do projeto REMOURBAN, a Iberdrola desenvolveu uma rede de recarga pública na cidade de Valladolid e criou uma metodologia de avaliação de sustentabilidade de ambientes urbanos, que será implantada nas cidades participantes do projeto. No projeto CIRVE, a Iberdrola participa do desenvolvimento de corredores de recarga rápida que permitirão a mobilidade elétrica e a conexão da Espanha com França e Portugal.

     Plano de Mobilidade Sustentável do grupo Iberdrola(*) Nota

       

    * A Avangrid, Inc. é detida a 81,50% pela Iberdrola, S.A.

    ** A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50% + 1 ação na Neoenergia, S.A.

Proteção da avifauna
em redes elétricas

   

(*) Disponível na versão em espanhol.