Notícia

2023-03-02 08:31:00.0

Assinamos uma aliança estratégica com a bp para acelerar a implantação da mobilidade elétrica

Esta aliança estratégica permite avançar na eletrificação do transporte como elemento-chave para reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e aumentar a eficiência energética.

Ignacio Galán

Presidente Executivo da Iberdrola

 

  • As empresas planejam um investimento conjunto de 1 bilhão de euros em 11.700 pontos de recarga rápida, expandindo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na Espanha e em Portugal
  • A transação faz parte da estrutura de alianças previstas no Plano Estratégico 2023-2025 da Iberdrola
     

A Iberdrola e a bp assinaram hoje uma aliança estratégica para acelerar a transição energética na mobilidade sustentável

As empresas, que anunciaram sua intenção de formar uma joint venture em julho de 2022, planejam investir 1 bilhão de euros para implantar uma rede de 11.700 pontos de recarga rápida e ultrarrápida na Espanha e em Portugal. A assinatura desta aliança estratégica é um passo adiante na futura formação da joint venture, sujeita às aprovações regulatórias e concorrenciais necessárias, que, uma vez obtidas, são esperadas para a segunda metade de 2023.

Uma vez aprovada, a joint venture permitirá à Iberdrola e à bp expandir significativamente a infraestrutura de recarga pública rápida de veículos elétricos para acelerar a expansão de veículos elétricos na Espanha e em Portugal.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, declarou que "esta aliança estratégica permite avançar na eletrificação do transporte como elemento-chave para reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e aumentar a eficiência energética. A Iberdrola e a bp contribuem com este acordo com a implantação de veículos elétricos e ao desenvolvimento industrial na Espanha".

Bernard Looney, CEO da bp, disse: "Acordos como este podem ajudar as pessoas e as empresas a descarbonizar o quanto antes. Reunindo nossos recursos e nossa experiência, podemos implantar soluções de mobilidade com menor emissão de carbono em escala para nossos clientes”. "Temos grande respeito pela Iberdrola, que foi uma das primeiras empresas a liderar a transição energética, e acredito que este acordo trará benefícios significativos tanto para nossos clientes quanto para nossos parceiros", destacou. 

Este acordo prevê a instalação e operação de 5.000 pontos de recarga rápida até 2025, com cerca de 11.700 pontos a serem alcançados até 2030. Para atingir este objetivo, a bp e a Iberdrola contribuirão com seus pontos de recarga rápida, atuais e futuros, para esta joint venture.

As duas empresas estão colaborando para desenvolver soluções conjuntas de recarga pública e doméstica no Reino Unido. 

A joint venture maximizará as capacidades de ambas as empresas para atender a todas as necessidades dos usuários de veículos elétricos. 

A Iberdrola lidera a infraestrutura de recarga pública na Espanha e Portugal com mais de 3.500 pontos em funcionamento e outros em desenvolvimento, que utilizam energia renovável para conseguir a descarbonização do transporte, atendendo a mais de 100.000 usuários. Também oferece soluções para os usuários de veículos elétricos: recarga residencial, comercial e pública, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado (eletrificação de ônibus e caminhões). 

O objetivo da bp é expandir rapidamente seus pontos de recarga de veículos elétricos em todo o mundo e continuar a investir em uma infraestrutura de recarga rápida e ultrarrápida. Os motoristas de veículos elétricos já podem acessar a rede europeia da bp de mais de 10.000 pontos de recarga, principalmente no Reino Unido e na Alemanha. 

A joint venture utilizará parte da extensa rede de estações de serviço da bp como centros de recarga de veículos elétricos na Espanha e em Portugal.