Notícia

2023-09-12 14:45:00.0

Instalamos as cinquenta monoestacas do parque eólico 'offshore' Baltic Eagle

  • A próxima etapa da construção do parque é a instalação das peças de transição, fabricadas pela Windar em Avilés.
  • Com uma capacidade instalada de 476 MW, o parque eólico offshore Baltic Eagle fornecerá energia renovável a aproximadamente 475.000 residências.

A Iberdrola instalou as cinquenta monoestacas do parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha. Com um diâmetro de 8,75 a 9 metros e um comprimento de 75 a 90 metros, as monoestacas garantem que as turbinas eólicas sejam ancoradas com segurança no fundo do mar.

O trabalho de construção segue seu cronograma e a próxima etapa será a instalação das cinquenta peças de transição, que foram fabricadas pela Windar em Avilés e atualmente estão armazenadas no porto de Mukran. Durante sua fabricação, foram criados cerca de 800 empregos e participaram cerca de 30 fornecedores do norte da Espanha.

A instalação do cabeamento interno, que, assim como a instalação das monoestacas, será realizada pela Van Oord, está programada para o final de 2023, para que o início as operações seja no final de 2024.

As monoestacas foram fabricadas em Rostock (Alemanha) pela EEW SPC. Um total de cinco países europeus colaboraram na construção do Baltic Eagle. Além de empresas espanholas, companhias da Alemanha, Dinamarca, Holanda e Bélgica estão participando das diferentes fases do parque.

Com uma capacidade de produção de 476 MW, o parque eólico offshore Baltic Eagle abastecerá aproximadamente 475.000 residências com energia renovável e reduzirá as emissões de CO2 em aproximadamente 800.000 toneladas por ano. O Baltic Eagle é o segundo de três projetos de grande escala na Alemanha.

Na costa do Báltico, a Iberdrola já opera o parque eólico Wikinger, de 350 MW, e está desenvolvendo o projeto Windanker, de 300 MW, que será concluído em 2026. Juntos, esses parques eólicos offshore formam o chamado Baltic Hub da Iberdrola, que terá uma capacidade total de mais de 1,1 GW em 2026, com um investimento combinado de cerca de 3,7 bilhões de euros.