ODS 7: ENERGIAS RENOVÁVEIS E ACESSÍVEIS

Pioneiros da transição energética com um investimento de 120 bilhões de euros há 20 anos

#transição energética #energias renováveis #ODS

O grupo Iberdrola é o primeiro produtor eólico do mundo e líder em energias renováveis em âmbito global, graças aos seus investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos 20 anos. No âmbito de seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a companhia foca principalmente no ODS 7, energia limpa e acessível, e trabalha para levar eletricidade a todas as pessoas e otimizar o uso da energia.

ods7

Objetivo 7: Energia limpa e acessível. Transcrição do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

AVANÇANDO PARA O SDG 7

energetica

A energética do futuro

A Iberdrola se antecipou em 20 anos à atual transição energética para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
bodangora

Líder mundial em energias renováveis

O grupo Iberdrola já investiu mais de 100 bilhões de euros em energias renováveis nos últimos 20 anos.
star

Projeto Flagship

Lideramos o projeto Flagship para avançar rumo à energia eólica offshore flutuante.
hidrogeno_verde

Hidrogênio verde

O hidrogênio extraído de fontes renováveis é fundamental para conseguir a descarbonização do planeta e cumprir os propósitos climáticos até 2050.
renovables

O que é a energia eólica 'offshore'?

A energia eólica offshore é uma fonte de energia limpa e renovável que provém do aproveitamento da força do vento que ocorre em alto mar.
molinos

'Blockchain' no mercado energético

A Iberdrola está implementando um projeto baseado no blockchain para certificar a origem verde da energia.

O QUE É O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 7: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

O ODS 7 visa assegurar o acesso a uma energia acessível, segura, sustentável e moderna para todos. Para tal, é necessário dobrar a taxa mundial de melhoria da eficiência energética e aumentar consideravelmente a porcentagem de energias renováveis no mix energético.

POR QUE O ODS 7 É TÃO IMPORTANTE: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

Cerca de 840 milhões de pessoas, mais de 10 % da população mundial, vivem sem eletricidade1 e um bilhão se conecta a redes elétricas pouco confiáveis e instáveis2. Atualmente quase 3 bilhões de pessoas na Ásia e no sul do Saara ainda cozinham com combustíveis poluentes (lenha, carvão vegetal, esterco ou carvão mineral)3, o que representa 40 % da população mundial.

Essa falta de acesso a uma energia segura e sustentável provoca graves problemas tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente. A Organização das Nações Unidas indica que ocorrem quatro milhões de mortes prematuras como consequência da poluição do ar devido à queima de biomassa para cozinhar e gerar calor. Da mesma forma, de acordo com essa instituição, a energia representa 60 % de todas as emissões mundiais de gases de efeito estufa (GEE), sendo o principal fator responsável pelas mudanças climáticas.

Enfrentar essa situação se converteu em um objetivo primordial em escala internacional, por isso a ONU estabeleceu a necessidade de assegurar o acesso a uma energia acessível, segura, sustentável e moderna para todos como o ODS 7 de seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovado em setembro de 2015 e que integra a Agenda 2030.

A IBERDROLA COM OS ODS

FATORES PARA ENTENDER A FALTA DE ELETRICIDADE NO MUNDO

A QUEM AFETA?

840 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem eletricidade,

3 bilhões cozinham com combustíveis contaminantes,

1 bilhão conecta-se a redes elétricas pouco confiáveis e instáveis.

COMO SE DISTRIBUI NO MUNDO?

Os 10 países com maior número de pessoas que vivem em zonas rurais e não têm acesso à energia elétrica concentram-se na África Subsaariana:

25%

20%

15%

10%

5%

0

Burundi

Chade

Malavi

Congo Rep. Dem.

Níger

Libéria

Uganda

Serra Leoa

Madagascar

Sudão do Sul

PRINCIPAIS CAUSAS

Falta de infraestruturas acessíveis, sobretudo nos países subdesenvolvidos; investimento insuficiente no setor energético e custos de produção elevados.

COMO PODEMOS ACABAR COM ELA?

