Notícia
2025-08-06 10:02:00.0 - 2025-08-06 10:02:00.0 UTC +02:00Iberdrola recebe as últimas monoestacas fabricadas pela Navantia-Windar para seu parque eólico offshore Windanker
- Este é o segundo contrato de monoestacas, após o East Anglia THREE, entre as empresas, que consolidam uma colaboração estratégica que ultrapassa o valor de 1 bilhão de euros em encomendas.
- As peças foram feitas nas novas instalações dos fabricantes no estaleiro da Navantia Seanergies, em Fene (A Coruña).
A Iberdrola recebeu as últimas monoestacas para seu parque eólico offshore Windanker, localizado no mar Báltico. Após as unidades construídas para o East Anglia THREE, as peças, fabricadas pela Navantia Seanergies e Windar Renovables, representam o segundo contrato de monoestacas da aliança Navantia-Windar para a Iberdrola. As empresas já realizaram entregues anteriormente no Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos, fruto de uma colaboração estratégica que ultrapassa o valor de 1 bilhão de euros em encomendas durante os últimos dez anos, o que demonstra a confiança da companhia energética nas empresas espanholas.
A produção foi realizada na fábrica de monoestacas que ambas as empresas operam em conjunto no estaleiro da Navantia Seanergies em Fene (A Coruña). Cada uma das peças mede até 84 metros de comprimento, 10 metros de diâmetro e pesa até 2.100 toneladas, e resultou na criação de 300 postos de trabalho.
O pedido faz parte do acordo-quadro que as empresas celebraram no verão de 2021 para a fabricação e fornecimento de fundações do tipo monoestacas XXL. A aliança reforçou o papel de liderança da Iberdrola na indústria local e proporcionou estabilidade e previsibilidade ao consórcio Navantia-Windar para a construção de uma fábrica desse tipo de peças, as mais procuradas no setor das fundações marítimas fixas, nos terrenos do estaleiro da Navantia Seanergies em Fene.
As obras na fábrica envolveram um investimento de 36 milhões de euros para a adaptação de um galpão que permite curvar chapas de grande espessura e até 12 metros de diâmetro, novas cabines de pintura e áreas de armazenamento para produtos acabados, além da incorporação de equipamentos de última geração necessários para a fabricação.
O parque eólico offshore Windanker está localizado em águas alemãs e faz parte do Hub que a Iberdrola está construindo no Mar Báltico, que terá mais de 1.100 MW de capacidade instalada e que receberá um investimento total de 3,5 bilhões de euros. Também fazem parte deste hub os parques Wikinger (350 MW), já em operação, e Baltic Eagle (476 MW), que foi inaugurado recentemente.
Quando o Windanker entrar em operação, em 2026, contará com uma capacidade de 315 MW. Graças à aposta pioneira da Iberdrola na energia eólica offshore e à sua experiência no Mar Báltico, a eficiência de Windanker foi maximizada, fazendo com que o projeto fosse viável. O parque terá turbinas de nova geração com uma potência unitária de aproximadamente 15 MW.
“Desde a Navantia, queremos expressar nosso agradecimento à Iberdrola pela confiança depositada mais uma vez na Navantia Seanergies e em nosso parceiro Windar. Em dezembro, a Navantia
comemorou uma década de energia eólica offshore, desde o primeiro contrato com a Iberdrola. Desde então, fornecemos à Iberdrola fundações e subestações offshore para seus parques eólicos, o que contribuiu para reforçar o desenvolvimento da cadeia de fornecimento nacional”, afirmou Ricardo Domínguez, presidente da Navantia.
Para o presidente executivo da Windar Renovables, Orlando Alonso, “a Windar Renovables valoriza este pedido da Iberdrola como uma prova do alto nível de qualidade dos nossos produtos e da fiabilidade dos nossos processos e da nossa colaboração com a Navantia Seanergies há mais de nove anos. Nesse sentido, trabalhamos diariamente para posicionar esta aliança estratégica empresarial e nossa empresa na vanguarda dos novos desenvolvimentos em energias renováveis no mercado europeu e internacional”.
“Essa entrega é mais uma prova da vocação de liderança da Iberdrola com o tecido industrial espanhol. Há mais de 10 anos que promovemos a geração eólica offshore em todo o mundo, e procuramos sempre desenvolver todos os nossos projetos, além de com a indústria local, com empresas espanholas e com acordos de longo prazo, o que proporciona estabilidade, visibilidade internacional e previsibilidade aos nossos fornecedores, gerando atividades e empregos de forma sustentada”, disse Álvaro Martínez, diretor de eólica offshore da Iberdrola.
Trabalhos para East Anglia THREE
Paralelamente à conclusão do projeto Windanker, a Navantia Seanergies e a Windar Renovables também estão trabalhando atualmente para a Iberdrola na fabricação de monoestacas para o parque eólico offshore East Anglia THREE (EA3), localizado em águas do Reino Unido e que fará parte do complexo East Anglia Hub, com 2.900 MW de capacidade instalada. Dentro deste projeto, a aliança Navantia-Windar está construindo 45 monoestacas em Fene, enquanto a Windar Renovables fabrica as 95 peças de transição em sua fábrica de Avilés (Astúrias).
Iberdrola, líder em energia eólica offshore
A Iberdrola foi pioneira na energia eólica offshore, iniciando as operações de seu primeiro parque eólico em alto-mar, o West of Duddon Sands, em 2014, na Inglaterra. Hoje, esta tecnologia é um de seus maiores vetores de crescimento. A empresa promove a energia eólica offshore em todo o mundo e conta com um sólido portfólio de projetos nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, além de na Austrália e Japão.
No final do primeiro semestre de 2025, a Iberdrola conta com mais de 2.470 MW de capacidade instalada em energia eólica offshore, com previsão de aumentar esse número para 6.500 MW em 2030, graças a importantes investimentos em todo o mundo.