Notícia

2024-03-21 18:58:00.0

Plantamos mais de três milhões de árvores e chegaremos a cinco até o final do ano

  • A empresa planeja chegar a 20 milhões de árvores em todo o mundo até o final da década. 
  • Somente na Espanha, 932.000 árvores já foram plantadas em projetos de conservação e restauração de ecossistemas, de acordo com Emilio Tejedor, diretor do Programa de Árvores da Iberdrola.

A Iberdrola está comprometida com a conservação e restauração dos ecossistemas florestais, e por isso criou o Programa Árvores para a Biodiversidade e Ecossistemas Florestais, em 2020, com o objetivo de promover a conservação e o plantio de 20 milhões de árvores até 2030. Desde seu lançamento, o programa promoveu o plantio de 3,4 milhões de árvores e, até o final do ano, esse número chegará a cinco milhões.

"O Programa Árvores tem seu foco principal na proteção e promoção da biodiversidade, onde as florestas desempenham um papel importante. Mas sem deixar de lado os aspectos sociais e a luta contra as mudanças climáticas que elas podem oferecer. Somente na Espanha, o programa promoveu o plantio de mais de 932.000 árvores em projetos de conservação e restauração de ecossistemas em mais de 900 hectares", afirma Emilio Tejedor, diretor do Programa Árvores da Iberdrola. 

No restante da Europa, foram plantadas mais de 457.000 árvores, com destaque para as ações realizadas no complexo hidrelétrico de Tâmega (Portugal), com mais de 377.000 árvores, e na Grécia, com quase 75.000 árvores plantadas como parte de empreendimentos eólicos onshore

No Brasil, nos últimos anos, foram realizadas ações em Áreas de Preservação Permanente para conservação e regeneração em mais de 8.975 hectares e para monitoramento e conservação em mais de 18.400 hectares. No total, foram plantados mais de um milhão de árvores.

Entre as ações do ano passado, vale destacar a continuidade da criação do Corredor de Biodiversidade entre as áreas florestais do Parque Nacional do Iguaçu e a Área de Influência Direta (AID) da Usina Baixo Iguaçu, nas proximidades do reservatório. Até o momento, foram realizados trabalhos de conservação em 1.135 hectares e a plantação de mais de 110.000 árvores. O corredor será composto por mais de 3.000 hectares. 

Além disso, o trabalho foi ampliado no desenvolvimento das Áreas de Proteção Permanente de Corumbá e Telespires, onde mais de 50.000 árvores foram plantadas até 2023, além das 54.800 árvores em 56,6 hectares no Complexo Solar Luzia. 

Os negócios de rede da Neoenergia, subsidiária brasileira da companhia, realizaram ações de restauração florestal em 2023, plantando aproximadamente 7.200 árvores de espécies nativas em São Paulo e Pernambuco, respectivamente. 

Mais de 890.000 árvores foram plantadas no Reino Unido, principalmente como parte do parque eólico onshore de Kilgallioch (Escócia). Por outro parte, para compensar o terreno ocupado pelo cabo terrestre do parque eólico offshore East Anglia One, foi realizado o plantio de mais de 1.600 árvores.

No México, o número de plantio está próximo de 70.000 árvores. No país centro-americano, a manutenção continuou nos mais de 25 hectares plantados em 2019 no parque eólico La Venta III e nos 38 hectares da usina de ciclo combinado de Escobedo (Nordeste), onde até o momento foram plantadas mais de 23.500 árvores neste último local. 

Reflorestamentos por meio do programa de voluntariado

Como parte do programa global de voluntariado promovido em todos os países, foram realizadas diversas ações de reflorestamentos por meio de funcionários voluntários e suas famílias. 

"O compromisso social e ambiental da Iberdrola é totalmente compartilhado pelas pessoas que trabalham em nossa empresa e que, ano após ano, dedicam seu tempo a ajudar, contribuindo para o bem-estar e o progresso social, preservando o meio ambiente e a sustentabilidade", diz Begoña Barberá, diretora de Diversidade e Projetos Sociais da Iberdrola.

Graças a essas iniciativas, os voluntários plantaram quase 30.000 árvores na Espanha, 25.000 no Brasil e mais de 15.000 no México. No Reino Unido, continuam os trabalhos do projeto ‘Trees For Life’, onde este ano foram plantadas 400 árvores no bosque de propriedade da ScottishPower, a subsidiária escocesa da Iberdrola. Na Espanha, desde 2008, colaboramos com a Fundación Lurgaia na recuperação da floresta nativa de Bermeo e Muxica na Reserva da Biosfera de Urdaibai (Biscaia), com o plantio de 10.000 árvores de 22 espécies diferentes. Em Madri, os voluntários estão recuperando um de seus maiores pulmões, a Casa de Campo, após os danos sofridos pelo Filomena, com mais de 4.000 árvores já plantadas. Em Solosancho (Ávila), mais de 1.300 árvores foram reflorestadas para recuperar a terra afetada pelo incêndio de Navalacruz. 

No total, a empresa plantou 3,4 milhões de árvores até o momento.