WindEurope Annual Event 2023

WindEurope 2023 busca em Copenhague soluções urgentes para o desenvolvimento eólico que promovam os compromissos europeus de descarbonização

Eventos Eólica offshore Eólica onshore

O WindEurope Annual Event será realizado neste ano de 2023 na capital da Dinamarca, um dos países europeus emblemáticos por seu compromisso com a energia sustentável e cuja principal fonte de energia é a eólica. De 25 a 27 de abril, Copenhague reunirá mais de 10.000 profissionais do setor, que poderão ouvir mais de 250 especialistas em diferentes sessões e interagir com uma amostra de quase 500 expositores representando a cadeia de valor da energia eólica dentro e fora do continente.

O WindEurope 2023 Annual Event, realizado em Copenhague de terça-feira, 25 de abril, a quinta-feira, 27 de abril, será uma oportunidade para que figuras proeminentes da política, dos negócios e da indústria ligadas à energia e à ação climática expressem e debatam suas opiniões. A previsão é que haja a presença de cerca de 10.000 profissionais da indústria no evento, que tem programada cerca de 50 palestras por mais de 250 especialistas em energia eólica, e onde estarão à disposição quase 500 expositores representando toda a cadeia de valor da energia eólica.

Em um momento de incerteza – que sucumbiu aos riscos previstos na edição de 2022, tais como os efeitos da invasão da Ucrânia, a subida dos custos, as preocupações com a segurança energética e a busca por novas fontes de energia – a WindEurope quer se mostrar como um ponto de encontro para garantir que a energia eólica lidere a transição energética.

O evento referência da associação que promove o uso da energia eólica na Europa lembra que a União Europeia (UE) construiu 16 GW de nova capacidade de energia eólica em 2022. "Isso representa 40% a mais do que em 2021", apontaram em uma comunicado, "mas é muito menos do que o necessário para atingir as metas da UE para 2030". É por isso que os próximos anos são cruciais para planejar o impulso deste recurso renovável: tanto para atingir o objetivo de ser autossuficiente em energia, quanto para alcançar as exigências do Pacto Verde Europeu de descarbonização até 2050.

Na Iberdrola fomos pioneiros há duas décadas na energia eólica onshore, uma tecnologia que contamos com 20,2 GW instalados no final de 2022. Agora, a eólica offshore se estabeleceu como um dos nossos principais vetores de crescimento. No final de 2022, temos 1.258 MW offshore em operação e outros 5.500 MW em construção ou garantidos com contratos de longo prazo, que entrarão em operação antes de 2027 graças aos investimentos de cerca de 30 bilhões de euros em todo o mundo durante esta década.

 

O Parque Eólico Big Horn de 199,5 MW em Bickelton, Washington, conta com 133 turbinas eólicas.

Participação da Iberdrola WindEurope Annual Event 2022 

É devido ao significativo papel internacional da Iberdrola no desenvolvimento da energia eólica que participamos ativamente do WindEurope Annual Event 2022Link externo, abra em uma nova aba. . No primeiro dia do evento, estará presente na sessão de abertura Xabier Viteri, diretor de Negócios de Renováveis do Grupo Iberdrola. No mesmo dia, 5 de abril, o CEO da Iberdrola Renovables Julio Castro participou da sessão 'Making sure wind energy is 'made in Europe', focalizando, como comunica o evento, a importância que a simplificação dos procedimentos de licenciamento e o desenho de leilões tem para a saúde da cadeia de fornecimento de energia eólica europeia, de modo que fortaleça sua posição na atual crise energética e promova um Green Deal "feito na Europa".

No mesmo dia, Irma Maure, responsável de Gestão de Talentos, Recrutamento e Treinamento na Iberdrola, participou da sessão ‘Getting the workforce and skills we need’, orientada às necessidades de programas de formação e de talento para esta indústria e em como promover a inclusão e a diversidade. E para encerrar o dia, Elena González, engenheira principal da O&M (operação e manutenção) liderado a sessão sobre turbinas e componentes da eólica offshore.

No dia 6 de abril, o segundo dia do WindEurope Annual Event 2022, será a vez de Álvaro Martínez Palacios, diretor geral de eólica offshore da Iberdrola, que participará da sessão ‘Growing offshore wind from 28 GW today to 450 GW by 2050’. José Luis Adanero, responsável do setor de investimento e monitoramento dos negócios renováveis, também fazia parte do painel ‘How to make a return when you invest in a wind farm’ sobre como obter um retorno ao investir em energia eólica.

À tarde, Ignacio Pantojo, chefe de Equipe de Eólica Flutuante, estará no encontro ‘Europe part 3: Spain offshore’, onde será discutido o estado das tecnologias flutuantes e das cadeias de suprimentos, enquanto Sofia Koukoura, engenheira sênior de Análise de Desempenho de Ativos da ScottishPower Renewables, conduziu a sessão ‘Optimising operations of existing wind farms’, na qual serão apresentadas várias metodologias e estratégias para otimizar a operação dos parques eólicos e prolongar sua vida útil.

Por último, no dia 7 de abril, Elena Ferrández, chefe de Perspectiva Tecnológica da Iberdrola Renovables, fazia parte da ‘Wind+Solar, Wind+Storage... Let's go 'hybrid'!’ sobre a importância dos projetos híbridos para aumentar a eficiência do sistema elétrico e garantir um melhor equilíbrio no fornecimento de energia.

 

Palestrantes do Grupo Iberdrola em 2022

  • Xavier Viteri

    Xabier Viteri Solaun
    Diretor Gerente, Iberdrola Renováveis

  • Julio Castro

    Julio Castro
    CEO Espanha, Iberdrola

  • Irma Maure

    Irma Maure
    Chefe de Gestão de Talentos, Recrutamento e Treinamento, Iberdrola

  • Elena González

    Elena González
    Engenheira chefe de O&M, Iberdrola

  • Álvaro Martínez

    Álvaro Martínez Palacio
    Diretor Geral, Offshore Wind Business, Iberdrola

  • José Luis Adanero

    José Luis Adanero López
    Chefe do Escritório de Investimentos e Desempenho Empresarial (Renováveis), Iberdrola

  • Ignacio Pantojo

    Ignacio Pantojo
    Gerente do Departamento de Vento Flutuante, Iberdrola

  • Elena Fernández

    Elena Ferrández
    Chefe da Prospectiva Tecnológica , Iberdrola Renovables

  • Sofia Koukoura

    Sofia Koukoura
    Engenheira Sênior de Análise de Desempenho de Ativos, ScottishPower Renewables

  • Cesar Yanes

    César Yanes
    Prospectiva Tecnológica - coordenador de projetos ROMEO, Iberdrola

Conteúdo Relacionado: 

Eolica flotante

Eólica offshore flutuante: o que é e como funciona?

A força do vento é mais poderosa no oceano do que em terra, daí o desenvolvimento da energia eólica offshore nos últimos anos

Flagship

Lideramos o projeto Flagship para avançar até a energia eólica 'offshore' flutuante

Esta iniciativa pretende demonstrar a viabilidade e a rentabilidade de instalar aerogeradores de mais de 10 MW sobre plataformas flutuantes.

Palas aerogeneradores

O que é uma turbina eólica e como funciona

Você alguma vez já se perguntou como a torre de um aerogerador aguenta tanto peso? Ou por que todos estão orientados no mesmo sentido? 

eolica terrestre

Funcionamento dos parques eólicos onshore

Para aproveitar o vento que sopra em terra, são construídos enormes complexos eólicos capazes de extrair o máximo potencial desse recurso limpo e renovável. Vamos contar-lhe tudo sobre eles.