Iêmen
Iraque
Pakistão
Síria
Rep. Dem.
Congo
Irã
Chade
Arábia Saudita
Líbano
Omã
#ação social #sociedade #igualdade de gênero
Iberdrola está firmemente comprometida em alcançar o objetivo estipulado pelas Nações Unidas em relação à igualdade de gênero e ao empoderamento de todas as mulheres e meninas. Pelo terceiro ano consecutivo, a companhia foi reconhecida por suas políticas de igualdade de oportunidades e de gênero de acordo com o índice Gender-Equality Index 2020 da Bloomberg.
Manter um compromisso firme com nosso capital humano como principal ativo
Manter um âmbito favorável nas relações trabalhistas, tomando como base a igualdade de oportunidades, a não discriminação e o respeito pela diversidade.
Promover a igualdade salarial entre homens e mulheres, contemplando uma remuneração idêntica pelo mesmo trabalho desempenhado e fazendo a revisão salarial com critérios comuns para ambos os gêneros. Atualmente, a remuneração média total dos homens não é superior à das mulheres e a Iberdrola pretende que em 2025 a desigualdade salarial seja inferior a 2 %. Além disso, a companhia se comprometeu a aumentar a presença feminina em cargos de relevância com o objetivo de aumentar a porcentagem de mulheres na direção para 30 % (em relação aos 20 % atuais).
Apoio financeiro que promova políticas de igualdade em âmbito regional.
Ampliação do Programa Universo Mulher para promover e desenvolver o esporte praticado por mulheres.
Promovemos a conciliação da vida profissional e familiar de nossos funcionários e estamos na vanguarda das empresas espanholas.
É uma é uma empresa de referência no Ibex 35 em presença de mulheres no Conselho de Administração.
Aderida desde 2019 aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women's Empowerment Principles) da ONU.
Reconhecida por suas políticas de igualdade de oportunidades e de gênero de acordo com o índice Gender-Equality Index 2020 da Bloomberg, pelo terceiro ano consecutivo.
A Elektro, distribuidora do grupo Neoenergia*, recebeu pelo quarto ano consecutivo o prêmio de Melhor Empresa para Trabalhar da América Latina, concedido pela consultoria Great Place to Work (GPTW).
A igualdade de gênero é um direito humano fundamental, assim como é um dos fundamentos essenciais para continuar construindo um mundo pacífico, próspero e sustentável, tal como afirma a ONU.
Durante as últimas décadas houve alguns avanços, tal como a escolarização paulatina de mais meninas, o que se traduz na redução de casamentos precoces ou na presença de mais mulheres em cargos parlamentares ou cargos de direção. Nesse sentido, as leis estão sendo reformuladas para incentivar a igualdade de gênero. Apesar disso, ainda existem dificuldades e dados que indicam que resta muito caminho a percorrer. Por exemplo, conforme dados das Nações Unidas as mulheres continuam estando sub-representadas em todos os níveis de liderança política, e 1 de cada 5 mulheres e meninas de 15 a 49 anos afirma ter sofrido violência sexual ou física por parte de um parceiro íntimo em um período de 12 meses.
Baseando-se nos dados da ONU, o sexo feminino representa a metade da população mundial, o que significa a metade do potencial humano mundial. Se conseguíssemos melhorar a qualidade de vida e uma igualdade de gênero real, teríamos vários benefícios que repercutiriam globalmente em toda a sociedade.
Um trabalho decente, direitos básicos e uma série de regulamentações com base no salário provocaria uma melhoria na educação e na saúde, algo que no longo prazo teria reflexos positivos nas meninas e naqueles que dependem delas (ODS 2, 3 e 4).
Os 10 países com maior desigualdade de gênero ficam no Oriente Médio e norte da África (61 % de paridade); seguido pelo sul da Ásia (66 % de paridade).
80
60
40
20
0
VER INFOGRÁFICO: Fatores-chave para entender a desigualdade de gênero no mundo [PDF]
Em âmbito mundial, como sociedade, conseguimos uma série de avanços em relação à igualdade de gênero desde o começo do século, no entanto, ainda resta muito trabalho a fazer. Por isso, as metas para 2030 são:
* Empresa onde a Iberdrola S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação.