Notícia

2022-09-14 07:15:00.0

O grupo detém uma participação majoritária de 51% neste parque eólico offshore, seu primeiro parque eólico operacional na Alemanha

Iberdrola vende 49% do Wikinger à EIP por 700 milhões para impulsionar sua carteira eólica 'offshore'

  • A empresa reafirma seu compromisso com a liderança da energia eólica com 3.000 MW em construção e 4.000 MW garantidos, e um grande pipeline de projetos em desenvolvimento

A Iberdrola assinou um acordo com a Energy Infrastructure Partners (EIP) para a venda por 700 milhões de euros de uma participação de 49% no parque eólico offshore Wikinger, que a empresa opera em águas alemãs no Mar Báltico. Esta transação representa, portanto, a entrada de um novo parceiro nesta instalação renovável, na qual a Iberdrola deterá uma participação majoritária de 51%.

Sob os termos da transação, a valorização de 100% do Wikinger totaliza aproximadamente 1,425 bilhão de euros. A Iberdrola, que continuará controlando e administrando o ativo, seguirá fornecendo operação e manutenção e outros serviços corporativos para a empresa.

A empresa presidida por Ignacio Galán decidiu se associar à Energy Infrastructure Partners, uma empresa suíça líder em investimentos em infraestrutura voltada para a transição global de energia, dado seu histórico de sucesso como acionista de longo prazo no setor e sua experiência em infraestrutura e tecnologia renovável.

Wikinger é um dos projetos operacionais mais emblemáticos da Iberdrola como o primeiro parque eólico offshore que o grupo desenvolveu sozinho. Desde sua entrada em operação em 2018, com uma capacidade instalada de 350 megawatts (MW), tem fornecido aproximadamente 350.000 residências alemãs.

Com esta transação, a Iberdrola está progressando no cumprimento de seu plano de rotação de ativos, o que lhe permitirá financiar novos projetos renováveis em desenvolvimento.

Iberdrola, firmemente comprometida com a energia eólica 'offshore'

A Iberdrola reafirma seu compromisso com a energia eólica offshore, com quase 1.300 MW de capacidade offshore em operação até o final de junho de 2022. Além disso, tem 3.000 MW em construção, outros 4.000 MW garantidos e uma extensa carteira de projetos em desenvolvimento.

Atualmente, o grupo já possui dois parques eólicos offshore em operação: West of Duddon Sands e East Anglia One, que iniciaram suas operações em 2017 e 2020, respectivamente, e que estão localizados no Reino Unido.

Nos Estados Unidos, a Iberdrola já está promovendo o maior parque eólico offshore de larga escala do país: o Vineyard Wind. Localizado ao largo da costa do estado de Massachusetts, seus 800 MW de potência serão capazes de atender às necessidades energéticas de 1 milhão de residênncias. No total, a Iberdrola tem aproximadamente 5.000 MW de projetos eólicos offshore em desenvolvimento nos Estados Unidos, incluindo, além de Vineyard Wind, Park City Wind com 804 MW e Commonwealth Wind com 1.232 MW.

Na Alemanha, o grupo iniciou a construção do Baltic Eagle no Mar Báltico, com uma capacidade total de 476 MW. No próximo ano, será iniciada a construção do Windanker com 308 MW de capacidade.

Estes novos parques eólicos se juntam ao Saint-Brieuc, em águas francesas, que deverá entrar em operação em 2023 A instalação terá uma capacidade de 496 MW e estará localizado ao largo da costa da Bretanha, a 20 quilômetros da costa.

A carteira global de projetos eólicos offshore da Iberdrola inclui uma ampla gama de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento em geografias como o Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda e Suécia, juntamente com uma carteira de desenvolvimento em expansão em países como Japão, Taiwan, Filipinas e Coréia do Sul.