A mulher no Grupo Iberdrola
Atuamos em prol da igualdade de gênero efetiva
Empresa Mulheres Igualdade de gênero
Quase metade dos contratos -37%- formalizados em 2022 na Iberdrola foram para mulheres com menos de 30 anos. Embora os progressos realizados até agora sejam importantes, nosso objetivo é continuar avançando até nos consolidarmos como uma referência internacional em igualdade, tanto dentro quanto fora da empresa.

No grupo Iberdrola temos um firme compromisso com nosso capital humano como principal ativo e fator-chave para nosso sucesso, e apostamos em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida dos nossos empregados. Devido a tudo isso, nossa política corporativa foca na criação de um âmbito favorável das relações de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade.
Ignacio Galán, Presidente da Iberdrola
A igualdade de oportunidades é uma realidade na empresa. Devemos falar de capacidades e não de gênero
Iniciativas corporativas pela igualdade1 Nota
Tal como consta na Política de igualdade, diversidade e inclução, a igualdade efetiva entre homens e mulheres faz parte dos nossos valores essenciais. A empresa, para conseguir seu pleno desenvolvimento, implementou e participa ativamente de diferentes iniciativas em todos os países onde está presente.
O Sistema de Governança Corporativa da Iberdrola inclui o firme compromisso da companhia com a igualdade de oportunidades. Disso, emana o nosso compromisso com a igualdade de gênero em quatro âmbitos de gestão — recrutamento e seleção, condições salariais, treinamento e desenvolvimento profissional e comunicação —, os quais se concretizam em seis áreas de ação:
- Promover a igualdade dentro e fora da Iberdrola.
- Implantar medidas de ação positivas para corrigir desigualdades.
- Garantir que as mulheres participem em todos os âmbitos de consulta e decisão.
- Eliminar obstáculos na carreira das mulheres.
- Incentivar mecanismos que corrijam a representação insuficiente de mulheres com a qualificação necessária.
- Promover medidas de conciliação e flexibilidade sob a perspectiva de gênero paritária.
Em âmbito de grupo, a Iberdrola é membro da European Round Table, uma iniciativa de alcance comunitário que reúne 50 presidentes e diretores executivos de empresas multinacionais europeias com o objetivo de conceber e defender políticas que permitam criar uma União Europeia forte, aberta e competitiva. No âmbito dessa iniciativa, a Iberdrola colabora com o grupo de trabalho Mudanças Sociais, focado em assuntos relacionados ao recurso mais valioso da União: suas pessoas. Uma das suas quatro áreas de ação é a promoção das mulheres em posições de liderança.
Em 2019, a Iberdrola também começou a fazer parte da organização UN Women Link externo, abra em uma nova aba. (ONU Mulheres) das Nações Unidas, que dá suporte para avançar no tocante à igualdade entre mulheres e homens.
Em 2020, a empresa também publicou o primeiro Relatório de Diversidade e Inclusão, cuja última versão compila das iniciativas realizadas para gerar um ambiente plural, justo e igualitário tanto dentro da empresa quanto no relacionamento com todos os nossos stakeholders.
Espanha
- O VII Acordo coletivo incorpora o Plano de Igualdade no âmbito das relações de trabalho (seleção, treinamento, promoção, remuneração, etc.).
- Adesão à iniciativa Alianza #CEOPorLaDiversidad, na qual 60 executivos de grandes empresas da Espanha se comprometeram a promover as políticas de diversidade nas suas empresas.
- Atividade de voluntariado "Na luta contra a violência de gênero, todos somamos", baseada na campanha que a Iberdrola fez com o Ministério do Interior espanhol: "Não olhe para outro lado".
- Patrocínio do evento O compromisso com a igualdade - Universidade Complutense de Madrid.
- Colaboração com o Charter de diversidade.
- Patrocínio do esporte feminino.
- Entrega dos prêmios Mulheres que brilham.
Reino Unido
- Publicação do Gender Pay Gap, um relatório que descreve a brecha salarial. Além disso, a ScottishPower estabeleceu o objetivo de superar a taxa de 40 % de mulheres em cargos de chefia intermediária e 30 % de mulheres em cargos de direção até 2022.
- Em colaboração com a Equate Scotland, foi colocado em funcionamento o Women Returner, um programa de apoio integral às mulheres da empresa provenientes de carreiras STEM que tenham estado dois ou mais anos inativas.
- Foi desenvolvido um programa de coaching para mulheres que vão estar de licença ou que retornem ao trabalho após uma pausa por maternidade, com a finalidade de combinar o apoio prático com uma orientação pessoal, emocional e profissional — tanto para elas quanto para seus gerentes —, assim como a realização de um treinamento para maximizar o potencial da participante em sua progressão profissional.
