PROFISSIONAIS STEM

Educação STEM: as carreiras com maior demanda e futuro

O acrônimo STEM engloba as carreiras relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A nova era digital e a aceleração dos avanços tecnológicos fizeram os profissionais STEM serem os mais demandados em todo o mundo.

STEM.

O relatório The Future of Jobs Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution [PDF] —World Economic Forum, 2016— já sugeria que lmudanças disruptivas nos modelos de negócios causariam um profundo impacto no mercado de trabalho nos próximos anos.

O FUTURO DOS TRABALHOS*

PREVISÃO DE EMPREGO LÍQUIDO POR ÁREAS DE TRABALHO

Detalhes dos trabalhos com demanda crescente de profissionais entre 2015 e 2020

clique em cada um dos detalhes do gráfico

*Emprego, habilidades e estratégia de força de trabalho para a quarta revolução industrial.

 VER INFOGRÁFICO: O futuro dos trabalhos, previsão de emprego líquido por áreas de trabalho [PDF]

Diante desse cenário de mudança, os estudantes formados nas disciplinas STEM estarão nas melhores posições. Além das empresas tecnológicas, setores como o de energia, de saúde ou bancário precisarão capacitar seus profissionais para se dedicar em atividades relacionadas à análise de dados, inovação e cibersegurança em uma economia cada vez mais global e digital.

Os Estados Unidos já contam com mais de nove milhões de trabalhadores dedicados aos empregos vinculados à tecnologia, engenharia e ciência, o que representa mais de 6% da força de trabalho do país. O emprego nesses setores aumentou na última década muito mais rapidamente em comparação com todos os outros ramos profissionais: 24,4% contra 4,0% do emprego não STEM, de acordo com os valores do Departamento de Comércio norte-americano. A tendência continuará nos próximos anos com a criação de profissões que ainda não existem ou que estão começando a ser formadas agora: piloto de drones, agregador de talento ou tecnólogo financeiro são apenas alguns exemplos. No entanto, o aumento de profissionais com graduação em disciplinas STEM avança em um ritmo mais lento do que a demanda das empresas americanas. Na Europa, o déficit de talento é ainda mais palpável. Estima-se que a demanda por engenheiros e matemáticos aumentará 14% até o fim da década, e as empresas terão dificuldades em preencher todas essas vagas.

O FUTURO DOS TRABALHOS*

FATORES TECNOLÓGICOS DA MUDANÇA (TOTAL POR SETORES)

Internet móvel, tecnologia em nuvem

34%

Potência de computação, big data

26%

Novas fontes de energia e tecnologias

22%

Internet das Coisas (IOT)

14%

Economia compartilhada, crowdsourcing

12%

Robótica, transporte autônomo

9%

Inteligência artificial

7%

Fabricação avançada, impressão em 3D

6%

Materiais avançados, biotecnologia

6%

*Pesquisa do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro dos trabalhos. Nota: os nomes dos fatores foram abreviados para melhorar sua legibilidade.

 VER INFOGRÁFICO: O futuro dos trabalhos, fatores tecnológicos da mudança [PDF]

Relatórios, como o publicado pela Agência de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, alertam que a escassez de profissionais qualificados será sentida com mais intensidade nas áreas de tecnologia e economia sustentável. Por isso, as principais empresas desses setores estão envolvidas em iniciativas que promovem a pesquisa científica e tecnológica e incentivam os jovens a optarem pelas carreiras STEM. Dessa forma, bolsas de estudo ou programas que promovem a igualdade de oportunidades nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática ajudam a criar uma mão de obra jovem e qualificada, o que beneficiará os profissionais, as empresas e a sociedade em geral.
 

 Programa Universidades Iberdrola

 Programa Internacional de Bolsas de Estudo 2018/19