Diversidade e inclusão no trabalho

Somos a soma de culturas e talentos

No Grupo Iberdrola temos diversas políticas globais para evitar a discriminação e garantir o respeito à diversidade étnica, cultural, orientação sexual e crenças dos colaboradores como elemento enriquecedor. A companhia também promove a igualdade efetiva entre homens e mulheres no acesso ao emprego, treinamento, promoção, remuneração e condições de trabalho. Além disso, apoia os trabalhadores com capacidades diferentes e promove sua inclusão no trabalho.

Como promover a diversidade e inclusão no trabalho?

O grande fator diferenciador para o sucesso das empresas no século XXI é o talento. Hoje, mais do que nunca, são as pessoas que fazem as empresas. Por isso, é vital para qualquer empresa gerenciar a diversidade e a inclusão no trabalho, um aspecto que origina compromisso, satisfação e aumento do talento e qualidade da liderança. Uma empresa onde a diversidade está presente, atrai e retém o melhor talento disponível, além de ser mais inovadora, o que lhe permite ser mais produtiva e aberta à sociedade.

"Estamos cientes de nosso potencial para influenciar ativamente nosso contexto contribuindo para gerar uma verdadeira mudança a fim de criar uma sociedade mais plural, inclusiva e justa em todos os níveis"

Ignacio Galán, presidente executivo do Grupo Iberdrola

A Iberdrola está presente em mais de 30 países, tendo mais de 42.000 funcionários diretos e cerca de 500.000 de forma indireta ou induzida. Operar nesta escala envolve um elevado nível de responsabilidade em tudo aquilo que fazemos e reforça nosso compromisso de criar ambientes diversos onde todas as pessoas se sintam livres para oferecer pontos de vista diferentes, conhecimentos e experiências, independentemente de suas origens, valores ou cultura.

Nosso compromisso com a diversidade e inclusão está integrado no Sistema de governança e sustentabilidade, no ordenamento interno que, do ponto de vista normativo, garante a concretização de nossos propósitos e valores corporativos e a consecução de nossas metas e objetivos empresariais. Em termos de diversidade e inclusão, nosso objetivo de longo prazo é fortalecer uma cultura inclusiva através da abordagem de iniciativas específicas em matérias como gênero, gerações, cultura e diversidade, assim como o reconhecimento do valor da inclusão de outros grupos, como LGTBIQ+ e veteranos, no âmbito profissional.

Uma equipe de trabalho multicultural e diversa

Na Iberdrola, estamos firmemente comprometidos com nosso capital humano como principal ativo e chave para seu sucesso, apostando em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida. Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam representadas.

Para tal, dispomos de procedimentos para evitar qualquer discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social, status social, pertencimento a algum povo indígena, deficiência, saúde, estado civil, gravidez, orientação sexual ou outra condição da pessoa que não esteja relacionada aos requisitos para desempenhar seu trabalho.

Em cumprimento de nossa Política de diversidade e inclusão e prevenção de assédio, a Iberdrola conta atualmente com uma equipe de trabalho multicultural e diversa, um reflexo fiel da sociedade em que vivemos. Essa política, aplicável a todos os países onde o grupo está presente, está estruturada em torno de quatro grandes eixos:

Qualidade no emprego e comunicação da proposta de valor individual ao funcionário (iEVP), que consiste em oferecer uma remuneração competitiva, um ambiente de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, um projeto empresarial, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a conciliação.

Respeito pela diversidade: idade, gênero, cultura, deficiências, estilos de pensamento ou experiências.

Igualdade de oportunidades no acesso ao emprego, promoção e desenvolvimento profissional, remuneração, treinamento e avaliação de desempenho.

Promoção da igualdade de gênero: compromisso com a sociedade, conscientização interna e externa, medidas positivas para corrigir desigualdades, representação em órgãos e níveis de tomada de decisão, conciliação, etc.

Também temos uma Política de diversidade na composição do Conselho de Administração e de seleção de seus membros, o que garante que em nosso Conselho exista diversidade de capacidades, conhecimentos, experiências, origens, nacionalidades, idade e gênero.

Melhores prácticas de diversidade e inclusão no trabalho

O compromisso da Iberdrola com a diversidade e a inclusão está incorporado em nosso primeiro Relatório de Diversidade e Inclusão [PDF] Link externo, abra em uma nova aba., que compila as iniciativas implementadas para gerar um ambiente plural, justo e igualitário tanto dentro da empresa quanto no relacionamento com todos os nossos Stakeholders.

