ODS 4: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A Iberdrola aposta na educação como eixo de transformação da sociedade

#sociedade #transformação social #ação social

No âmbito de seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o grupo Iberdrola aposta na educação de qualidade, inclusiva e equitativa. Alcançar esse objetivo exige promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA O ODS 4: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 Investimento de 8,8 milhões de euros no Programa Internacional de Bolsas de Mestrado e ajudas à pesquisa em 2019.

 Incentivo à capacitação corporativa com 55 horas de treinamento por funcionário em 2019.

 Projetos de voluntariado corporativo e o trabalho das diferentes fundações.

 Acordos de colaboração com as principais universidades nos territórios onde a Iberdrola está presente.

 Apoio à educação, à transferência tecnológica e à universalização dos serviços energéticos mediante diferentes cátedras das universidades.

 O Campus Iberdrola, modelo de sustentabilidade e eficiência energética, se consolida como centro de conhecimento e inovação internacional orientado para incentivar o talento e aberto a empresas e profissionais.

 Na Espanha dispomos de mais de 70 medidas para concretizar a conciliação da vida profissional e pessoal.
 

Programa Internacional de Bolsas de Mestrado 2020
Ilumine o seu futuro!

O QUE É O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

A educação de qualidade é fundamental para alcançar uma mobilidade social e econômica ascendente. Conforme dados da ONU, durante os últimos 10 anos houve grandes avanços no que se refere ao acesso à educação e ao índice de matrículas nas escolas em todos os níveis, especialmente para as meninas. No entanto, apesar disso, aproximadamente 260 milhões de crianças ainda estavam fora da escola em 2018.

Em 2020, como consequência da pandemia da COVID-19, a maior parte dos países anunciou o fechamento temporário das escolas, o que afetou mais de 91 % dos estudantes em todo o mundo. Em abril de 2020, cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens estavam fora da escola.

Além disso, com o objetivo de proteger e garantir o acesso a uma aprendizagem contínua, no último mês de março de 2020 a UNESCO lançou a Coalizão Mundial para a Educação COVID-19. Trata-se de uma parceria multisetorial entre o sistema das Nações Unidas, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e associados de TI para desenvolver e implantar soluções inovadoras.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE O ODS 4: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE?

Uma educação de qualidade é o principal motor para sair do ciclo da pobreza, pois ajuda a empoderar as pessoas para que tenham um estilo de vida mais sustentável e saudável, beneficiando a sociedade como um todo. Por esse motivo, garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade é o ODS 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, aprovado em setembro de 2015 como parte da Agenda 2030.

A IBERDROLA COM OS ODS

CHAVES PARA ENTENDER O ANALFABETISMO NO MUNDO

A QUEM AFETA?

758 milhões de adultos

(maiores de 15 anos) não sabem ler nem escrever.

13,7 % são jovens entre 15 e 24 anos,

onde dois de cada três são mulheres.

COMO SE DISTRIBUI NO MUNDO?

Os 10 países com maior porcentagem de analfabetismo

se concentram na Ásia (62,6 %), sendo o sul a pior parte (onde 49 % são analfabetos), e el 27 % na África Subsariana — en milhares —:

300

250

200

150

100

50

0

Índia

Paquistão

Bangladesh

Afeganistão

R.D. Congo

Niger

Tanzânia

Irã

Nepal

Burkina Faso

PRINCIPAIS CAUSAS

Falta de instalações educativas adequadas para todas as necessidades das crianças, falta de motivação e qualificação dos docentes e pouca oferta de bolsas estudantis, o que provoca que muitos jovens e adultos não possam pagar seus estudos.

COMO PODEMOS ACABAR COM ELA?

Devemos investir mais recursos para construir e adequar as instalações educativas, aumentar a motivação e dar formação profissional aos docentes e oferecer mais bolsas de estudo.

 

 VER INFOGRÁFICO: Fatores-chave para entender o analfabetismo no mundo [PDF]

METAS DO ODS 4: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A UNESCO garante que dentro de 15 anos ainda existirá analfabetismo, portanto não se alcançará uma taxa de alfabetização mundial de 100 %. Contudo, as metas fixadas para 2030 são:

  • Garantir que todos os meninos e meninas completem o ensino primário e secundário, que deve ser gratuito, equitativo e de qualidade.
  • Garantir que todos os jovens e uma proporção considerável dos adultos estejam alfabetizados e adquiram conhecimentos básicos de matemática.
  • Aumentar o número de jovens e adultos que tenham as habilidades necessárias para ter acesso ao emprego, ao trabalho decente e ao empreendedorismo.
  • Garantir a igualdade de acesso em todos os níveis de ensino e formação profissional para os mais vulneráveis.