AÇÃO CLIMÁTICA E ALIANÇAS

Compromisso com uma ação climática ambitiva e urgente

O grupo Iberdrola assumiu o compromisso de se manter entre as maiores empresas europeias com as menores emissões de CO2 por kWh gerado. A empresa foca seus esforços em reduzir gradualmente a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, impulsionar as fontes renováveis de energia e apostar nas tecnologias mais eficientes.

Objetivos de reducao de emissoes do grupo Iberdrola.#RRSSObjetivos de redução de emissões do grupo Iberdrola.

A Iberdrola estabeleceu como objetivo ambiental reduzir sua intensidade de emissões de CO2 com relação a 2007 em 50% no ano 2030, situando-a abaixo dos 150 gramas de CO2 por kWh, assim como ser neutra em carbono em 2050. Esses objetivos estão baseados na ciência de acordo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi).
 

Mais informaçao. Pegada ambiental.
 

A estratégia para conseguir esse objetivo se alicerça na redução gradual da intensidade de emissões de gases de efeito estufa por meio do compromisso de fechamento das suas duas últimas usinas de carvão. Do mesmo modo, pretende continuar com o desenvolvimento de energia elétrica a partir de fontes renováveis, introduzindo progressivamente as tecnologias mais eficientes e menos dependentes de carbono nas instalações existentes, melhorando assim a eficiência energética das suas atividades.
 

O grupo Iberdrola, contra as mudanças climáticas.#RRSSO grupo Iberdrola, contra as mudanças climáticas.

 VER INFOGRÁFICO: O grupo Iberdrola contra as mudanças climáticas [PDF]

  • 60 milhões de toneladas de CO2 evitadas1
  • 69% da capacidade total instalada isenta de emissões2
  • 62% da capacidade total instalada provém de fontes renováveis2
  • 100 bilhões de euros investidos em energias renováveis desde 2001
  • 30.362 MW de capacidade em energias renováveis
  • 34 bilhões de euros entre 2018 e 2022 para melhorar e implantar novas redes
  • 15 instalações de carvão e petróleo fechadas
  • 8,1 bilhões de euros em bônus verdes entre 2014 e 2018
  • 3 bilhões de euros investidos no parque East Anglia ONE para melhorar a penetração das energias renováveis

1 Durante os três últimos anos

2 Dados no encerramento do Primeiro semestre 2019

 

PARTICIPAÇÃO NA AGENDA CLIMÁTICA GLOBAL

O grupo Iberdrola, consciente do papel fundamental desempenhado pelo setor energético neste âmbito, possui uma Política contra as mudanças climáticas onde se compromete a "apoiar os processos de negociação internacional de mudança climática, a participação do setor privado na agenda global, a criação de parcerias e a conscientização climática".

Acordo de Paris. Agenda climática COP24. Fórum econômico de Davos. Carbon disclosure project. CEO climate leaders. Dow Jones Sustainability Index.

A Companhia exerce seu papel como agente transformador através de seu engajamento em diferentes plataformas, coalizões e organizações mundiais, tais como: Comissão Europeia, UN Global Compact, We Mean Business, World Business Council for Sustainable Development ou Corporate Leaders Group (CLG). Também apoiou formalmente diversas iniciativas, como, por exemplo, a declaração promovida pelo CLG (Group for Climate Change) sobre emissões líquidas nulas em 2050. Por tudo isso, a Iberdrola foi reconhecida como UN Global Compact Lead "por sua contribuição para a sustentabilidade global".

A Companhia respalda as negociações políticas de alto nível com o objetivo de conseguir o cumprimento dos objetivos climáticos no médio e longo prazo e apoia diversas iniciativas:

 

Cimeira Acao Climática. Acesso.