Energia solar fotovoltaica
Comprometidos com a energia solar fotovoltaica
Promovemos a energia solar fotovoltaica. Na Iberdrola, estamos comprometidos com a luta contra as mudanças climáticas, o que nos levou a apostar nas energias renováveis para tornar a transição energética uma realidade.
Como parte dos planos de crescimento em energias limpas, a tecnologia solar fotovoltaica será apoiada por 18 % dos investimentos destinados às energias renováveis no Plano Estratégico 2024-2026, o que aumentará a capacidade solar instalada em cerca de 2.100 MW, com uma carteira de 1.900 MW. No final dos primeiros nove meses de 2024, a Iberdrola já conta com 7.470 MW de energia fotovoltaica.
O que é energia fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no denominado efeito fotoelétrico, através do qual determinados materiais são capazes de absorver fótons (partículas luminosas) e liberar elétrons, gerando corrente elétrica.
Para isso, se utiliza um dispositivo semicondutor denominado célula solar ou célula fotovoltaica, que pode ser de silício monocristalino, policristalino ou amorfo, ou outros materiais semicondutores de camada fina. As células de silício monocristalino são obtidas a partir de um único cristal de silício puro e alcançam a máxima eficiência, entre 18 % e 20 % em média.
As células de silício policristalino são elaboradas em bloco a partir de vários cristais, sendo portanto mais baratas e têm uma eficiência média que se situa entre 16 % e 17,5 %. Finalmente, as células de silício amorfo têm uma rede cristalina desordenada, o que implica um pior desempenho (eficiência média entre 8 % e 9 %), assim como um preço inferior.
Vantagens da energia solar fotovoltaica
Ideal para zonas rurais
Um sistema adequado para lugares onde as linhas elétricas não chegam ou são difíceis de instalar
Armazenável
Permite a instalação de baterias para armazenar o excedente de eletricidade
Mais informaçãoModulável conforme a necessidade
Pode ser produzida em instalações de geradores pequenos e em grandes usinas
Empregos verdes
Contribui para a criação de empregos verdes e para o crescimento da economia local
Mais informaçãoEnergia fotovoltaica, fundamental na luta contra as mudanças climáticas
Como funcionam as usinas fotovoltaicas?
A energia solar fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. Trata-se de um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente que pode ser produzida em instalações que vão desde pequenos geradores para autoconsumo até grandes usinas fotovoltaicas. Descubra como a energia fotovoltaica é obtida.
- Graças ao efeito fotoeléctrico, a radiação eletromagnética emitida pelo sol se converte em energia elétrica
- The alternating electric energy, now suitable for consumption, is distributed along transmission lines
- Os panées fotovoltaicos são formados por células que absorvem as partículas de luz (fótons) e liberma elétrons ou corrente elétrica contínua
- A energia elétrica contínua gerada pelos painéis é transformada em corrente alternada graças aos inversores
- Os transformadores elevam a energia para a média tensã (até 36 kV)
Nossos projetos mais emblemáticos de energia solar fotovoltaica
Deseja trabalhar conosco?
O que é autoconsumo fotovoltaico
O autoconsumo fotovoltaico ocorre quando pessoas ou empresas consomem energia produzida em instalações de geração fotovoltaica próximas ao ponto de consumo. Além dos próprios painéis solares, as instalações de autoconsumo fotovoltaicas estão compostas por outros elementos como inversores, cabos, conectores e, opcionalmente, baterias. Esta forma de consumo, além de significar uma poupança na conta de luz, também ajuda a frear as mudanças climáticas, pois utiliza energias renováveis.
Existem duas modalidades de autoconsumo fotovoltaico, dependendo do destino da energia que o proprietário da instalação não utiliza: autoconsumo sem excedentes, que não envolve a descarga de energia excedente na rede; e autoconsumo com excedentes, que permite a injeção da energia que sobra na rede de transmissão.
Mais sobre energia solar
O que é energia solar?
A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável que nos permite gerar eletricidade a partir da radiação solar que chega até nós. Apostar na energia solar significa apostar na luta contra as mudanças climáticas e acelerar a descarbonização.
Descubra a energia solarO que é energia solar?
A energia solar é uma fonte renovável e inesgotável que nos permite gerar eletricidade a partir da radiação solar que chega até nós. Apostar na energia solar significa apostar na luta contra as mudanças climáticas e acelerar a descarbonização.
Descubra a energia solarArtigos dos nossos autores
-
- ANTARES: aceleramos o desenvolvimento de energias renováveis
Ester CámaraEstefanía Segovia
- ANTARES: aceleramos o desenvolvimento de energias renováveis
-
A Iberdrola obteve a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável para o desenvolvimento de um dos maiores projetos fotovoltaicos em Castela e Leão, que será localizado no município de Villalba de Guardo, na província de Palencia. Essa nova...
O grupo Iberdrola planeja instalar no Brasil, através de sua filial Neoenergia, a primeira usina fotovoltaica flutuante da empresa no mundo. O projeto será construído no espelho d’água do Açude do Xaréu, na ilha de Fernando de Noronha,...
-
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Iberdrola assinaram um novo acordo para acelerar a transição energética de Portugal através do desenvolvimento de novas capacidades de energia renovável. O banco da UE concederá um empréstimo verde de...
A Iberdrola concluiu a construção da central fotovoltaica Conde, no concelho de Palmela, distrito de Setúbal. Com 13,5 megawatts (MW) de potência instalada, o parque evitará a emissão para a atmosfera de 6 mil toneladas de CO2/ano. A...
- Facebook A Iberdrola termina a construção do parque fotovoltaico de Conde e avança com mais 146 MW solares
- Twitter A Iberdrola termina a construção do parque fotovoltaico de Conde e avança com mais 146 MW solares
- Linkedin A Iberdrola termina a construção do parque fotovoltaico de Conde e avança com mais 146 MW solares
-
A Iberdrola iniciou os trâmites para a construção de um de seus projetos fotovoltaicos em Castela e Leão (Espanha), o da nova usina fotovoltaica de Villarino, que envolverá a instalação de 50 MW de energia verde. Essa infraestrutura, uma vez em operação, irá gerar energia limpa suficiente para abastecer uma população equivalente a 27.000 residências, evitando a emissão de 12.000 t CO₂/ano na atmosfera.
- Facebook Iberdrola reforça seu compromisso com Castela e Leão com uma nova usina fotovoltaica em Villarino
- Twitter Iberdrola reforça seu compromisso com Castela e Leão com uma nova usina fotovoltaica em Villarino
- Linkedin Iberdrola reforça seu compromisso com Castela e Leão com uma nova usina fotovoltaica em Villarino
Como parte do nosso compromisso com as energias renováveis na Espanha, iniciamos as operações de duas usinas fotovoltaicas em Cedillo, na Extremadura, com uma capacidade instalada combinada de 100 MW, que se juntarão a uma nova usina de 375 MW atualmente em construção. Estas instalações foram projetadas para causar o menor impacto ambiental possível.
- Facebook Usinas fotovoltaicas em Cedillo: um desafio de engenharia com o mínimo impacto ambiental
- Twitter Usinas fotovoltaicas em Cedillo: um desafio de engenharia com o mínimo impacto ambiental
- Linkedin Usinas fotovoltaicas em Cedillo: um desafio de engenharia com o mínimo impacto ambiental