Em relação aos nossos colaboradores, o grupo conta com diversas iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em suas diferentes dimensões: diversidade de gênero, diversidade geracional, diversidade funcional e diversidade cultural no trabalho. Eis alguns exemplos de nossas melhores práticas:

Espanha

  • A Iberdrola España foi a primeira empresa do índice IBEX 35 a adotar a jornada de trabalho contínua em 2007, convertendo-se em uma referência em conciliação e corresponsabilidade. Nas últimas convenções coletivas essa medida foi inclusive aprimorada, pois a flexibilidade de entrada e saída foi ampliada, assim como foi implantando um horário mais flexível para os cargos que, devido às suas características, era mais adequado.
  • Após o nascimento de um filho, tanto as mães quanto os pais têm direito a 30 dias de licença.
  • Nesse sentido, lançamos novas medidas de apoio à maternidade e à paternidade para ajudar em sua conciliação. Como exemplo, criamos salas de apoio à amamentação nos principais locais de trabalho, disponibilizamos estacionamento para mulheres no terceiro trimestre de gravidez e organizamos programas como atividades em dias não letivos ou acampamentos residenciais de idiomas. 
  • As licenças para cuidar de familiares doentes chegam a quatro anos.
  • Lançamos o Silver Experience, um programa para promover o intercâmbio entre gerações, no qual funcionários com mais de 30 anos de experiência compartilham suas experiências e conhecimentos com funcionários com menos de cinco anos de experiência. 

  • Em colaboração com a Fundação Eurofirms, concedemos bolsas de estudo a 20 mulheres desempregadas com deficiência e oferecemos orientação profissional, formação e ações de capacitação. 

  • Por meio do programa Protagonistas de seu Futuro, promovemos a integração social e profissional de mais de 290 mulheres vítimas de violência de gênero e/ou em situação de grave exclusão social. 

  • O programa SUMA também facilitou o retorno ao trabalho de mulheres que tiveram uma longa interrupção em sua vida profissional devido à maternidade ou cuidados com a família. 

  • Na Espanha, também contamos com diferentes projetos de formação e emprego destinados a jovens em situações vulneráveis. O Generation Unlimited, juntamente com a UNICEF, busca conectar os jovens com oportunidades de formação; o Coach Exit tem como foco melhorar a autoestima, a motivação e a orientação profissional; o Projeto iMpulsa visa evitar a evasão escolar precoce; o Luces y Acción promove a formação em eficiência energética; e o Aula Disfriendly promove a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

  • Em 2023, nos unimos às alianças Womenalia e Aemener, que visam ajudar as empresas a abordar talentos e promover carreiras STEM entre as mulheres. Também fazemos parte da Aliança STEAM para talentos femininos “Niñas en Pie de Ciencia”, assinada com o Ministério da Educação, e da Aliança CEO por la diversidad

Reino Unido

  • Nossa subsidiária ScottishPower promove a conciliação através de várias medidas, tais como licença-adotante, pausa para cuidar dos filhos, licença para cuidar de familiar doente dependente, licença-maternidade e paternidade, licença parental compartilhada, etc. Além disso, conta com uma iniciativa que oferece coaching de maternidade/paternidade aos seus funcionários.

  • A ScottishPower celebra a 6ª edição do Returner ProgramEnlace externo, se abre en ventana nueva. , destinado a profissionais experientes que buscam reingressar no mundo do trabalho após uma pausa na carreira, algo que afeta principalmente as mulheres após a maternidade. 

  • Melhoramos a guia sobre como solicitar uma adaptação razoável para atender às necessidades das pessoas com deficiência, graças à contribuição da rede de funcionários SPARC. 

  • Financiamos o Smart Works Scotland para apoiar mulheres de origens étnicas minoritárias na Escócia a garantir empregos sustentáveis e ajudá-las a prosperar em seu novo trabalho. 

  • Também desenvolve o programa Breaking Barriers Link externo, abra em uma nova aba., em colaboração com a Enable Scotland e Strathclyde Business School, que oferece qualificação reconhecida e experiência profissional para jovens com dificuldades de aprendizagem.
  • Lançada a iniciativa "1000 Green Job Campaign" com o objetivo de recrutar profissionais para atender às novas demandas geradas pela transição energética, incorporando princípios de contratação inclusiva em todas as campanhas. 

  • A ScottishPower colabora com organizações de reconhecido prestígio, tais como Carer Positive, Business Disability Forum, Employers Network for Equality & Inclusion, Equate, Working Families, ENABLE, POWERful Women ou Stonewall and Careers UK.
  • Nossa subsidiária britânica conta com cinco redes principais de funcionáriosLink externo, abra em uma nova aba.: VIBE (Voice of Inclusion & balanced ethnicity), In-Fuse (LGBT Inclusion), Future Connection, SP Connected Women, iCAN (Climate Action Network) e SPARC (Disabilities, Neurodivergence, health conditions).

Estados Unidos

  • Nossa subsidiária Avangrid* também oferece programas para apoiar as famílias trabalhadoras, tal como licença parental remunerada, recursos para cuidar de idosos e crianças e ajudas para tratamentos de fertilidade, adoção e gestação de substituição.

  • A Avangrid conta com sete redes principais de funcionários: HOLA (Hipanic Organization for Leadership and Awareness), AAACE (AVANGRID African-American Council for Excellence), CARE (Community for all Abilities and Resource for Excellence), ACAPA (AVANGRID Coalition of Asian Pacific Americans), AVAN-Veterans, WomENergy e Pride@AVANGRID.

