Notícia

2023-12-14 17:36:00.0

Influence Map reconhece a Iberdrola como a empresa com maior liderança na COP28

  • A empresa foi reconhecida na cúpula climática de Dubai por sua intensa agenda e posicionamento alinhado com o Acordo de Paris.
  • A Iberdrola, juntamente com a Masdar, protagonizou um dos principais acordos empresariais da convenção com um coinvestimento de 15 bilhões de euros.
  • A empresa líder em energias renováveis organizou eventos de impacto com organismos internacionais e participou de mais de 50 encontros e reuniões. 
     

A Iberdrola foi reconhecida como a empresa com maior liderança na cúpula climática de Dubai (COP28) pelo Influence Map, o think tank global independente mais relevante no campo da análise da influência das organizações nas políticas climáticas e seu alinhamento com o Acordo de Paris. A combinação de uma intensa agenda e um posicionamento ambicioso foi crucial para que a empresa, líder em energias renováveis, alcançasse essa posição. 

Durante a cúpula anual do clima, a Iberdrola, juntamente com a Masdar, desempenhou um papel fundamental em um dos marcos mais importantes do encontro mundial. Um acordo estratégico para investir conjuntamente até 15 bilhões de euros que serão utilizados no desenvolvimento de novos projetos eólicos offshore e de hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos. O primeiro passo dessa nova aliança será o projeto eólico offshore East Anglia 3, de 1.400 megawatts (MW), no Reino Unido, que está em fase final de negociação e poderá ser concretizado até o final do primeiro trimestre de 2024.

Além de assinar esse importante acordo, Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, teve uma intensa agenda marcada por sua participação em fóruns e reuniões bilaterais nos quais assegurou que é possível alcançar o objetivo de triplicar a capacidade renovável instalada até 2030. Para isso, serão necessários investimentos de 2,2 bilhões de euros por ano, estabilidade regulatória, financiamento adequado e compromisso institucional. 

Fatih Birol, Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia, Kadri Simson, Comissário Europeu de Energia, Maroš Šefčovič, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Ajay Banga, Presidente do Banco Mundial, e Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil, são alguns dos líderes mundiais com os quais Galán discutiu a necessidade de acelerar a expansão da eletrificação por meio de energias renováveis para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Também discutiu com eles a necessidade de investir em redes, uma vez que, nos próximos 20 anos, será necessário adicionar ou substituir cerca de 80 milhões de quilômetros.

A empresa de energias renováveis também organizou cinco eventos com aliados estratégicos. Alguns dos mais importantes foi o encontro realizado em conjunto com a UNICEF, que enfocou o papel dos jovens na aceleração da transição energética, e o fórum organizado com a BirdLife, que apresentou experiências de sucesso sobre os impactos positivos de uma transição renovável acelerada na biodiversidade. 

Além dessas reuniões, a Iberdrola também participou de outros 50 eventos com os principais organismos da transição energética e da agenda climática, como a Agência Internacional de Energia, a Global Renewable Alliance, o Fórum Econômico Mundial, a Comissão Europeia, as Nações Unidas e o Corporate Leaders Group.

A Iberdrola também apoiou o objetivo de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, unindo-se à campanha #3xRenewables e apoiando a Carta Aberta para os líderes mundiais na COP28, bem como a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis através do apoio a diferentes campanhas, como a #FossiltoClean ou a aliança Utilities for Net Zero.

A presença da empresa nos principais momentos da cúpula está alinhada com o objetivo da Iberdrola de acelerar a transição energética e a ação climática para garantir o cumprimento do Acordo de Paris e um desenvolvimento econômico e social verdadeiramente sustentável com um impacto positivo na natureza. É por todos esses motivos que o Influence Map destacou a Iberdrola como a empresa com maior liderança, um reflexo de seu árduo trabalho para construir um modelo de negócios baseado em energia renovável e soluções verdes.

A Iberdrola é a maior companhia elétrica da Europa e uma das duas maiores em nível global, atendendo a uma população de mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. A empresa conta com 150 bilhões de euros de ativos totais, 41.000 MW de energias renováveis em operação e 1,2 milhão de quilômetros de redes em todo o mundo.