Mulheres com Energia

MULHERES COM ENERGIA

Promovemos a liderança e a participação da mulher no setor energético

#empresa #mulheres #igualdade de gênero

O grupo Iberdrola aposta de uma forma firme e decidida na igualdade de gênero, e a prova disso é o fórum Mulheres com Energia, desenvolvido pela Iberdrola México para impulsionar a liderança e o talento das trabalhadoras da empresa, ou o exemplo de Selene Jerezano, a primeira mulher que conseguiu ocupar o cargo de supervisora de turbinas.

selene apertura
Selene Jerezano se converteu na primeira mulher supervisora de turbinas do grupo.

FÓRUM MULHERES COM ENERGIA

Através de sua filial no México Link externo, abra em uma nova aba., o grupo Iberdrola desenvolveu em 2019 o primeiro fórum Mulheres com Energia, onde 40 trabalhadoras responsáveis por equipes e com alto potencial de desenvolvimento tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e ideias. O objetivo do evento era reafirmar o compromisso da empresa com a igualdade de oportunidades e propiciar a incorporação das mulheres em cargos de liderança.

No evento participaram diferentes e importantes palestrantes por ocuparem posições de relevância no setor energético, as quais falaram sobre os desafios e experiências que enfrentaram e as oportunidades profissionais que detectaram para aumentar a participação da mulher em posições estratégicas. O Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM) também ministrou um workshop sobre competitividade profissional e pessoal.

A PRIMEIRA MULHER INSPETORA DE TURBINAS

No México também encontramos a primeira mulher em todo o grupo que alcançou o cargo de supervisora na equipe de Revisão de Turbinas. Selene Jerezano começou a trabalhar na área de Compras da Iberdrola México há tres anos, mas desde o início sabia que queria chegar ao coração do negócio de Geração e exercer sua carreira de Engenharia mecânica. Hoje, esta jovem de 28 anos originária de Veracruz é um exemplo de como as mulheres ganham terreno no setor energético e do forte compromisso da empresa com a igualdade de gênero e o desenvolvimento do talento jovem.

Selene Jerezano, supervisora de turbinas do grupo Iberdrola

Uma mulher não está destinada a trabalhar apenas em cargos administrativos

Seu trabalho consiste na supervisão de todos os turbogrupos da frota da Iberdrola Generación México Link externo, abra em uma nova aba., ou seja, estão sob sua responsabilidade a correta manutenção e o funcionamento das turbinas a gás e a vapor de todas as usinas de ciclo combinado e de cogeração que a empresa tem no país. Trata-se de uma tarefa que exige um grande esforço e dedicação, pois Jerezano tem que se deslocar durante vários dias a cada uma das usinas, o que lhe serviu para ganhar o respeito e reconhecimento de seus colegas.

selene

Selene Jerezano nos conta sua história. Locução do vídeo (versão em espanhol) [PDF]

Aprenda a história completa de Selene Jerezano

A IBERDROLA COM A IGUALDADE DE GÊNERO

A percentagem de mulheres no grupo Iberdrola cresceu 50 % ao longo da última década. Atualmente (no encerramento do Exercício de 2019, as mulheres representam 23 % do pessoal e 20,1 % dos cargos de direção da empresa, e é uma empresa de referência no Ibex 35 em presença de mulheres no Conselho de Administração.

A Iberdrola integrou em sua estratégia empresarial o quinto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, dedicado à igualdade de gênero, sendo uma referência em programas e iniciativas para fomentar o empoderamento da mulher. De fato, volta a ser reconhecida no Bloomberg Gender-Equally Index pelas suas políticas de igualdade de oportunidades e de gênero.

O grupo continua trabalhando para promover a diversidade de gênero e a participação da mulher no ambiente empresarial. Outro exemplo das medidas desenvolvidas em igualdade de gênero é o Programa para a Reincorporação de Mulheres promovido pela ScottishPower Link externo, abra em uma nova aba., sua filial no Reino Unido, uma iniciativa que ajuda as mulheres a desenvolverem sua carreira no setor STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) depois de uma pausa de dois anos ou mais sem trabalhar.