Notícia

2021-03-15 00:00:00.0

Assinam um acordo estratégico para incentivar o uso de energia 100% renovável em todo o ciclo de vida dos veículos

Iberdrola, Grupo Volkswagen e SEAT S.A. reforçam sua parceria para acelerar a eletrificação na Espanha

  • A Companhia energética se converte na parceira estratégica de referência para o fornecimento de energia renovável na cadeia de valor do veículo e juntas desenvolverão uma rede de infraestrutura de recarga pública
  • A parceria ajudará a atingir os objetivos de redução de emissões estipulados pelo pacto ecológico Green Deal, assim como a descarbonização na Espanha

A Iberdrola, a SEAT S.A e o Grupo Volkswagen reforçam sua aposta na mobilidade elétrica com a assinatura de uma parceria estratégica para dar um novo impulso à eletrificação na Espanha. O acordo de colaboração, assinado no âmbito do Power Day organizado hoje pelo Grupo Volkswagen, tem como principais objetivos fornecer energia renovável na cadeia de valor do veículo elétrico, desenvolver e criar uma rede de infraestrutura de recarga pública.

Em primeiro lugar, esse plano estratégico contempla o fornecimento de energia renovável para as instalações do Grupo Volkswagen na Península Ibérica. Dessa forma, o Grupo Volkswagen dá mais um passo em seu objetivo de se tornar uma empresa ambientalmente neutra até 2050, em consonância com as premissas do Acordo de Paris. O acordo converte a Iberdrola na parceira energética de referência, o que permitirá ao grupo automotivo atingir tais objetivos.

A parceria, que se estende a outros países, também inclui o fornecimento de energia com garantias de origem renovável (GdO) e outras soluções energéticas para os clientes finais do Grupo e sua rede de concessionárias.

Outro dos pontos essenciais do acordo para incentivar a mobilidade elétrica será a contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país. Considerando a evolução prevista da frota de veículos elétricos na Espanha, as três empresas parceiras estimam que será preciso instalar uma rede de cerca de 350.000 pontos de recarga pública urbana e interurbana até 2030. A Iberdrola está implantando um plano de infraestrutura de recarga pública que garantirá uma capilaridade suficiente de pontos de recarga, incluindo carga rápida e ultrarrápida (HPC - High Power Charging), para prestar serviço às principais estradas e cidades do país.

“O acordo mostra o potencial da união de líderes da indústria para acelerar a descarbonização da economia e seu enorme impacto positivo no meio ambiente e na biodiversidade, assim como na recuperação econômica, fortalecendo a cadeia de valor e criando milhões de postos de trabalho sustentáveis em toda a Europa”, salientou Ignacio Galán, presidente da Iberdrola. “Temos a tecnologia, as capacidades, o conhecimento e a determinação para criar juntas um modelo mais sustentável para todos e configurar um ecossistema que permita que a Espanha continue liderando este âmbito em nível europeu. Esta parceria estratégica representa um passo gigantesco neste caminho”, concluiu Galán.

O CEO do Grupo Volkswagen e presidente do Conselho de Administração da SEAT S.A., Dr. Herbert Diess ressaltou: "Com a assinatura deste acordo, estabelecemos as bases para o futuro da mobilidade elétrica na Península Ibérica, em um passo definitivo para sua eletrificação. A Espanha tem um grande potencial para se tornar um hub de mobilidade elétrica na Europa, e para isso é preciso transformar a segunda maior indústria europeia do automóvel."

O presidente da SEAT S.A., Wayne Griffiths, por sua vez, afirmou que “estamos em um momento histórico que nos oferece a oportunidade de assentar as bases para o futuro industrial e sustentável na Espanha. Portanto, o primeiro passo é criar um ecossistema para veículos elétricos, onde a infraestrutura de recarga pública é indispensável”.

 

Iberdrola: a eletrificação, base do crescimento e da economia verde

A Iberdrola está há duas décadas demonstrando que a transição energética pode atuar como agente indutor na transformação do tecido industrial, na recuperação verde da economia e na criação de empregos.

Para tal, lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros até 2030 – que será de 75 bilhões até 2025 –, através do qual triplicará sua capacidade renovável e dobrará os ativos de redes aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam. Na Espanha esses investimentos chegam a cerca de 14,3 bilhões de euros até 2025.

Depois de ter realizado investimentos de 120 bilhões de euros desde 2021, a Iberdrola é líder global do setor energético com uma capacidade de energia renovável instalada de 35.000 MW, o que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor.

A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos, priorizando estações de alta eficiência em estradas e rodovias tanto na Espanha quanto em outros países europeus.

Com emissões de 98 grCO2/kWh em 2020, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa até 2030.

 

Grupo Volkswagen e SEAT: impulsionando a eletrificação na Espanha

O acordo faz parte do trabalho que o Grupo Volkswagen e a SEAT S.A. vêm desenvolvendo nos últimos meses para relançar a indústria espanhola do automóvel, baseando-se em princípios como a modernização, o valor agregado, a competitividade, a digitalização, a inclusão e o treinamento.

Para acelerar o desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade elétrica, o Grupo Volkswagen e a SEAT S.A. querem liderar um projeto que sirva de motor para grandes e médias empresas, com a colaboração de organizações cruciais de diferentes setores e com um grande potencial de criação de empregos, especialmente para os jovens.

Com a segunda maior indústria de produção de automóveis da Europa, a Espanha tem uma grande responsabilidade em atingir os objetivos do Pacto Verde Europeu até 2030. Para tal, é fundamental que a Espanha acelere a criação do ecossistema do veículo elétrico, estimule a demanda e desenvolva a infraestrutura pública de recarga.

Acesso a informação legal