Notícia
2025-07-10 08:37:00.0 - 2025-07-10 08:37:00.0 UTC +02:00Masdar e Iberdrola anunciam acordo de 5,2 bilhões de euros para parque eólico offshore no Reino Unido e energização completa do projeto Baltic Eagle de 476 MW no Mar Báltico
- A maior transação de energia eólica offshore da década: Masdar e Iberdrola irão investir conjuntamente 5,2 bilhões de euros no projeto East Anglia THREE de 1,4 GW no Reino Unido, com cada empresa detendo 50% e governança compartilhada.
- Primeira joint-venture em operação: o projeto inaugural dessa parceria – Baltic Eagle (476 MW) na Alemanha – atingiu sua completa energização.
- Impulso estratégico: as empresas avançam com a aliança de 15 bilhões de euros para expandir a energia eólica offshore e o hidrogênio verde no Reino Unido, Alemanha e EUA.
A Masdar, líder global em energia limpa, e a Iberdrola, uma das maiores empresas de energia do mundo, alcançaram dois marcos importantes com um investimento conjunto de 5,2 bilhões de euros no parque eólico offshore East Anglia THREE, no Reino Unido – a maior transação de energia eólica offshore da década – e a energização completa do projeto Baltic Eagle de 476 MW na Alemanha.
Esses desenvolvimentos marcam um progresso significativo para atingir as metas de energia eólica offshore da Europa e do Reino Unido, além de avançar com a parceria estratégica de 15 bilhões de euros das empresas para acelerar a implementação de energia limpa em mercados-chave, como o Reino Unido, Alemanha e EUA.
Assinada em dezembro de 2023, a parceria Masdar-Iberdrola é uma das maiores alianças bilaterais no setor global de energia limpa. Juntas, essas iniciativas aceleram a expansão da energia eólica offshore na Europa e reafirmam o compromisso da Masdar e da Iberdrola de triplicar a capacidade renovável global até 2030.
Acordo de investimento conjunto no East Anglia THREE, no Reino Unido
A Masdar e a Iberdrola planejam coinvestir no parque eólico East Anglia THREE de 1,4 GW no Reino Unido, em uma transação de energia eólica offshore valorada em 5,2 bilhões de euros, a maior da década. Pelo acordo, cada empresa terá uma participação de 50% e governança compartilhada do ativo, que será fundamental para o avanço das ambiciosas metas de desenvolvimento de energia eólica offshore da Europa. Todas as condições precedentes foram cumpridas e a transação deve ser concluída em breve.
Além disso, em 9 de julho, foi assinado o financiamento do projeto East Anglia THREE com 24 bancos internacionais, no valor aproximado de 3,5 bilhões de libras – cerca de 4,1 bilhões de euros –. Com subscrição de 40%, a operação se torna uma das maiores transações desse tipo. O valor cobrirá uma parte substancial dos custos totais do projeto, estimados em aproximadamente 5,2 bilhões de euros, sem consolidar a dívida nos demonstrativos financeiros de nenhum dos parceiros.
Localizado ao largo da costa de Suffolk, no Reino Unido, o East Anglia THREE se tornará um dos dois maiores parques eólicos offshore do mundo quando iniciar sua operação no quarto trimestre de 2026, fornecendo energia limpa para 1,3 milhão de lares britânicos.
O projeto conta com segurança de receita a longo prazo por meio de um Contrato por Diferença (CfD) vinculado ao CPI, de 15 anos, concedido nas licitações AR4 e AR6 do Governo Britânico, além de um acordo de compra e venda de energia (PPA) com a Amazon, assinado em 2024. Durante a construção, serão gerados mais de 2.300 empregos, com 100 postos de trabalho de longo prazo ao longo da vida útil do projeto.
Energização completa do Baltic Eagle na Alemanha
A Masdar e a Iberdrola também celebraram a conclusão e a energização completa do parque eólico offshore Baltic Eagle, no Mar Báltico alemão.
Como o primeiro projeto concluído dentro da parceria estratégica, o parque eólico de 476 MW representa um grande avanço para apoiar as ambições de energia limpa da Alemanha, reforçando a liderança de ambas as empresas no desenvolvimento de energias renováveis. O projeto fornecerá energia renovável para cerca de 475.000 lares e reduzirá as emissões de CO₂ em aproximadamente 800.000 toneladas por ano.
