PARQUE EÓLICO 'OFFSHORE' BALTIC EAGLE

Baltic Eagle, nosso segundo grande projeto eólico 'offshore' na Alemanha, contará com aerogeradores MHI de 9,5 MW

O grupo Iberdrola escolheu a MHI Vestas Offshore Wind como fornecedora oficial das turbinas para o parque eólico offshore de Baltic Eagle. Localizado a 75 quilômetros da ilha de Rügen (Alemanha), essa nova instalação de 476 megawatts (MW) irá fornecer energia renovável para 475.000 lares.

Localização
Próximo à ilha de Rügen (mar Báltico)

Capacidade total instalada
476 MW

Entrada em operação
2023

Projeto
Baltic Eagle

O grupo Iberdrola escolheu a MHI Vestas Offshore Wind como fornecedora oficial das turbinas para o parque eólico offshore alemão Baltic Eagle, de 476 megawatts (MW) de capacidade instalada. O contrato inclui o fornecimento de, no máximo, 52 aerogeradores do modelo V174-9.5 MW, cuja entrega e instalação estão previstas para os anos de 2022 e 2023.

Com essa decisão, a Iberdrola reafirma seu compromisso com o desenvolvimento deste novo projeto renovável, localizado no mar Báltico alemão, a 75 km da costa da ilha de Rügen, e que ocupa uma superfície de 40 km2. O parque, que estará conectado à subestação de Lubmin através de dois novos cabos de alta tensão — que serão instalados pela operadora alemã 50Hertz —, será operado do porto de Mukran, na ilha de Rügen.

O projeto foi concedido à empresa em abril de 2018 na segunda licitação offshore convocada pela Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur). No verão, foram lançadas as campanhas geotécnica e geofísica — avaliadas em mais de 10 milhões de euros —, que serão concluídas em março de 2019 e serão fundamentais para a construção e operação dessa instalação renovável. Os dados obtidos vão determinar o projeto das fundações sobre as quais serão construídos, a uma profundidade de até 45 m, os aerogeradores e a subestação.

Todas as etapas necessárias para o projeto e para contratação dos principais componentes estão evoluindo de acordo com o cronograma estabelecido.

UM MEGAPROJETO NAS ÁGUAS DO MAR BÁLTICO

O Baltic Eagle é a segunda grande iniciativa de energia eólica offshore promovida pelo grupo Iberdrola na Alemanha, após a entrada em operação, no final de 2017, do parque eólico offshore de Wikinger (350 MW). A empresa também tem em desenvolvimento outra instalação offshore na Alemanha: Wikinger Süd (10 MW). As três instalações renováveis, situadas próximas à ilha de Rügen, darão lugar ao maior complexo eólico offshore no mar Báltico, com capacidade total instalada de 836 MW e investimento conjunto de 2,5 bilhões de euros.

O Baltic Eagle e o Wikinger serão capazes de produzir energia suficiente para cobrir 45% do consumo elétrico total de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e vão deixar de emitir 1,65 milhão de toneladas de CO2 por ano, contribuindo assim para o cumprimento dos objetivos fixados pela Alemanha de redução das emissões.