- Adesão a uma nova coalizão sobre diversidade de gênero para aumentar o número de mulheres nos níveis superiores e chefias intermediárias no setor da energia do Reino Unido.
- Listas equilibradas de candidatos/as, entrevistas de gênero e de-coding de gênero em todas as descrições de ofertas de emprego.
- Colaboração com o rugby na Escócia e Gales para apoiar a mulher no esporte.
- Sócio fundador da Energy Leaders Coalition, composta por oito dos principais diretores executivos do setor energético do Reino Unido, unidos em uma declaração pública para melhorar a diversidade de gênero em suas empresas e no setor em geral.
- Membro da Women's Engineering Society (WES), uma rede profissional de mulheres no âmbito tecnológico e da engenharia que oferece inspiração, apoio e desenvolvimento para futuros profissionais.
- Organização de um evento em colaboração com duas organizações escocesas para estimular as meninas a escolherem a via científica a fim de atrair mulheres jovens para as carreiras STEM.
- Membro da POWERful Women (PfW), organização que promove a diversidade no setor da energia.
Estados Unidos
- Colaboração com universidades e organizações locais para a promoção da diversidade, destacando-se o programa WomENERGY, focado em descobrir e reforçar o talento das mulheres da AVANGRID3, através de um plano de ação para a formação das futuras líderes da empresa. Em 2020, mais de 40 % dos cargos de alto nível da filial norte-americana eram ocupados por mulheres.
Brasil
- Realização da conferência sobre empoderamento feminino Empodere-se, que analisou as lutas e conquistas das mulheres na atualidade, e do evento Estrelas para comemorar o Dia das Mulheres, onde as empregadas da Neoenergia4, além de serem as protagonistas da campanha interna, ministraram uma palestra sobre empoderamento feminino.
- Através da Escola de Eletricistas se promove a atração de mulheres para o mercado da energia elétrica, a fim de equilibrar a presença por gêneros. Essa iniciativa foi reconhecida em 2020 pelo WeEmpower — programa das Nações Unidas que promove a igualdade de gênero — como boa prática empresarial para o empoderamento da mulher.
- Conversações com colaboradores e convidados externos para falarem sobre o empoderamento feminino e o racismo em datas simbólicas.
México
- Medidas de conciliação por maternidade e nova realização do fórum Mulheres com Energia, evento no qual são abordados temas de diversidade e, especialmente, sobre a representatividade da mulher em posições de direção, assim como iniciativas de comunicação focadas na diversidade existente na organização.
A contribuição do grupo Iberdrola para a igualdade de oportunidades e a não discriminação foi reconhecida em escala internacional pelo fato de estar incluída no Bloomberg Gender-Equality Index. A companhia volta a estar presente neste relatório, que destaca as empresas comprometidas com a transparência da informação em relação às questões de gênero e com o avanço na igualdade entre mulheres e homens.
Iniciativas corporativas pela conciliação profissional e familiar





A Iberdrola conta com mais de 70 medidas para favorecer a conciliação, como é o caso do pagamento de 100 % do salário durante a licença de maternidade, da licença remunerada de 15 dias antes do parto, da redução flexível da jornada de trabalho para cinco horas (sem diminuição salarial até que a criança tenha um ano) e da licença de até quatro anos, onde se permite o acesso à formação profissional.
Da mesma forma, na Espanha universalizou-se a jornada de trabalho sem interrupções, com opções para os funcionários nos dias que não são letivos, além de cursos de treinamento para crianças. Seguiu-se com o desenvolvimento da 'Escola de Pais Iberdrola', que oferece aos funcionários a oportunidade de participar junto com seus filhos de diferentes programas, assim como as colônias de férias de verão para as crianças dos funcionários.
No Reino Unido, a ScottishPower renovou o design dos espaços de trabalho, oferecendo várias maneiras de estar na empresa. Igualmente, deu-se autonomia para os funcionários para escolherem o lugar mais apropriado para trabalhar, dentro ou fora do escritório.
Para controlar as horas extras, no Brasil foi estabelecido um sistema de alerta depois de 8 horas de trabalho diário e as luzes e o ar condicionado são apagados após determinadas horas, entre outras medidas. Além disso, algumas empresas têm horário flexível e aumentaram a licença-maternidade até seis meses, dois a mais que o estipulado na lei.
No México, a licença-maternidade tem uma duração de 84 dias. Uma vez terminada, as trabalhadoras têm direito de licença com a reserva do posto de trabalho. Também há horários especiais no caso de maternidade.
1 Informação extraída do Relatório de Sustentabilidade 2020.
2 AVANGRID, Inc. está participada em 81,5 % por Iberdrola. S. A.
3 A Iberdrola, S. A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S. A.