O Baltic Eagle é o segundo de três grandes projetos de parques eólicos da Iberdrola na Alemanha, junto com o Wikinger (350 MW, em operação) e o Windanker (315 MW, em planejamento). Coletivamente, esses parques formam o Hub Báltico da Iberdrola.
O Baltic Eagle é o primeiro projeto da Masdar com a Iberdrola, o primeiro na Alemanha e resultou no maior financiamento da empresa em euros.
O Dr. Sultan Al Jaber, Ministro de Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos e Presidente da Masdar, afirmou: “A Masdar e a Iberdrola continuam criando uma das maiores e mais poderosas parcerias estratégicas em energia limpa para acelerar o crescimento da capacidade na Europa e em todo o mundo. A energia eólica offshore desempenhará um papel crucial na transformação energética global, e parques como o Baltic Eagle e o East Anglia THREE são avanços significativos em direção às metas de energia limpa em importantes países europeus. Com a demanda crescendo devido ao aumento exponencial da IA e ao surgimento dos mercados emergentes, projetos como esses nunca foram tão importantes.”
Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, disse: “Hoje, damos um passo importante em nossa parceria global com a Masdar. Acordos como este são vitais para acelerar a segurança energética, a competitividade e o cumprimento de metas climáticas ambiciosas. Com a Masdar, contamos com um sócio que compartilha nossa visão e compromisso.
“Unir forças com a Masdar no parque eólico offshore East Anglia THREE permitirá à Iberdrola acelerar seu foco estratégico no Reino Unido, onde estamos investindo 24 bilhões de euros até 2028 em redes de transmissão e distribuição e em energias renováveis, contribuindo para a implementação dos ambiciosos planos de eletrificação do governo britânico. A conclusão do Baltic Eagle representa um novo marco em nossa parceria, reforçando o compromisso da Iberdrola com a eletrificação e fortalecendo nossa presença no Mar Báltico.”
Mohamed Jameel Al Ramahi, CEO da Masdar, disse: “Esta parceria histórica reafirma nosso compromisso com a transformação energética da Europa e com o avanço das metas climáticas globais. Nossos investimentos conjuntos estratégicos com a Iberdrola no East Anglia THREE e no Baltic Eagle demonstram como parcerias transfronteiriças ambiciosas podem gerar um impacto transformador em grande escala. Juntos, estamos estabelecendo um novo padrão para a colaboração em energia eólica offshore e esperamos aprofundar essa parceria à medida que a Europa acelera suas metas de energia renovável.”
“Através dessa parceria, a Masdar está reafirmando seu compromisso de longa data com a transformação energética europeia. Desde nossa presença no Reino Unido, em 2008, até nossa crescente atuação na Alemanha, temos orgulho de fazer parte de alguns dos desenvolvimentos mais icônicos de energia renovável da região. Nossos coinvestimentos no East Anglia THREE e no Baltic Eagle exemplificam como a colaboração transfronteiriça pode acelerar o impacto em grande escala.”
A Masdar e a Iberdrola continuarão investindo conjuntamente em futuros projetos de energia limpa na Europa e em outros mercados. O trabalho para identificar outras oportunidades já está em andamento, com o valor total antecipado dos investimentos conjuntos em energia eólica offshore e hidrogênio verde, como parte da parceria, estimado em 15 bilhões de euros.
Enquanto a Masdar avança em direção à meta de 100 GW de capacidade global de energia limpa até 2030, sua presença na Europa continua crescendo e – após suas aquisições históricas em 2024 da Saeta Yield na Espanha e da TERNA ENERGY na Grécia – espera-se que contribua com até 30 GW de capacidade e apoie as metas de energia limpa da região. Além de sua parceria com a Iberdrola, a Masdar investiu em projetos de energia eólica e solar em mercados-chave da Europa, reforçando seu papel como um parceiro confiável e de longo prazo na região.
Em 2024, a Iberdrola investiu 17 bilhões de euros em redes elétricas e geração de energia renovável, promovendo ainda mais a eletrificação da economia e a autonomia energética, além de fomentar a competitividade e o emprego em todo o mundo. Desses investimentos, mais de 5,4 bilhões de euros foram aplicados em energias renováveis nas geografias centrais, adicionando 2.600 MW de capacidade para superar 44.000 MW de energia verde. A Iberdrola é líder do mercado europeu de PPA, assinando 1.250 MW de PPAs e ampliando os PPAs de longo prazo com parceiros-chave em 2024.