Notícia
2025-12-22 13:48:00.0 - 2025-12-22 13:48:00.0 UTC +01:00Navantia Seanergies e Windar Renovables finalizam para a Iberdrola as monoestacas do parque eólico offshore East Anglia THREE
A aliança empresarial formada pela Navantia Seanergies e pela Windar Renovables concluiu com sucesso a fabricação das 45 monoestacas destinadas ao parque eólico offshore East Anglia THREE, que a Iberdrola está desenvolvendo nas águas do Mar do Norte.
Este projeto representa o segundo contrato de monoestacas concluído para a Iberdrola pela aliança Navantia-Windar.
A fabricação dessas subestruturas foi realizada na fábrica de monoestacas que ambas as empresas operam em conjunto no estaleiro da Navantia, em Fene (A Coruña). Cada uma das 45 monoestacas tem dimensões máximas de 84 metros de comprimento, 1.800 toneladas de peso e 10,6 metros de diâmetro.
Estas fundações serão instaladas no parque eólico offshore East Anglia THREE, que pertence ao complexo East Anglia em águas britânicas. Para esse mesmo complexo, precisamente para o parque eólico offshore East Anglia ONE, a Navantia Seanergies construiu anteriormente uma subestação marítima e, em conjunto com a Windar, 42 fundações do tipo jacket.
Quando entrar em operação em 2026, o parque onde serão instalados as monoestacas contará com uma capacidade de geração de 1.400 MW, suficiente para fornecer energia limpa a 1,3 milhões de residências.
Este novo projeto se une aos já realizados anteriormente pela Navantia Seanergies e a Windar Renovables para a Iberdrola no Reino Unido, Alemanha e França, como parte de uma colaboração estratégica que supera 1 bilhão de euros em encomendas ao longo dos últimos dez anos.
Além disso, parte da fabricação deste projeto foi desenvolvida em paralelo ao parque eólico offshore Windanker (315 MW), também para a Iberdrola, nas águas do Mar Báltico, para o qual ambas as empresas fabricaram 21 monoestacas.