Notícia

2022-12-15 20:01:00.0

Iberdrola e UNICEF lançam uma aliança internacional para a formação e o emprego de jovens em situação de vulnerabilidade

  • O principal objetivo desta aliança é promover oportunidades de capacitação, educação, formação e empregabilidade de jovens em situações vulneráveis na Espanha e a nível internacional, contribuindo para a geração de empregos mais sustentáveis, resilientes e inclusivos.

A Iberdrola e a UNICEF apresentaram hoje uma aliança inovadora com impacto social com o objetivo de contribuir para a inclusão social e laboral dos jovens e promover a geração de oportunidades de formação e emprego, tanto na Espanha como a nível internacional. A Iberdrola está contribuindo com 3 milhões de euros nos próximos três anos para a aliança, que será implementada em conjunto com outras entidades sociais.

Os desafios que os jovens de todo o mundo enfrentam atualmente levaram as duas organizações a reunir seus conhecimentos, experiência e capacidade inovadora para oferecer-lhes treinamento e oportunidades de emprego em setores relacionados com a economia verde, que têm perspectivas de crescimento.

Estes desafios que os jovens de todo o mundo enfrentam hoje em dia não são menores. Cerca de 270 milhões dos 1,8 bilhão de jovens do mundo entre 15 e 24 anos de idade não têm acesso à educação, emprego ou formação, e dois terços deles são mulheres. Além disso, 75% dos jovens trabalhadores estão na economia informal.

"Com esta aliança estamos respondendo ao desafio de gerar oportunidades de emprego para jovens em situações vulneráveis em setores do futuro, tais como as energias limpas, o que nos permitirá alcançar um mundo mais sustentável e próspero para todos", disse o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán.

"Todo jovem deve ter a oportunidade de se desenvolver pessoalmente, profissional e vitalmente, especialmente aqueles que têm mais dificuldades. Esta é a única maneira de tornar o progresso social sustentável e inclusivo. Através desta aliança, aumentaremos as opções para que estes jovens progridam e atinjam seu pleno potencial, unindo forças com a Iberdrola, a quem agradecemos seu compromisso", disse o presidente da UNICEF Espanha, Gustavo Suárez Pertierra.

Assim, os jovens serão os protagonistas da parceria, reforçando seu empoderamento e seu desenvolvimento pessoal e profissional, enquanto se comprometem com as mudanças que a sociedade e suas comunidades precisam em termos de sustentabilidade. Estas iniciativas serão fundamentais para a economia, criando empregos de qualidade e qualificados.

Âmbito da aliança internacional

Com esta aliança, a Iberdrola se torna promotora da Generation Unlimited, uma iniciativa global lançada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018 e liderada pela UNICEF que busca conectar milhões de jovens em todo o mundo com oportunidades de formação, empoderamento, emprego e empreendedorismo social.

Neste contexto, a aliança da Iberdrola em favor da UNICEF se concentrará no Brasil, promovendo o programa 1Milhão de Oportunidades (1MiO), cujo objetivo é a inclusão de adolescentes e jovens vulneráveis no mercado de trabalho do país, fortalecendo suas habilidades, oportunidades profissionais e emprego verde. Também apoiará o programa de inovação UPSHIFT que a UNICEF está implementando na Somália, que busca capacitar adolescentes e jovens vítimas da violência e em risco de exclusão em inovação e empreendedorismo social.

Além disso, com a convicção de que o progresso social dos jovens estará ligado a soluções e projetos sustentáveis baseados na transição energética, a aliança visa incentivar o compromisso dos jovens com a ação climática. Neste sentido, a Iberdrola fornecerá conteúdo digital sobre mudanças climáticas e sustentabilidade ao "Learning Passport", a plataforma global de aprendizagem da UNICEF que permite o acesso contínuo a uma educação de qualidade para crianças e jovens de todo o mundo.

Âmbito da aliança nacional

A nível nacional, a Iberdrola apoiará a implementação da Generation Unlimited global com a "Generation Unlimited Spain", uma nova aliança multiagente promovida pela UNICEF Espanha para impulsionar a integração social e trabalhista de adolescentes e jovens em situações de alta vulnerabilidade em nosso país.

Esta parceria multiagente envolverá, além da Iberdrola, outros atores do setor privado, do setor público e da sociedade civil, como a Universidade Pontifícia Comillas. A Iberdrola está desempenhando um papel ativo na concepção de modelos inovadores de formação que oferecem aos jovens habilidades orientadas ao mercado para a transição energética. Estes modelos são implementados em colaboração com entidades sociais - Associação Cesal, Federação de Plataformas Sociais Pinardi, Fundação San Juan del Castillo-Pueblos Unidos, Fundação Santa Maria la Real, Fundação Secretariado Gitano, Fundação Tomillo, Associação Norte Jovem - que trabalham diretamente com os jovens, promovendo as oportunidades oferecidas pela economia verde.

Também na Espanha, a aliança entre a Iberdrola e a UNICEF promoverá a capacitação em mudanças climáticas e sustentabilidade na educação formal, incorporando uma abordagem de direitos da criança e trocando propostas educacionais e de capacitação com professores.