Notícia

2023-05-31 13:18:00.0

Fechamos com o Norges Bank Investment Management uma parceria de 1.265 MW de renováveis na Espanha e negociamos mais de 500 MW de capacidade adicional

  • As companhias cumprem todos os requisitos legais para realizar a parceria, conforme comunicado à CNMV
  • As empresas estão trabalhando para expandir a parceria em mais de 500 MW de energia renovável na Península Ibérica
  • As duas empresas unem forças para acelerar a descarbonização na Espanha – onde a Iberdrola já tem quase 19.500 MW de energia renovável instalada e construirá mais 4.100 MW até 2025 – com a possibilidade de estendê-la a outros países no futuro

A Iberdrola fechou uma parceria estratégica com o fundo soberano norueguês, administrado pelo Norges Bank Investment Management, para coinvestir em 1.265 MW de nova capacidade renovável na Espanha – 20% eólicos e 80% fotovoltaicos. As duas empresas informaram hoje a Comissão de Valores Mobiliários da Espanha (CNMV) que possuem todos os requisitos legais para realizar essa parceria. As duas empresas unem forças para acelerar a descarbonização na Espanha, um acordo que poderia ser estendido a outros países no futuro. A Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% nos ativos.

De acordo com os termos da transação, a avaliação de 100% desse portfólio de ativos totaliza aproximadamente 1,225 bilhão de euros. A Iberdrola controlará e administrará os ativos, prestando serviços de operação e manutenção e outros serviços corporativos. No entanto, ambas as empresas já estão trabalhando para ampliar essa aliança estratégica com mais de 500 MW de ativos adicionais de energia renovável na Península Ibérica. 

Dos 1.265 MW, 137 MW estão operacionais – em Castela-Mancha e Aragão – enquanto os demais estão em desenvolvimento, distribuídos entre Andaluzia (358 MW), Extremadura (343 MW), Aragão (175 MW), Castela e Leão (102 MW), Madri (55 MW), Murcia (50 MW) e Castela-Mancha (45 MW). Esse portfólio renovável terá a capacidade de fornecer energia a mais de 700.000 residências por ano.

O sócio perfeito para coinvestir

O Norges Bank Investment Management, que administra o fundo soberano da Noruega, conta com ativos sob gestão de cerca de 1,4 trilhão de euros e participações em mais de 9.000 empresas. A companhia detém em média 1,4% de todas as empresas listadas em todo o mundo e 2,5% de todas as empresas listadas na Europa.

Além disso, o Norges Bank Investment Management é um dos principais acionistas da Iberdrola, com uma participação de mais de 3% há mais de sete anos. Como resultado desse relacionamento, o Norges Bank Investment Management decidiu fazer seu primeiro investimento direto em ativos renováveis na Espanha com a Iberdrola, a maior empresa de eletricidade da Europa por capitalização de mercado.

A Iberdrola e o Norges Bank Investment Management criam assim uma forte parceria entre dois sócios preferidos cujo compromisso poderia ser estendido a oportunidades adicionais renováveis em outros países.

Parcerias para crescer 

Nos últimos três anos, o grupo de energia assinou várias parcerias de longo prazo para impulsionar a descarbonização da economia:

Iberdrola e seu compromisso com a Espanha 

A Iberdrola reafirma seu compromisso com a transição energética na Espanha como líder em energia renovável, com cerca de 20.000 MW no final do primeiro trimestre de 2023, aos quais devem ser acrescentados seus ativos de rede e armazenamento. A empresa também planeja investir mais 6 bilhões de euros na Espanha até 2025, aumentando ainda mais os 85.000 empregos que mantém atualmente em sua cadeia de abastecimento. Em setembro, os ativos da Iberdrola totalizavam 170 bilhões de euros em todo o mundo.