A MULHER NO GRUPO IBERDROLA

Atuamos em prol da igualdade de gênero efetiva

As mulheres representam 23 % dos funcionários da Iberdrola1. Embora os progressos realizados até agora sejam importantes, nosso objetivo é continuar avançando até nos consolidarmos como uma referência internacional em igualdade, tanto dentro quanto fora da empresa.

Duas empregadas da Iberdrola nas instalações do parque eólico offshore de Wikinger.#RRSSDuas empregadas da Iberdrola nas instalações do parque eólico offshore de Wikinger.

No grupo Iberdrola temos um firme compromisso com nosso capital humano como principal ativo e fator-chave para nosso sucesso, e apostamos em um modelo social comprometido com a excelência profissional e a qualidade de vida dos nossos empregados. Devido a tudo isso, nossa política corporativa foca na criação de um âmbito favorável das relações de trabalho baseado na igualdade de oportunidades, na não discriminação e no respeito pela diversidade.

IGNACIO GALÁN, PRESIDENTE DA IBERDROLA

A igualdade de oportunidades é uma realidade na empresa. Devemos falar de capacidades e não de gênero

INICIATIVAS CORPORATIVAS PELA IGUALDADE2 Nota

Tal como consta na Política de Igualdade de Oportunidades e Conciliação, a igualdade efetiva entre homens e mulheres faz parte dos nossos valores essenciais. A empresa, para conseguir seu pleno desenvolvimento, implementou e participa ativamente de diferentes iniciativas em todos os países onde está presente.

O Sistema de Governança Corporativa da Iberdrola inclui o firme compromisso da companhia com a igualdade de oportunidades. Disso, emana o nosso compromisso com a igualdade de gênero em quatro âmbitos de gestão — recrutamento e seleção, condições salariais, treinamento e desenvolvimento profissional e comunicação —, os quais se concretizam em seis áreas de ação:

  • Promover a igualdade dentro e fora da Iberdrola.
  • Implantar medidas de ação positivas para corrigir desigualdades.
  • Garantir que as mulheres participem em todos os âmbitos de consulta e decisão.
  • Eliminar obstáculos na carreira das mulheres.
  • Incentivar mecanismos que corrijam a representação insuficiente de mulheres com a qualificação necessária.
  • Promover medidas de conciliação e flexibilidade sob a perspectiva de gênero paritária.

Em âmbito de grupo, a Iberdrola é membro da European Round Table, uma iniciativa de alcance comunitário que reúne 50 presidentes e diretores executivos de empresas multinacionais europeias com o objetivo de conceber e defender políticas que permitam criar uma União Europeia forte, aberta e competitiva. No âmbito dessa iniciativa, a Iberdrola colabora com o grupo de trabalho Mudanças Sociais, focado em assuntos relacionados ao recurso mais valioso da União: suas pessoas. Uma das suas quatro áreas de ação é a promoção das mulheres em posições de liderança.

Em 2019, a Iberdrola também começou a fazer parte da organização UN Women (ONU Mulheres) das Nações Unidas, que dá suporte para avançar no tocante à igualdade entre mulheres e homens.

Espanha

  • O VII Acordo coletivo incorpora o Plano de Igualdade no âmbito das relações de trabalho (seleção, treinamento, promoção, remuneração, etc.).
  • Adesão à iniciativa Alianza #CEOPorLaDiversidad, na qual 60 executivos de grandes empresas da Espanha se comprometeram a promover as políticas de diversidade nas suas empresas.
  • Atividade de voluntariado "Na luta contra a violência de gênero, todos somamos", baseada na campanha que a Iberdrola fez com o Ministério do Interior espanhol: "Não olhe para outro lado".
  • Patrocínio do evento O compromisso com a igualdade - Universidade Complutense de Madrid.
  • Colaboração com o Charter de diversidade.
  • Patrocínio do esporte feminino através do programa Universo Mulher.
  • Entrega dos prêmios Mulheres que brilham.

