Digitalização do setor eólico

A digitalização do setor eólico: avanços e oportunidades

Eficiência energética Eólica offshore Eólica onshore

A digitalização no setor eólico está permitindo um avanço quando se trata da redução de custos, da melhora do rendimento e da segurança, e da tomada de decisões de uma forma mais eficiente. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente com relação à medição e ao intercâmbio de dados.

A energia eólica marítima flutuante tem o potencial de aceder a 58% dos recursos eólicos dos EUA.
Las nuevas tecnologías están suponiendo reducir costes, mejorar los rendimientos y la seguridad, así como tomar decisiones de una manera más eficiente.

Da mesma forma como ocorreu em outros setores, a digitalização tem sido uma revolução no mundo da energia eólica. Não só contribuiu para o enorme desenvolvimento da energia eólica, mas também tornou este crescimento cada vez mais eficiente, mais seguro e mais lucrativo. A digitalização, por exemplo, ajuda a reduzir os custos de operação e manutenção - o chamado O&M - enquanto melhora o desempenho e a produtividade, tornando a eólica, definitivamente, uma fonte de energia muito mais competitiva.

Dado o crescimento previsto para a energia eólica - espera-se que a capacidade eólica instalada global mais que duplique na próxima década - e a importância deste desenvolvimento para atingir as metas de neutralidade climática para 2050, é necessário dar mais um passo e continuar inovando em termos de digitalização.

Este é precisamente o tema de um dos últimos relatórios da WindEurope, a agência europeia de energia eólica, intitulado "Wind energy digitalisation towards 2030", que analisa o estado da digitalização no setor eólico, investiga o papel desempenhado pelos dados coletados e considera a evolução esperada das diversas aplicações e tecnologias digitais até 2030.

Este impulso requer, por exemplo, o estabelecimento de terminologia e métricas comuns para medir, coletar e transmitir uma gama de dados operacionais, permitindo assim a padronização na comparação e análise das informações. Isso simplifica a comparação dos benefícios potenciais das aplicações digitais.

Desta forma, ao desenvolver métricas universais confiáveis, as tecnologias podem não apenas ser validadas de uma maneira mais adequada, mas também que seja mais fácil transferi-los a um custo mais baixo, graças a sistemas de intercâmbio da datos bem estabelecidos dentro das próprias organizações.

As iniciativas pioneiras da Iberdrola em digitalização

A Iberdrola tem vários projetos de digitalização bem sucedidos que foram selecionados como exemplos a nível europeu pela WindEurope, conforme destacado pela organização no relatório "Wind energy digitalisation towards 2030". Um deles é o Meteoflow de grandes dados que, como seu nome sugere, se refere ao uso de grandes dados, assim como Inteligência Artificial e técnicas de machine learning para gerar modelos de previsão que levam em conta todos os parâmetros meteorológicos, mesmo a dezenas de quilômetros de distância, que podem influenciar um parque eólico. Estes modelos de previsão combinam, por um lado, modelos meteorológicos globais de matrizes tridimensionais com dados sobre as condições climáticas obtidos dos próprios parques eólicos, assim como o histórico de desempenho.

Isto resulta em previsões mais confiáveis, mas também requer maior capacidade de armazenamento de dados e um pós-processamento significativo dos dados obtidos.  Este é atualmente o desafio mais importante.

Como o MeteoFlow tem evoluído com o big data?

Os modelos estatísticos utilizados pelo MeteoFlow em suas previsões são alimentados com:

  • Icono Dados históricos de produção
  • Icono Dados de previsão meteorológica de várias fontes

MeteoFlow com o big data

São selecionados mais de 10.000 pontos de informação a partir de uma área de vários quilômetros quadrados.

  1. Seleção de amostras de Informação
  2. Gestão e otimização de dados em um ambiente big data
  3. Seleção de pontos mais influentes na previsão
Gráfico de 10.000 puntos

A estimativa de vento era feita em 1 ou 2 pontos sobre a vertical de uma determinada instalação.

Gráfico de 1 o 2 puntos
  • Icono Previsão meteorológica muito mais precisa
  • Icono Maior aproveitamento dos recursos renováveis
  • Icono Maximização da oferta de energias limpas na rede

Outra iniciativa de digitalização realizada na Iberdrola é o desenvolvimento do Painel de Controle de Ativos. Esta ferramenta fornece informações em tempo real sobre os indicadores-chave (KPIs) para o gerenciamento adequado da manutenção dos ativos renováveis da empresa. Ter informações sobre a produção, produtibilidade e previsibilidade do ativo que você mantém dá ao pessoal de campo uma posição muito favorável para tomar decisões destinadas a maximizar a eficiência operacional. 

Esta aplicação também permite conhecer em tempo real o valor da disponibilidade, o trabalho de manutenção que está ativo, aqueles que ainda estão pendentes, quaisquer alertas operacionais que possam existir, alertas meteorológicos e o estoque de materiais no armazém.

 

WindEurope
A aplicação Asset Dashboard da Iberdrola exibe informações em tempo real.