Devemos aumentar o financiamento para conseguir um sistema energético acessível, confiável e sustentável, investir em energias renováveis, incentivar os modos de transporte de menor consumo energético e implantar sistemas de energia baseados na biomassa, energia geotérmica ou solar.

 

 VEJA INFOGRÁFICO: Fatores-chave para entender a falta de eletricidade no mundo [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

1 Banco Mundial.

2 Fronteiras 2017, último relatório da ONU sobre os desafios ambientais.

3 Tracking SDG7: The energy progress report, publicado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com o Banco Mundial, a Agência Internacional da Energia (AIE), a ONU e a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

 

METAS DO ODS 7: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

Embora a proporção de pessoas que não possuem acesso à eletricidade tenha diminuído para mais da metade desde o ano 2000, é necessário continuar trabalhando para acabar com essa situação ou em 2030 ainda viverão sem eletricidade 674 milhões de pessoas e 2,3 bilhões usarão métodos poluentes para cozinhar.

Por isso, os objetivos fixados para o ano de 2030 são:

  • Garantir o acesso universal a serviços energéticos acessíveis, confiáveis e modernos.
  • Aumentar a proporção de energia renovável no conjunto das fontes de energia.
  • Aumentar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e à tecnologia relativas à energia limpa.
  • Ampliar a infraestrutura e melhorar a tecnologia para prestar serviços de energia modernos e sustentáveis para todos.

 

 

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA O ODS 7: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

 O grupo Iberdrola se comprometeu a liderar a transição energética, uma responsabilidade iniciada já faz 20 anos e na qual investiu 120 bilhões de euros até agora, o que o converte no líder mundial em termos de energias renováveis. Estes investimentos — destinados à eletrificação da economia, inovação e avanços tecnológicos e maior conectividade ao consumidor — serão acompanhados por um plano histórico de investimento de mais 47 bilhões até 2025, o que elevará a capacidade instalada renovável para 52.000 MW até 2025.

 80 % da capacidade instalada do grupo provém de fontes livres de emissões1. Além disso, a companhia já gera 100 % de sua energia com emissão zero em países como o Reino Unido, Alemanha ou Portugal.

 O parque eólico offshore East Anglia ONE, localizado nas águas britânicas do Mar do Norte, é a maior instalação eólica da história da Iberdrola e uma das maiores do mundo em sua categoria com 714 MW. É operada pela ScottishPower Link externo, abra em uma nova aba., filial do grupo no Reino Unido, que atualmente é a única usina elétrica 100 % renovável do país.

 Eficiência energética: 89,7 milhões de toneladas de emissões de CO2 evitadas nos três últimos anos2. Além disso, a companhia se comprometeu com o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2030 nos escopos 1 e 2 e chegar ao nível zero em todas os 3 escopos até 2040.

 Eletricidade para todos: desde o lançamento do programa em janeiro de 2014, a Iberdrola levou eletricidade para 9,6 milhões de pessoas que não tinham acesso a essa fonte energética através de projetos baseados em formas modernas de energia e com modelos ambientais sustentáveis desenvolvidos em diferentes países da América Latina e África. A companhia fixou como objetivo ampliar o número de beneficiários a mais de 16 milhões até 2030.

 Luzes de Esperança Link externo, abra em uma nova aba.: projeto lançado pela Iberdrola México Link externo, abra em uma nova aba., em parceria com a Iluméxico, para levar eletricidade a 60 comunidades rurais do México, graças à instalação de placas solares em moradias, escolas, centros de saúde e espaços comunitários. O programa recebeu um investimento de 60 milhões de pesos mexicanos e beneficiará 12.000 pessoas.

 Procedimentos de proteção de clientes em situação de vulnerabilidade: cobertura de 100 % para clientes em situação de vulnerabilidade na Espanha. Programa Warm Home Discount e Price Cap no Reino Unido. Operação Fuel em Connecticut (Estados Unidos).

 Pioneiros em Investimento Socialmente Responsável: o grupo e continua sendo o maior emissor privado de bônus verdes do mundo.


1 Dados no fechamento do 2022.

2 Dados extraídos do Relatório de Sustentabilidade 2022 (Versão em espanhol).