Notícia

2023-02-23 18:30:00.0

Instalação da subestação marítima do Baltic Eagle é concluída com sucesso

A subestação marítima do parque eólico Baltic Eagle foi instalada com sucesso nas águas alemãs do Mar Báltico. A operação foi realizada pela Heerema Marine Contractors utilizando o navio de instalação Thialf.

A função da subestação é receber a eletricidade produzida pelas turbinas eólicas e transformar a tensão de 66 kV para 220 kV antes de conectá-la à rede. A manobra de instalação foi a maior operação de elevação do projeto Baltic Eagle, com um peso líquido total estimado de cerca de 4.200 toneladas. A Iberdrola inicia agora a fase de construção em alto mar, com a energização da subestação OSS e a instalação das monoestacas que permitirão que as turbinas eólicas sejam ancoradas no fundo do mar. As monoestacas foram fabricados pela EEW SPC em Rostock (Alemanha) e as peças de transição pela Windar em Avilés.

O escoamento da eletricidade na rede será feito através de dois cabos submarinos existentes que percorrem uma distância de 90 km até Lubmin onde se encontra o ponto de conexão à linha de transmissão operada pela empresa 50Hertz.

Em maio de 2021, a Iberdrola e a 50Hertz assinaram um acordo para cooperar na construção, instalação e funcionamento do OSS DO parque eólico offshore Baltic Eagle. A Iemants-Fabricom foi responsável pela fabricação de todos os elementos estruturais da subestação, a contratada offshore Heerema pelo transporte e instalação, e a Siemens Gas and Power pelo fornecimento dos principais equipamentos elétricos para a parte de baixa tensão gerenciada pela Iberdrola.

Iris Stempfle, diretora-geral da Divisão Offshore e CEO adjunta da Iberdrola Deutschland, disse: "A subestação offshore é um bloco tecnológico fundamental para o fornecimento de energia sustentável a centenas de milhares de residências, bem como para a descarbonização da indústria alemã. Estamos muito satisfeitos por esta conquista em estreita cooperação com a 50Hertz, como planejado".

Stefan Kapferer, CEO da 50Hertz: "O Mar Báltico ainda tem muito potencial e a 50Hertz, juntamente com parceiros como a Iberdrola, ajudará a atingir as metas de capacidade renovável alemã e europeia. Parabenizo todas as pessoas e empresas envolvidas pela instalação bem-sucedida da subestação do Baltic Eagle. Estamos agora mais perto de concluir o projeto de conexão da rede Ostwind 2". Ostwind 2 é o projeto de conexão dos parques eólicos offshore Arcadis Ost 1 e Baltic Eagle à rede de alta tensão alemã. Para transferir a energia dos dois parques eólicos, a 50Hertz está construindo três sistemas de cabos submarinos com uma capacidade total de transmissão de 750 megawatts (MW).

Gerando eletricidade verde para mais de meio milhão de residências

A subestação consiste em uma fundação e uma parte superior que abriga os transformadores e equipamentos elétricos. Sua fundação de aço de quatro patas pesa cerca de 2.900 toneladas e está ancorada no fundo do mar com duas estacas acionadas em cada sustentação. A cobertura consiste em um módulo fechado de cinco andares.

Como um dos elementos-chave do parque eólico Baltic Eagle, a subestação é responsável pela coleta e exportação de toda a eletricidade que este parque eólico deverá produzir, estimada em cerca de 1,9 TWh por ano. Esta produção será capaz de atender de forma sustentável a demanda de mais de meio milhão de residências e evitar a emissão de 800.000 toneladas de CO2 para a atmosfera a cada ano.

Promoção da indústria europeia de energia renovável e criação de empregos

O parque eólico offshore Baltic Eagle está localizado a nordeste da ilha de Rügen, na costa da Pomerânia, no Mar Báltico, e é planejado e operado a partir do porto local de Mukran, em Sassnitz. Com suas 50 turbinas eólicas de 9,5 MW cada, terá uma capacidade de 476 MW. Após a instalação das turbinas, o parque eólico estará operacional em 2024.

A Baltic Eagle é parte do Hub Báltico da Iberdrola no Mar Báltico. Juntamente com o Wikinger (350 MW) e o já planejado Windanker (300 MW), o Hub terá uma capacidade instalada de mais de 1,1 GW até 2026, sustentando o foco estratégico da empresa na região. 

A Iberdrola e a 50Hertz estão comprometidos com a transição energética alemã, promovendo o crescimento verde e a transformação sustentável das indústrias em toda a União Europeia, incluindo a reindustrialização e modernização dos estaleiros navais europeus. Trabalhando juntas, ambas as empresas contribuem para a criação de empregos de alta qualidade ao longo de toda a cadeia de valor das energias renováveis, desde o local na ilha de Rügen até contratados regionais em Mecklenburg-Vorpommern e fornecedores europeus como a Windar.