Notícia

26.07.2023

Masdar se une à Iberdrola para co-investir no parque eólico 'offshore' Baltic Eagle na Alemanha

Esse grande projeto ajudará a aumentar a segurança da energia verde na Europa, reduzirá as emissões de residências e empresas e apoiará milhares de empregos altamente qualificados

Ignacio Galán

Presidente executivo da Iberdrola

  • O parque eólico offshore Baltic Eagle, de 476 MW, está avaliado em 1,6 bilhão de euros, de acordo com os termos do contrato.
  • A empresa reafirma seu compromisso com a liderança eólica offshore, com 3.000 MW de projetos em construção ou garantidos, com custo zero no leito marinho.
  • A Masdar fortalece seu portfólio eólico global como parte de seu plano para expandir significativamente seu papel pioneiro nesse importante setor.
  • Tendo em vista que os Emirados Árabes Unidos sediarão a COP28, o investimento da Masdar contribui para o cumprimento do Acordo de Segurança Energética e Aceleração do Setor (ESIA) entre os Emirados Árabes Unidos e a Alemanha, assinado no ano passado.

A Masdar, grupo de energias renováveis dos Emirados de Abu Dhabi, assinou um acordo estratégico com a Iberdrola para co-investir no parque eólico offshore alemão Baltic Eagle, de 476 MW, no Mar Báltico. A Iberdrola deterá uma participação majoritária de 51% nos ativos e, assim, acelerará a independência energética na Europa.

Segundo os termos do acordo, a avaliação de 100% desse parque eólico chega a cerca de 1,6 bilhão de euros. A Iberdrola controlará e administrará os ativos, prestando serviços de operação e manutenção e outros serviços corporativos.  

O acordo foi assinado em Madri por Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, e pelo CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi, como parte de um compromisso mais amplo entre as duas potências de energia limpa. Ambas as partes consideram essa transação estrategicamente importante e um marco fundamental que fortalecem uma parceria que permitirá explorar mais oportunidades de investimento em energia renovável em diversas tecnologias e regiões.

O Baltic Eagle terá 50 turbinas eólicas de 9,53 MW de potência unitária em monoestacas, para uma produção anual de 1,9 TWh, o suficiente para atender de forma sustentável à demanda de 475.000 residências e evitar a emissão de 800.000 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.

Esse parque eólico, que deverá estar operacional até o final de 2024, conta com uma tarifa mínima regulada de 64,6 €/MWh nos primeiros 20 anos. Além disso, a instalação já vendeu 100% de sua produção em contratos de longo prazo.

Sua Excelência Sultan Al Jaber, Ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos (EAU), presidente da Masdar e presidente designado da COP28, disse: "Quando empresas com um longo histórico de pioneirismo em energia limpa unem forças, são criadas soluções duradouras para as pessoas e o planeta. Esse acordo histórico entre a Masdar e a Iberdrola aproveitará a abundante energia eólica da Alemanha no Mar Báltico e levará eletricidade a quase meio milhão de residências, além de reduzir as emissões. Enquanto os Emirados Árabes Unidos se preparam para sediar a COP28, alianças como essa mostram como podemos reduzir as emissões sem desacelerar o progresso”.

Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, disse: "Fornecer a energia limpa que o mundo precisa requer empresas com visão e compromisso que estejam dispostas a realizar grandes investimentos em novas infraestruturas. A Masdar oferece tudo isso para o Baltic Eagle. Esse grande projeto ajudará a aumentar a segurança da energia verde na Europa, reduzirá as emissões de residências e empresas e apoiará milhares de empregos altamente qualificados. A construção de parcerias de longo prazo com líderes sustentáveis como a Masdar ajudará a Iberdrola a continuar liderando a transição energética global”.

Sua Excelência Sultan Al Jaber e Ignacio Galán se reuniram no início deste mês. Antes dos Emirados Árabes Unidos sediarem a COP28, os dois discutiram a necessidade urgente de triplicar a capacidade global de energia renovável para garantir que as metas do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura global sejam atingidas.

Em setembro de 2022, os Emirados Árabes Unidos e a Alemanha assinaram um acordo para promover projetos de interesse conjunto em áreas como segurança energética, descarbonização e ação climática. O Acordo de Segurança Energética e Aceleração da Indústria (ESIA) assinado entre os dois países incluiu planos para a Masdar explorar oportunidades de energia eólica offshore no Mar Báltico para apoiar as metas de energia limpa da Alemanha. O acordo de hoje de 1,6 bilhão de euros com a Iberdrola contribui para esse objetivo.

A parceria estratégica entre a Masdar e a Iberdrola ajudará a promover as ambiciosas metas de desenvolvimento eólico offshore da Europa. Ao unir forças, duas empresas emblemáticas de energia limpa compartilharão conhecimentos e desenvolverão soluções inovadoras. Isso também pode permitir melhores práticas de gerenciamento de projetos e eficiências operacionais, o que acaba reduzindo os custos e tornando a energia eólica offshore mais competitiva.

Líder em energia eólica 'offshore' 

A Iberdrola tem 3.000 MW de projetos eólicos offshore em construção ou garantidos, com custos zero no fundo do mar graças à posição pioneira do grupo. A empresa está ajudando a apoiar a transição energética e a criar empregos na cadeia de suprimentos em todo o mundo.

No início de julho deste ano, a Iberdrola conectou à rede o parque eólico offshore de Saint-Brieuc, na França. É o primeiro projeto eólico offshore de grande escala a ser entregue na região da Bretanha.

Além disso, o projeto eólico offshore Vineyard Wind, nos Estados Unidos, está programado para entrar em operação no último trimestre de 2023. O parque eólico Baltic Eagle, na Alemanha, entrará em operação em 2024, e o East Anglia 3, no Reino Unido, e o Windanker, na Alemanha, iniciarão sua produção em 2026.

Esses projetos se somarão ao portfólio atual de 1.258 MW de projetos eólicos offshore em operação, incluindo West of Duddon Sands no Mar da Irlanda, Wikinger no Mar Báltico alemão e East Anglia One no sul do Mar do Norte.

Masdar, o impulsionador de energia limpa dos Emirados Árabes Unidos

Desde 2006, a Masdar tem sido pioneira no avanço do setor de energia limpa nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio e no resto do mundo.

Com projetos em 40 países, a Masdar fornece mais de 20 GW de energia, o suficiente para abastecer mais de 5,25 milhões de residências. Seu portfólio global de investimentos ultrapassa 30 bilhões de dólares (cerca de 27 bilhões de euros) e, em alguns casos, os projetos da Masdar estão levando eletricidade a lugares onde não havia anteriormente.

Juntamente com seus parceiros, a Masdar desenvolveu projetos históricos de energia renovável em todos os continentes. Entre eles estão a primeira usina de energia solar concentrada (CSP) do Oriente Médio, em Abu Dhabi, e o primeiro parque eólico offshore flutuante em escala comercial do mundo, na costa da Escócia. A Masdar também está desenvolvendo a maior usina de energia solar flutuante do Sudeste Asiático e avançando na construção do maior parque eólico da África, uma megainstalação eólica de 10 GW no Egito. Na América Central, seu projeto solar híbrido está levando eletricidade confiável a vilarejos pela primeira vez.

Parcerias para o crescimento 

Nos últimos meses, o grupo de energia firmou uma série de parcerias de longo prazo para impulsionar a descarbonização da economia: