LÍDERES EÓLICOS,
TAMBÉM NO MAR

Parque East Anglia ONE

A energia eólica 'offshore', essencial para o futuro crescimento da Iberdrola

Duas décadas atrás, o grupo foi pioneiro em energia eólica onshore e agora também é em energia eólica offshore. Durante o último ano, a energia eólica offshore se consolidou como um dos maiores vetores de crescimento da companhia. No encerramento do primeiro semestre de 2021 tinha mais de 1,3 GW instalados, que se triplicarão com a construção de mais 2,6 GW novos até 2025. A grande expansão da carteira dessa tecnologia permitirá que a Iberdrola alcance 12.000 MW operacionais até 2030, com investimentos de cerca de 30 bilhões de euros em todo o mundo durante esta década.

decorador

Impulsionamos a energia eólica 'offshore' em todo o mundo

  • video1
  • video1
  • video1
  • video1

Nós nos antecipamos ao futuro com a maior carteira de energias renováveis do setor

Na carteira de energias renováveis da Iberdrola, que chega a 81,5 GW, a energia eólica offshore é a segunda tecnologia com maior protagonismo graças ao forte crescimento do último ano. A companhia apostou em novas plataformas de crescimento com grande potencial, tal como é o caso da Polônia, Suécia, Irlanda, Japão, Coreia, Taiwan e Austrália, o que permite que sua atual carteira eólica offshore atinja 25,2 GW. Dessa forma, a Iberdrola garante o cumprimento de seu plano para 2030, quando alcançará 12.000 MW em operação.

Mapa de carteira de energias renováveis
*Dados no encerramento do Primeiro semestre 2021.

Nossos grandes projetos eólicos 'offshore'

  • #REINO UNIDO
    East Anglia Hub
    Composto por três parques, somará 3.100 MW e será o maior projeto eólico offshore da Iberdrola.
  • #ESTADOS UNIDOS
    Kitty Hawk
    Em frente à costa de Outer Banks, terá uma capacidade de 2.500 MW e fornecerá energia para 700.000 residências.
  • #ESTADOS UNIDOS
    Park City Wind
    Com seus 804 MW, proporcionará 14 % de fornecimento elétrico ao estado de Connecticut.
  • #ESTADOS UNIDOS
    Vineyard Wind 1
    Com uma potência de 800 MW, será capaz de satisfazer as necessidades energéticas de mais de 400.000 residências.
  • #BRETANHA FRANCESA
    Saint-Brieuc
    Com o início da fase de exploração em 2023, terá uma potência total instalada de 496 MW.
  • #ALEMANHA
    Baltic Eagle
    A nova instalação de 476 MW constitui nosso segundo projeto emblemático em águas bálticas.

Continuamos crescendo para nos consolidarmos como uma referência mundial em energia eólica 'offshore'

Além desses parques em desenvolvimento, a Iberdrola possui uma carteira adicional de 22,6 GW. Dessa forma, o grupo está em uma excelente posição para participar dos leilões e licitações previstos para os próximos meses em suas novas plataformas de crescimento, tanto para projetos em carteira (Estados Unidos, 3.600 MW; Reino Unido, 3.100 MW; Japão, cerca de 2.000 MW; Alemanha, 300 MW) quanto para uma nova carteira (Polônia, 14 GW de capacidade objetivo do leilão; Reino Unido, 10 GW de capacidade objetivo do leilão; Estados Unidos, aproximadamente 7 GW; Irlanda, cerca de 5 GW de objetivo nacional 2022-2025; França, 1,6 GW; Dinamarca, 1,6 GW; Holanda, 1,4 GW; e Taiwan, 6 GW).

O que é um aerogerador e como funciona?

Alguma vez você se perguntou como a torre de um aerogerador aguenta tanto peso? Ou por que todos apontam na mesma direção? é curioso ver como os aerogeradores parecem trabalhar em sintonia. é como ver um time de futebol com todos os seus membros situados estrategicamente girando na mesma direção. Pode parecer que é algo que ocorre por acaso, mas não é: todos os detalhes de seu funcionamento se orientam por critérios bem analisados e definidos. Saiba quais são eles!

Ver mais

A energia eólica 'offshore' flutuante: fundamental para impulsionar as renováveis graças à inovação

A força do vento é mais potente no oceano do que na terra, eis o desenvolvimento da energia eólica offshore nos últimos anos. Até recentemente, ao basear-se em estruturas fixas, não era possível sua instalação em lugares muito profundos ou com fundos marinhos complexos, algo que mudou com o aparecimento das estruturas flutuantes. Agora, os aerogeradores podem ser instalados sobre essas plataformas que são fixadas no fundo marinho através de ancoragens flexíveis, correntes ou cabos de aço.

Ver mais
decorador

Como funciona um parque eólico 'offshore'? 

A energia eólica offshore é a fonte de energia limpa e renovável que se obtém aproveitando a força do vento que sopra em alto-mar, onde este alcança uma velocidade maior e mais constante devido à inexistência de barreiras. Para explorar ao máximo esse recurso, são desenvolvidas megaestruturas assentadas sobre o leito marinho e dotadas das últimas inovações técnicas. Descubra como são e como funcionam esses autênticos colossos do mar.

Ver mais