Notícia
2025-11-06 17:28:00.0 - 2025-11-06 17:28:00.0 UTC +01:00Ignacio Galán participa da cúpula de chefes de Estado e de Governo da COP30 no Brasil
- O presidente executivo da Iberdrola é um dos 10 executivos de grandes empresas globais que, juntamente com mais de 50 líderes mundiais, estarão presentes na cúpula organizada pelo presidente do Brasil, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro na cidade de Belém.
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, participa nos dias 6 e 7 de novembro da cúpula de chefes de Estado e de Governo convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2025 (COP30), que será realizada em Belém, no Brasil.
Entre os chefes de Estado e de Governo confirmados, além do presidente do Brasil, estão os líderes da Alemanha, França e Reino Unido. Também participarão a presidente da Comissão Europeia, o secretário-geral das Nações Unidas e dirigentes de organizações internacionais como a Agência Internacional de Energia e o Banco Mundial.
Nas sessões desse encontro serão abordados os principais temas de interesse da COP, como a transição energética, na qual Ignacio Galán defenderá o papel dos investimentos em redes elétricas, a expansão das energias renováveis e o impulso do armazenamento como ferramenta para reforçar a segurança e a autonomia energética, gerar oportunidades de crescimento, emprego e indústria e, além disso, avançar no cumprimento dos objetivos climáticos.
A presença de Galán neste fórum internacional, para o qual é convidado desde a COP de Copenhague, em 2009, ressalta o compromisso da Iberdrola com a colaboração global para enfrentar os grandes desafios sociais do século XXI.
Noronha Verde: energia limpa para um paraíso natural
No sábado, 8 de novembro, Ignacio Galán participará da apresentação do projeto Noronha Verde, promovido pela filial da Iberdrola no Brasil, a Neoenergia, em parceria com os governos do Brasil e de Pernambuco. O projeto transforma a ilha de Fernando de Noronha na primeira ilha oceânica habitada da América Latina com um modelo energético 100% sustentável. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e da governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra.
A Iberdrola, através de sua filial Neoenergia, é a maior empresa de energia elétrica do Brasil em número de clientes, com presença em 18 estados e ativos no valor de 18 bilhões de euros. Conta com 4.200 megawatts de capacidade instalada e atende cerca de 40 milhões de pessoas.
Como parte de seu novo plano, o Grupo destinará cerca de 7,3 bilhões de euros ao Brasil nos próximos cinco anos.