Futebol feminino

Espanha, campeã mundial de futebol feminino com o apoio da Iberdrola

Esportes Mulheres

O apoio global da Iberdrola ao esporte e, em particular, ao futebol feminino se estende ao Brasil e à Escócia por meio de acordos de longo prazo.

Em agosto de 2016, a Iberdrola se tornou a principal promotora do futebol feminino na Espanha ao dar nome à Primera Iberdrola. Desde então, a competição começou a receber cada vez mais visibilidade graças à cobertura televisiva gratuita e à celebração de vários dos jogos nos estádios da primeira divisão.

O futebol feminino se tornou um esporte que não para de crescer, e que culminou com a vitória da equipe espanhola no torneio mundial celebrado na Austrália e na Nova Zelândia. Assim, a seleção realiza seu sonho de ser campeã do mundo em 2023.

A companhia elétrica é, atualmente, a principal patrocinadora da Seleção Nacional Feminina de Futebol Feminino, das seleções sub-19 e sub-17, assim como da Copa de La Reina-Iberdrola e Supercopa-Iberdrola, entre outras. 

Nossa seleção nacional de futebol participou de 4 Eurocopas e 3 Copas do Mundo, tendo como melhor resultado o título mundial conquistado em 2023. Uma de suas jogadores estrelas, Alexia Putellas, também fez história ao ser a primeira espanhola a ganhar a Bola de Ouro e a Melhor Jogadora no mesmo ano - um ano em que se juntou à Iberdrola como embaixadora da igualdade no esporte.  Em 2022, ela venceu a Bola de Ouro pelo segundo ano seguido, tornando-se a primeira mulher na história a ganhar duas vezes esse prestigioso prêmio. 

Além disso, a Neoenergia, nossa filial no Brasil, assinou um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para patrocinar a seleção feminina durante esta Copa do Mundo e os próximos Jogos Olímpicos em Paris. A colaboração também contempla a competição nacional de clubes, que se chama "Brasileirão Feminino Neoenergia" há várias edições. 

Na Escócia, será a ScottishPower que apoiará o desenvolvimento do futebol feminino com exclusivamente durante os próximos três anos a partir de 2023. A filial escocesa será a principal patrocinadora do campeonato nacional, assim como de todas as copas juvenis existentes no país do norte da Europa. O objetivo é elevar o padrão do futebol na Escócia, com o objetivo de dar às jogadoras mais jovens a oportunidade de se desenvolverem.

Crescimento imparável do futebol feminino

As competições estão mais profissionalizadas, cada vez mais espectadores estão chegando aos estádios e as audiências de televisão estão disparando. O trabalho realizado nos últimos anos, graças ao apoio da Iberdrola, teve um impacto nas categorias femininas da seleção espanhola. A Espanha é a atual campeã mundial nas categorias sub-20 e sub-17, além de ser a campeã europeia na categoria sub-19.

Toda essa visibilidade e talento se tornam motivação para meninas e mulheres, e isso já está dando frutos: de de 2016 a 2021, houve um aumento de até 51% de mulheres federadas das mulheres.

 

 

Más información sobre fútbol femenino.