Notícia

2019-11-29 00:00:00.0

Iberdrola e IFEMA se unem para impulsionar a mobilidade elétrica e colocam em andamento o primeiro estacionamento sustentável em um recinto de feiras, congressos e eventos na Espanha

  • O ‘Parking recarga elétrica Iberdrola’ permite carregar de forma simultânea 34 veículos elétricos
  • A Iberdrola, dessa forma, avança em seu Plano de Mobilidade Sustentável que prevê a instalação de 25.000 pontos de recarga no país até 2021 · No caso da IFEMA, a iniciativa confirma seu compromisso com a sustentabilidade de sua atividade, recentemente subscrito ao Pacto Mundial das Nações Unidas

A Iberdrola e a IFEMA decidiram unir-se em sua estratégia para promover a eletrificação do transporte, mediante a assinatura de um acordo através do qual a empresa energética se converte em parceira estratégica da IFEMA para impulsionar, através de diferentes ações, a mobilidade sustentável.

No âmbito dessa colaboração, a primeira das iniciativas consistiu na implementação do primeiro estacionamento sustentável público disponível em um recinto de feiras, congressos e eventos na Espanha. O estacionamento já estará em operação a partir de amanhã, estando à disposição dos participantes da Cúpula Mundial do Clima (COP 25), que a IFEMA recebe a partir da próxima semana até o dia 13 de dezembro.

A parceria estratégica foi rubricada nesta manhã pela CEO da Iberdrola Espanha, Ángeles Santamaría, e pelo presidente do Comitê Executivo da IFEMA, Clemente González Soler, que visitaram o novo estacionamento verde, denominado ‘Parking recarga elétrica Iberdrola’, e fizeram a primeira recarga elétrica.

A infraestrutura implementada na IFEMA pela Iberdrola permite fazer a recarga simultânea de 34 veículos elétricos e faz parte de outras iniciativas que ambas as entidades desenvolverão de forma conjunta, tal como a organização e participação em atividades para a divulgação e o fomento da mobilidade elétrica, em consonância com sua estratégia de promover a transição energética para um modelo mais sustentável e competitivo e avançar na descarbonização da economia.

“O acordo alcançado constata a importância de colaborar conjuntamente com todos os agentes envolvidos na mobilidade sustentável. A IFEMA encontrou uma excelente aliada para avançar na implementação de soluções para recarga e, dessa forma, responder aos desafios da mobilidade elétrica, baseada na energia limpa e sem emissões de CO2”, explica Ángeles Santamaría, CEO da Iberdrola Espanha. Também aponta que “a eletrificação do transporte, junto ao aumento irrefreável da energia elétrica proveniente de fontes renováveis, contribuirá de forma decisiva para a redução da poluição de nossas cidades e para o aumento da eficiência energética”.

Por outro lado, o presidente do Comitê Executivo da IFEMA, Clemente González Soler, destacou que “este acordo em que a Iberdrola passa a ser parceira estratégica da instituição é um passo que faz parte de nossa política de Responsabilidade Social e de nosso compromisso com o Pacto Mundial das Nações Unidas. A materialização da parceria concretizou-se com a inauguração do primeiro estacionamento para recarga de veículos elétricos de um recinto de feiras, congressos e eventos na Espanha, cuja implementação coincidirá com o maior acontecimento político relacionado ao meio ambiente, tal como a Cúpula Mundial do Clima, sendo que a IFEMA tem a honra de assumir a produção do evento e de ser sua sede na Espanha”.

 

Energia verde e soluções digitais

De acordo com as estimativas, o ‘Parking recarga elétrica Iberdrola’ será utilizado para a recarga de 13.000 veículos elétricos por ano e fornecerá energia 100% verde proveniente de fontes de geração limpa e com certificados de garantia de origem renovável (GdOs). Baseando-se neste uso, será possível evitar emissões de partículas de CO2 para a atmosfera que chegariam a totalizar 226 toneladas anuais.

Os usuários dessa infraestrutura na IFEMA também farão a recarga de uma forma simples e digital, uma vez que utilizarão o APP de Recarga Pública da Iberdrola, através do qual podem fazer a geolocalização, reservar e pagar com o celular.

 

Lideramos a transição energética

O acordo concretizado nesta manhã faz parte dos planos da Iberdrola para impulsionar e liderar a transição energética e a eletrificação do transporte como forma de luta contra as mudanças climáticas.

A Iberdrola desenvolve um Plano de Mobilidade Sustentável que contempla a implementação de 25.000 pontos de recarga de veículo elétrico na Espanha até 2021, destinado a residências e empresas, assim como a zonas urbanas e interurbanas de acesso público. O programa inclui a instalação de estações de recarga rápida, super-rápida e ultrarrápida nas principais rodovias e corredores do país, chegando a todas as capitais provinciais e permitindo percorrer a Espanha de ponta a ponta.

A Iberdrola trabalha em diferentes iniciativas para ‘mobilizar’ todos os atores envolvidos no desenvolvimento da mobilidade sustentável, desde administrações até instituições, empresas e fabricantes de veículos elétricos.

Recentemente, a Iberdrola se converteu na primeira empresa espanhola a assinar a iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao pessoal em seus negócios na Espanha e Reino Unido até 2030.

 

Estratégia de mobilidade da IFEMA

No âmbito da política de Responsabilidade Social da IFEMA, o compromisso pela mobilidade sustentável, instrumentalizado através de suas principais feiras do setor automotivo, assim como mediante suas próprias políticas institucionais, representa um fator determinante para o qual está dirigindo diferentes iniciativas e colaborações, tal como a assinada com a Iberdrola, que se converte em parceira estratégica em matéria de mobilidade e eletrificação do transporte. Uma colaboração que permitirá construir um âmbito de divulgação para transferir, tanto ao setor empresarial quanto à sociedade civil, mensagens destinadas a fomentar a conscientização em prol de uma transição ecológica e ambientalmente favorável através do uso de automóveis elétricos. Por isso, sua primeira grande iniciativa, através da Iberdrola, foi incorporar em suas áreas de estacionamento um espaço reservado para a recarga elétrica, disponível para os mais de 4 milhões de participantes recebidos todos os anos pela IFEMA.

Da mesma forma, no âmbito da responsabilidade ambiental, a IFEMA desenvolve diferentes atuações destinadas a gerar o menor impacto ambiental, tais como a construção de uma usina geotérmica para o fornecimento energético de climatização do edifício Central da Feira de Madri ou a implantação de iluminação led de baixo consumo nos 200.000 m2 de exposição distribuídos por 12 pavilhões, o que representa uma economia de 897,57 toneladas de emissão de CO2 e o equivalente ao gerado por 600 veículos/ano. Além de tudo isso, também é preciso acrescentar a recente adesão da IFEMA ao Pacto Mundial das Nações Unidas e seu compromisso para alinhar sua atividade e seus eventos aos ODS.

Acesso a informação legal