Pasar al contenido principal

Notícia

2025-07-16 12:10:00.0 - 2025-07-16 12:10:00.0 UTC +02:00

Iberdrola assina linha de crédito de 2,5 bilhões de euros com 32 bancos internacionais

  • A operação foi superada em 45%, o que demonstra a capacidade da empresa de mobilizar capital e sua posição como referência entre as principais instituições financeiras do mundo.
  • A empresa de energia elétrica continua reforçando sua liquidez e diversificando suas fontes de financiamento em um cenário de crescentes oportunidades de investimento.
  • A Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos Estados Unidos, também participa da transação, dadas as fortes perspectivas de crescimento do Grupo no país.

A Iberdrola assinou nesta manhã uma linha de crédito de 2,5 bilhões de euros para seguir reforçando sua liquidez e diversificando suas fontes de financiamento.

A operação, fechada com 32 bancos internacionais, foi superada em 45%, o que reflete a confiança dos bancos na solvência e na estratégia da Iberdrola, a maior empresa de energia elétrica da Europa e uma das duas maiores do mundo em termos de capitalização de mercado.

A linha de crédito tem uma duração de cinco anos, com opção de extensão por mais dois anos, e engloba diferentes divisas. Seu custo é o mais competitivo de todas as linhas de crédito disponíveis para a Iberdrola. 

A Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos Estados Unidos, participou da operação devido às grandes oportunidades de crescimento no país, que já se tornou o principal destino dos investimentos do Grupo.

Durante a assinatura, o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou: "Esta operação reforça nossa capacidade de continuar aumentando nossos investimentos em redes, energias renováveis e armazenamento para responder ao forte crescimento da demanda decorrente da eletrificação em países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Esta linha de crédito demonstra mais uma vez a total confiança da comunidade financeira internacional em nossa estratégia de crescimento, com a qual promovemos a autossuficiência e a segurança energética, o crescimento econômico e o bem-estar da sociedade".

Com essa operação, a empresa fortalece sua liquidez, que ao final do primeiro trimestre alcançou a cifra de 20,9 bilhões de euros, e consolida sua liderança em financiamento sustentável, vinculando seu custo ao cumprimento das metas de descarbonização e alinhando seus investimentos em redes, energias renováveis e armazenamento com a taxonomia da União Europeia. 

O BBVA atuou como coordenador e banco agente, enquanto o Bank of America desempenhou a função de coordenador. Os coordenadores de sustentabilidade foram o BBVA, o BNP Paribas e o Credit Agricole. Com o acordo assinado hoje, mais de 97% das linhas de crédito da empresa possuem caráter sustentável.

Financiamento inovador e sustentável

Nos últimos dias, a Iberdrola concluiu duas operações financeiras que demonstram sua capacidade de mobilizar grandes quantidades de capital e o interesse que desperta entre as principais instituições bancárias internacionais. 

Na semana passada, a empresa fechou uma das maiores operações de financiamento verde da Europa por 4,1 bilhões de euros para seu parque eólico offshore East Anglia THREE, com a participação de 24 bancos.