Reino Unido

  • Publicação do Gender Pay Gap, um relatório que descreve a brecha salarial. Além disso, a ScottishPower estabeleceu o objetivo de superar a taxa de 40 % de mulheres em cargos de chefia intermediária e 30 % de mulheres em cargos de direção até 2022.
  • Em colaboração com a Equate Scotland, foi colocado em funcionamento o Women Returner, um programa de apoio integral às mulheres da empresa provenientes de carreiras STEM que tenham estado dois ou mais anos inativas.
  • Adesão a uma nova coalizão sobre diversidade de gênero para aumentar o número de mulheres nos níveis superiores e chefias intermediárias no setor da energia do Reino Unido.
  • Listas equilibradas de candidatos/as, entrevistas de gênero e de-coding de gênero em todas as descrições de ofertas de emprego.
  • Colaboração com o rugby na Escócia e Gales para apoiar a mulher no esporte.
  • Sócio fundador da Energy Leaders Coalition, composta por oito dos principais diretores executivos do setor energético do Reino Unido, unidos em uma declaração pública para melhorar a diversidade de gênero em suas empresas e no setor em geral.
  • Membro da Women's Engineering Society (WES), uma rede profissional de mulheres no âmbito tecnológico e da engenharia que oferece inspiração, apoio e desenvolvimento para futuros profissionais.
  • Organização de um evento em colaboração com duas organizações escocesas para estimular as meninas a escolherem a via científica a fim de atrair mulheres jovens para as carreiras STEM.
  • Membro da POWERful Women (PfW), organização que promove a diversidade no setor da energia.
  • Participação na campanha Opportunity Now da BITC, no National Women in Engineering Day, na Campanha Telegraph's Top 50 Women in Enginerering e no evento Top 50 Women in Engineering 2018.

Estados Unidos

  • Colaboração com universidades e organizações locais para a promoção da diversidade, destacando-se o programa WomENERGY, focado em descobrir e reforçar o talento das mulheres da Avangrid3, através de um plano de ação para a formação das futuras líderes da empresa.

Brasil

  • Realização da conferência sobre empoderamento feminino Empodere-se, que analisou as lutas e conquistas das mulheres na atualidade, e do evento Estrelas para comemorar o Dia das Mulheres, onde as empregadas da Neoenergia4, além de serem as protagonistas da campanha interna, ministraram uma palestra sobre empoderamento feminino.
  • Através da Escola de Eletricistas se promove a atração de mulheres para o mercado da energia elétrica, a fim de equilibrar a presença por gêneros.
  • Conversações com colaboradores e convidados externos para falarem sobre o empoderamento feminino e o racismo em datas simbólicas.

México

  • Organização do evento Mulheres com Energia, que contou com a participação de 40 mulheres líderes da Iberdrola México. Foi desenvolvido um workshop de competitividade profissional e pessoal, ministrado pelo Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM) e também se patrocinou o futebol feminino.

Representação das mulheres na Iberdrola.#RRSSRepresentação das mulheres na Iberdrola.

 VER INFOGRÁFICO: Representação das mulheres na Iberdrola [PDF]
 

A contribuição do grupo Iberdrola para a igualdade de oportunidades e a não discriminação durante o ano de 2019 foi reconhecida em escala internacional pelo fato de estar incluída no 2020 Bloomberg Gender-Equality Index. A companhia volta a estar presente neste relatório, que destaca as empresas comprometidas com a transparência da informação em relação às questões de gênero e com o avanço na igualdade entre mulheres e homens.

O compromisso da companhia com a igualdade de gênero fez com que a empresa conseguisse a qualificação 'Best in Class' em 30 itens do GEI ('Bloomberg Gender-Equality Index).

INICIATIVAS CORPORATIVAS PELA CONCILIAÇÃO PROFISSIONAL E FAMILIAR

A Iberdrola conta com mais de 70 medidas para favorecer a conciliação, como é o caso do pagamento de 100% do salário durante a licença de maternidade, da licença remunerada de 15 dias antes do parto, da redução flexível da jornada de trabalho para cinco horas (sem diminuição salarial até que a criança tenha um ano) e da licença de até quatro anos, onde se permite o acesso à formação profissional.
 

1 Dados no encerramento do Exercício de 2018.

2 Informação extraída do Relatório de Sustentabilidade 2018.

3 A Iberdrola, S.A. tem uma participação de 81.50% na Avangrid, Inc.

4 Neoenergia S.A. é indiretamente controlada por 50% + 1 ação pela Iberdrola S.A.


 

 Iberdrola e o ODS 5: Igualdade de gênero