Notícia

2024-03-20 17:49:00.0

Apresentamos as tecnologias mais inovadoras em geração eólica durante a WindEurope Bilbao

  • A Iberdrola mostrou os últimos avanços tecnológicos como o "Colibrí", um drone revolucionário desenvolvido pela empresa de tecnologia Arbórea Intellbird, sediada em Salamanca, que permite a inspeção de pás eólicas através de um voo automatizado sem a necessidade de desativar as turbinas eólicas. 
  • Mario Ruiz-Tagle, CEO da Iberdrola España, participa da inauguração do estande da empresa basca no maior evento do setor de energia eólica da Europa, o WindEurope 2024, que está sendo realizado em Bilbao.
  • A terceira vice-presidente do Governo e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, e o Lehendakari, Iñigo Urkullu, visitaram o estande da empresa.

Dos dias 20 a 22 de março, a cidade de Bilbao sediará mais uma vez o maior evento da Europa para o setor de energia eólica: o WindEurope. O Centro de Exposições de Bilbao será o maior palco para as mais revolucionárias soluções tecnológicas e inovadoras para parques eólicos onshore e offshore.

A Iberdrola, patrocinadora oficial da WindEurope, traz uma nova edição do evento para Biscaia, após o sucesso de 2022.  A feira representa o ponto de encontro mais importante do mundo para todas as soluções tecnológicas mais avançadas no setor de energia renovável eólica.

A cerimônia de abertura contou hoje com a presença do CEO da Iberdrola España, Mario Ruiz-Tagle, e recebeu a visita da terceira vice-presidente do Governo e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, e do Lehendakari, Iñigo Urkullu. No estande da empresa basca, que há duas décadas aposta na descarbonização e nas energias renováveis para promover a transição energética, o público presente pôde conhecer as tecnologias eólicas mais inovadoras promovidas pela Iberdrola.

Juntamente com a Arbórea Intellbird, a Iberdrola compartilhou seus avanços na inspeção de turbinas eólicas em movimento com o pequeno e revolucionário drone Colibri, criado pela empresa de tecnologia de Salamanca, que permite a monitorização de pás eólicas através de um voo automatizado sem a necessidade de desativar as turbinas. A nova plataforma é capaz de enviar dados e imagens de alta resolução diretamente para os sistemas de computador da Arbórea de qualquer parque eólico do mundo por meio de uma rede de satélites.

O novo processo oferece vantagens significativas: por um lado, é o sistema de inspeção mais rápido disponível atualmente, pois uma turbina eólica em funcionamento é examinada em menos de dez minutos. Isso evita as tensões às quais as pás são submetidas durante os processos de desligamento e elimina os tempos associados. Por outro lado, as informações digitais obtidas são integradas aos sistemas da Arbórea para gerar uma nova camada atualizada do gêmeo digital da pá, que é armazenada na nuvem de dados. Isso permite analisar sua evolução e riscos de forma preditiva, utilizando procedimentos patenteados pela empresa, que integram processos de inteligência artificial. Dessa forma, os problemas são detectados em um estágio inicial, resultando em maior eficiência e redução de custos. 

O parque eólico Sierra de Dueña, da Iberdrola, em Salamanca, foi palco dos primeiros testes do revolucionário programa Colibri. Há doze anos, a Arbórea e a Iberdrola começaram a testar o Aracnocóptero, o primeiro drone capaz de gerar um gêmeo digital das pás de uma turbina eólica, nos moinhos de vento que coroam as escarpas desse belo local no dehesa de Salamanca. Posteriormente, em 2015, essas mesmas máquinas foram usadas para testar a tecnologia da Arbórea destinada a incorporar um modelo digital da estrutura interna das pás. Esse processo, que agora foi implementado, revolucionou os procedimentos de inspeção eólica.

Hoje, esse enclave mágico, repleto de biodiversidade, é mais uma vez o cenário para o teste de uma tecnologia inovadora. Essa aeronave é o resultado de 15 anos de evolução tecnológica contínua, impulsionada pela empresa desde o voo de seu primeiro Arachnocopter em 2009. 

WindEurope Bilbao: vitrine mundial do setor de energia eólica

A WindEurope atrairá mais de 12.000 visitantes ao BEC! -Bilbao Exhibition Centre- nos dias 20, 21 e 22 de março. O evento reúne mais de 500 empresas do setor de energia eólica.

A Europa, líder mundial no setor, está promovendo a rápida descarbonização da atividade econômica, impulsionada pela necessidade de acelerar a independência energética. O futuro da Europa nunca foi tão dependente de energia limpa como é hoje.

O setor eólico também é um pilar fundamental da transição energética e é essencial para cumprir os objetivos do PNIEC, que prevê atingir 42% do consumo de energia a partir de fontes renováveis até 2030. Na Espanha, com mais de 1.260 parques eólicos e cerca de 250 centros industriais, o setor emprega mais de 27.600 profissionais, contribuindo com 3.106,4 milhões de euros para o PIB do país.

A Iberdrola tem um estande nesse evento do setor eólico europeu para apresentar os progressos realizados nessa energia fundamental para a descarbonização e para impulsionar a transição energética.