Notícia

2022-07-28 05:58:00.0

Iberdrola e bp chegam a um acordo para acelerar a implantação de infraestruturas de recarga e a produção de hidrogênio verde

  • Iberdrola e bp chegam a um acordo estratégico para contribuir para a descarbonização do transporte e da indústria. 
  • As empresas planejam um investimento conjunto de 1 bilhão de euros em 11.000 pontos de recarga rápida, expandindo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da mobilidade elétrica na Espanha e em Portugal.
  • As empresas incluem em seu plano o desenvolvimento conjunto de projetos de hidrogênio verde em larga escala na Espanha, Portugal e Reino Unido, abertos a outras geografias, com o objetivo de atingir uma capacidade de produção de 600.000 toneladas por ano, integrada com o desenvolvimento de novas capacidades renováveis. 

A Iberdrola e a bp anunciaram hoje seu plano de estabelecer uma aliança estratégica com o objetivo de acelerar a transição energética. As empresas colaborarão para expandir significativamente a infraestrutura pública de recarga de veículos elétricos para incentivar o uso de veículos elétricos, bem como para desenvolver centros de produção de hidrogênio verde em larga escala na Espanha, Portugal e Reino Unido.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, disse que "com este acordo, continuamos progredindo na descarbonização e na autossuficiência energética através da eletrificação de dois setores fundamentais da nossa economia: os transportes e a indústria. A dimensão deste desafio exige parcerias entre empresas como a Iberdrola e a bp, que possuem a tecnologia e o conhecimento necessários para ajudar a acelerar o desenvolvimento industrial na Europa e, ao mesmo tempo, gerar bem-estar e novas oportunidades para todos através de energias limpas".

Bernard Looney, CEO da bp, disse: "Desenvolver as soluções energéticas de baixo carbono que nossos clientes exigem requer a integração de diferentes tecnologias, capacidades e formas de energia, e podemos alcançar isso mais rapidamente e em maior escala trabalhando em parceria com os outros”. 

"Esperamos que o acordo estratégico com a Iberdrola se torne um exemplo claro disso: das renováveis aos grandes projetos de engenharia, dos clientes à digitalização, temos a especialização e as capacidades complementares necessárias. Trabalhando juntos, podemos oferecer soluções inovadoras que enfrentem o desafio da descarbonização em escala para acelerar a transição energética", acrescentou o executivo da bp.

Acelerando a recarga rápida de veículos elétricos

A Iberdrola e a bp planejam formar uma joint venture com um plano de investimento de até 1 bilhão de euros para implantar uma rede de 11.000 pontos de recarga pública rápida e ultrarrápida em locais de alta demanda na Espanha e Portugal, expandindo significativamente o acesso à recarga tanto para veículos de passageiros quanto para frotas de veículos pesados e furgões, acelerando assim a mobilidade elétrica. 

O plano é instalar e operar 5.000 pontos de recarga rápida até 2025 e atingir a meta de 11.000 até 2030. Para conseguir isso, a bp e a Iberdrola propõem incluir nesta joint venture seus atuais e futuros centros de recarga rápida.

As duas empresas estão colaborando para desenvolver soluções conjuntas para a recarga pública e doméstica no Reino Unido.

A Iberdrola oferece serviços completos de mobilidade para cobrir todas as necessidades dos usuários de veículos elétricos: residencial, comercial e de recarga pública, incluindo soluções para o transporte urbano e pesado (eletrificação de ônibus e caminhões). 

A Iberdrola lidera a infraestrutura de recarga pública na Espanha e Portugal com mais de 2.500 pontos em operação e alguns outros em desenvolvimento, que utilizam energia renovável para descarbonizar o transporte do início ao fim. 

A bp busca expandir rapidamente seus pontos de recarga de veículos elétricos a nível mundial e continuar investindo em uma infraestrutura de recarga rápida e ultrarrápida. Os motoristas de veículos elétricos já podem acessar a rede europeia da bp de mais de 10.000 pontos de recarga, principalmente no Reino Unido e na Alemanha.

A bp planeja utilizar parte de sua extensa rede de 1.300 estações de serviço como centros de recarga para a joint venture na Espanha e Portugal. Desta forma, os motoristas poderão carregar seus veículos elétricos em estações seguras com acesso a serviços adicionais de conveniência.

Produção integrada de hidrogênio verde em grande escala

As empresas planejam formar uma joint venture para a produção integrada de hidrogênio verde em larga escala na Espanha, Portugal e Reino Unido, bem como a produção de seus derivados, como amônia verde e metanol, com potencial para exportação para o norte da Europa.

Esta parceria estratégica combinará a expertise globalmente reconhecida da Iberdrola como líder no desenvolvimento de energias renováveis e sua base global de clientes com a expertise da bp em sistemas de gás e processos, marketing e sua carteira de clientes a nível mundial.

O objetivo das empresas é desenvolver conjuntamente instalações de produção de hidrogênio na Espanha, Portugal e Reino Unido, com uma capacidade de até 600.000 toneladas por ano, integrando novas capacidades de energia renovável.

O projeto de hidrogênio verde na refinaria Castellón da bp fará parte do acordo. As duas empresas, juntamente com o Instituto Tecnológico de la Energía, submeteram o projeto Castellón à chamada PERTE do governo espanhol para a cadeia de valor do hidrogênio.

Da mesma forma, projetos industriais em desenvolvimento pela Iberdrola e bp, assim como novos projetos, farão parte do acordo.

Com base nessa colaboração na Espanha, Portugal e Reino Unido, a Iberdrola e a bp pretendem explorar oportunidades futuras potenciais para a produção de hidrogênio verde em outras geografias.

O objetivo é finalizar a formação de ambas as joint ventures até o final de 2022, sujeito às aprovações regulamentares necessárias.

Acesso a informação legal