-
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, mais conhecida como COP30, será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025 em Belém, no estado do Pará (Brasil).
O sucesso da descarbonização e da transição para um consumo maioritário ou total de energias renováveis depende da sua estabilidade ao longo do dia. Dessa maneira, não basta somente otimizar a produção de energias verdes, mas também é necessário aperfeiçoar seu armazenamento para poder controlar sua entrada na rede elétrica e evitar problemas decorrentes da sua natureza intermitente. É aqui que entram em jogo as soluções de armazenamento de energia, como os sistemas BESS (Battery Energy Storage System) de baterias ou o armazenamento térmico, cuja utilização combinada ajudará a renovar a rede atual para garantir uma utilização maioritária de energias limpas.
-
A cidade de Nova York sedia a XVII edição da Semana do Clima (21 a 28 de setembro) sob o lema Power On, que pode ser traduzido como “ligar”, “ativar” ou “colocar em funcionamento” e reflete o impulso e o progresso contínuos na luta contra as mudanças climáticas.
O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB) criou em 2015 a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), um grupo de trabalho com o objetivo de desenvolver padrões consistentes de divulgação para as empresas. A TCFD evoluiu até se tornar a regulamentação global sobre divulgação financeira relacionada ao clima.
-
Facebook Comprometidos com a transparência na gestão dos riscos e oportunidades decorrentes das mudanças climáticas
-
Twitter Comprometidos com a transparência na gestão dos riscos e oportunidades decorrentes das mudanças climáticas
-
Linkedin Comprometidos com a transparência na gestão dos riscos e oportunidades decorrentes das mudanças climáticas
-
Whatsapp
-
-
Organismos como a Agência Internacional de Energia (IEA) consideram que a tecnologia de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS, na sigla em inglês) é fundamental para atingir as metas de emissões líquidas zero e combater as mudanças climáticas. Essa tecnologia não apenas ajuda a reduzir as emissões, mas também permite que o CO2 seja reutilizado em setores como a construção e a produção de combustíveis sintéticos