  • A empresa incentiva a criação de oportunidades de emprego para perfis seniores e promove sua inclusão por meio de programas de formação. 

  • A Avangrid também tem um programa de desenvolvimento de engenheiros (Engineering Development Program) que oferece um currículo técnico de dois anos, durante o qual os jovens trabalham com mentores para acelerar seu desenvolvimento. 

  • Participamos do Disability IN Index, uma ferramenta de avaliação que ajuda as empresas a criar uma linha de ações mensuráveis e tangíveis para a inclusão de pessoas com deficiência. 

  • O Programa de Diversidade de Fornecedores da Avangrid promove um ambiente inclusivo por meio de práticas comerciais justas e competitivas que fortalecem a participação de empresas pertencentes a minorias étnicas, mulheres, perfis seniores com deficiência, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQI+ na aquisição de bens e serviços pela empresa. 

    Além disso, em 2023 foi celebrada a Cúpula de Diversidade com fornecedores com a participação de 50 empresas fornecedoras da Avangrid e 50 representantes de várias partes interessadas para fortalecer sua diversidade. 

    A Avangrid também busca promover a saúde mental de seus funcionários, facilitando atividades de atenção plena e palestras de conscientização para ajudar as pessoas a entender e lidar com questões de saúde mental e melhorar seu bem-estar no trabalho. 

Brasil

  • A Neoenergia**, nossa filial no Brasil, organiza a Escola de Eletricistas para mulheres, cujo objetivo é aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho no setor elétrico e promover a igualdade de gênero através de seu empoderamento. O objetivo é capacitá-las com treinamento específico através de programas de aprendizagem em disciplinas teóricas.

  • A Neoenergia assinou os compromissos "Raça é Prioridade" e "Elas Lideram" da ONU e reforçou a meta de aumentar o quadro executivo para pessoas negras em pelo menos 35% até 2025.

  • A empresa oferece aconselhamento financeiro, jurídico e psicológico às vítimas de violência de gênero, bem como instalações para ajudá-las a se adaptar ao local de trabalho. Os funcionários recebem formação sobre como identificar possíveis vítimas de violência e recebem orientação sobre os canais disponíveis para denunciá-la. 

  • Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens de Salvador (Bahia), a Neoenergia lançou a iniciativa Mentoria do Futuro, em parceria com o Instituto Joule. Os participantes podem se preparar para o mercado de trabalho e receber orientação de um mentor experiente, funcionário da Neoenergia. 

  • Também conta com grupos de colaboradores específicos com foco em gênero, raça, pessoas com deficiências e comunidades LGTBIQ+ com o objetivo de apresentar projetos e ajudar a construir boas práticas.

México

  • As medidas de conciliação da Iberdrola México incluem dias de férias superiores aos estabelecidos pela lei mexicana, possibilidade de redução ou flexibilização da jornada de trabalho, licença-maternidade antes e depois do parto uma vez finalizada a licença legal e o direito de afastamento temporário das trabalhadoras com reserva do posto de trabalho.

  • A nossa filial mexicana desenvolve o programa Impulso STEM Link externo, abra em uma nova aba., junto com a Universidad Tecnológica de los Valles Centrales de Oaxaca (UTVCO), o Instituto de Energías Renovables de la UNAM e STEM for kids. O objetivo é fomentar o estudo das várias especialidades da engenharia na juventude de Oaxaca, mas especialmente entre as mulheres jovens, com o propósito de reduzir a diferença salarial que ainda existe no México e captar mais talento diverso para a empresa.
  • A Iberdrola México conta com uma nova Política de Acessibilidade e Adaptações Razoáveis, um mecanismo que gera um processo para que os funcionários solicitem uma adaptação razoável em seu local de trabalho ou em suas ferramentas de trabalho, destinado a pessoas com deficiências no quadro de funcionários, mulheres grávidas, idosos ou pessoas com limitações físicas temporárias. 

  • A empresa criou três grupos de afinidade para aumentar a representação e a inclusão de talentos diversificados: Mujeres con energía, para dar visibilidade e capacitar as mulheres na empresa; Enlace Generacional, para que funcionários de diferentes idades compartilhem suas experiências; e Orgulho com Energia, para aumentar a sensibilidade e o respeito às pessoas do coletivo LGBTQI+.   

  • Além disso, a Iberdrola México promoveu uma aliança com a Pride Connection e assinou um decálogo para promover a inclusão de pessoas LGBTQI+ no local de trabalho e acabar com a discriminação no local de trabalho, juntamente com o Conselho para Prevenir e Eliminar a Discriminação da Cidade do México (COPRED). 

 

 

* Nota A Iberdrola S. A. tem uma participação de 81,5 % na AVANGRID, Inc.

** Nota A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neonergia, S. A.