Notícia

2021-06-12 20:00:00.0

A competição nacional de clubes passará a ser chamada de Brasileirão Feminino Neoenergia

Iberdrola amplia ao Brasil seu compromisso com o esporte feminino e patrocina com exclusividade sua seleção de futebol

  • O acordo, vigente nos próximos quatro anos, se estende ao Campeonato Brasileiro Feminino e reforça o compromisso da Companhia e de sua filial Neoenergia com a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher
  • Acompanhará às seleções femininas brasileiras durante os próximos quatro anos em competições como Tóquio 2021 e Paris 2024, a Copa América Feminina 2022, o Campeonato Sul-Americano de Futebol de Base e o Mundial Feminino 2023

A Neoenergia, filial brasileira da Iberdrola listada na Bolsa de São Paulo, assinou um acordo histórico com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para se converter na primeira empresa do País a patrocinar com exclusividade sua seleção feminina de futebol. O apoio ao esporte praticado por mulheres parte da convicção de que é uma excelente forma de promover a igualdade de oportunidades na sociedade. Essas competições permitem introduzir o esporte feminino nos lares fomentando a criação de novas referências na sociedade.

A colaboração se estenderá durante os próximos quatro anos e contempla o apoio da Companhia à competição nacional de clubes, que a partir da próxima edição se chamará Brasileirão Feminino Neoenergia.

A Neoenergia também acompanhará as seleções femininas brasileiras, adultas e de base, em competições importantes como a reta final de preparação para Tóquio 2021, a Copa América Feminina 2022, o Campeonato Sul-Americano de Futebol de Base, o Mundial Feminino 2023 e os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Seleção Nacional Feminina exibirá a marca no uniforme de treino e desenvolverá ativações nas redes sociais das Guerreiras do Brasil. A Neoenergia estará presente nos suportes publicitários à beira do gramado em todos os jogos, em ativações nos descansos e nas redes sociais da competição.

O apoio ao esporte feminino se converteu em uma alavanca de desenvolvimento para a Neoenergia e a Iberdrola, que consideram a igualdade entre homens e mulheres como um de seus valores fundamentais. Além de impulsionar o esporte como agente da mudança social que promove a vida saudável, o respeito ou a disciplina, o objetivo das duas companhias é ampliar a participação das mulheres no contexto social e profissional, reforçando seu compromisso com a igualdade de oportunidades. Para tal, trabalha contribuindo para a inserção das mulheres em atividades valorizadas e consideradas tradicionalmente como masculinas.

O CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, afirmou: "Sabemos de redes elétricas e queremos traçar outra rede, invisível, mas igualmente sólida, para unir todos aqueles que contribuem para avançar rumo à plena igualdade em um contexto de tanto impacto como o esporte. Apostamos nesta ação para apoiar o esporte feminino com a convicção de que lutamos em prol da igualdade de oportunidades. Acreditamos na igualdade em todos os âmbitos e compartilhamos com as atletas os mesmos valores de esforço, superação, profissionalismo e trabalho em equipe. Nessas atletas, se espelham muitos homens e mulheres, são exemplos para tantos outros que veem no esporte uma janela de oportunidades para a mudança social. Além de ser um direito elementar, a igualdade também é uma das bases essenciais para construir um mundo mais próspero para todos”.

"Esta parceria com a Neoenergia significa ter ao nosso lado uma das maiores companhias energéticas do país e do mundo, que combinará o apoio ao futebol feminino com causas como a igualdade e a sustentabilidade, potencializando a enorme força social e o compromisso de nosso esporte", destacou Rogério Caboclo, Presidente da CBF.


Iberdrola, pioneira no incentivo ao esporte praticado por mulheres

O incentivo ao esporte praticado por mulheres se converteu em uma alavanca fundamental para a Iberdrola e para fomentar a igualdade real entre homens e mulheres, um de seus valores essenciais.

Em 2016, a Companhia tornou-se a primeira empresa a fazer uma aposta firme e global em prol da igualdade e do empoderamento da mulher através do esporte. Na Espanha, a Companhia apoia 16 federações: ginástica, triatlon, rugby, canoagem, badminton, futebol, handebol, voleibol, hóquei, tênis de mesa, atletismo, karatê, boxe, surfe, esportes de inverno e esgrima. A empresa também cede seu nome a 22 campeonatos, todos de categoria superior, assim como a 35 competições.

Tanto na Espanha quanto no Brasil, a Companhia é a principal parceira patrocinadora da seleção nacional feminina de futebol. No país europeu, também patrocina as seleções Sub-19 e Sub-17, a Copa da Rainha e a primeira divisão: a Primera Iberdrola.

Acesso a informação legal