HerEnergy

HerEnergy, nossa iniciativa para tornar visível e promover o talento feminino

Mulheres Igualdade de gênero

Na Iberdrola, sabemos que temos uma fonte de energia incomparável: nossas líderes. Por isso, para ativar seu talento e ambição, contamos com o programa HerEnergy, que busca tornar visível, acelerar e ampliar o desenvolvimento das mulheres em nossos negócios. 

No Grupo Iberdrola, sabemos que um de nossos principais ativos é nosso excelente capital humano. Por isso, como parte de nosso firme compromisso com a diversidade e a inclusão, queremos dar visibilidade ao talento de nossas funcionárias e promover seu desenvolvimento por meio de ações específicas. Somos conscientes dos importantes avanços conquistados, mas nosso objetivo é continuar progredindo até consolidar nossa posição como referência internacional em igualdade de gênero, tanto dentro quanto fora da empresa. 

Para isso, contamos com o programa HerEnergy, concebido para tornar visível e promover o talento executivo das mulheres da Iberdrola por meio de sua liderança em projetos relevantes ou que tenham impacto no negócio. O objetivo é ampliar a visão estratégica das participantes e fortalecer o networking por meio do trabalho em equipes multidisciplinares.

Objetivos para 2025

Ilustração

Aumentar para 30% a porcentagem de mulheres líderes em cargos de relevância.

30 %
Ilustração

Aumentar para 35% a porcentagem de mulheres em cargos de responsabilidade.

35 %

A primeira edição do HerEnergy contou com a presença de 31 participantes de diferentes funções e de todas as empresas subholding do Grupo: 16% da Iberdrola España, 19% da Avangrid, 26% da ScottishPower, 19% da Neoenergia e 19% da Iberdrola México.

Por que este programa é necessário?

O setor de energia, como muitos outros, tem sido historicamente um campo dominado por homens em todos os perfis profissionais e de qualificação. Como resultado, embora as mulheres representem 47% da mão de obra global, de acordo com dados do Banco Mundial, elas estão representadas apenas 22% no setor de energia, e a maioria delas ocupa cargos administrativos ou técnicos de baixo nível, segundo a Agência Internacional de Energia.    
        
Por trás desses números está a significativa diferença de gênero nas carreiras tecnológicas e científicas, as chamadas carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). De acordo com dados globais da UNESCO, as mulheres representam apenas 35% dos estudantes de STEM no ensino superior e menos de 30% dos pesquisadores científicos. 

A diferença salarial entre homens e mulheres na Europa, que registra o segundo maior nível de paridade de gênero, levará seis décadas para ser eliminada no ritmo atual, de acordo com um estudo da EAE Business School. O mesmo relatório analisa a representação de mulheres em cargos de liderança de empresas em 22 países e apenas alguns setores chegam perto da paridade de gênero nesta categoria, como organizações não governamentais (47%), educação (46%) e serviços pessoais e bem-estar (45%). No outro extremo estão o setor de energia (20%), a indústria (19%) e a infraestrutura (16%). De acordo com o Global Gender Gap Report 2022, serão necessários 151 anos para fechar a lacuna econômica de desigualdade de gênero e 132 anos, no ritmo atual, para atingir a paridade total entre homens e mulheres.
 

Iberdrola e o compromisso com a igualdade

No Grupo Iberdrola, contratamos 1.564 mulheres em 2023, o que representa 33,6% do total de novas contratações. As mulheres representam 24,4% do quadro de funcionários da empresa, 43% de seu Conselho de Administração, 27,8% dos cargos relevantes e 34,5% dos cargos de liderança (porcentagem que aumentará para 35% em 2025, liderando o ranking de governança, ética e compliance).

Cientes de que temos a responsabilidade de continuar a cultivar e atrair talentos diversificados para o nosso Grupo, contamos com várias iniciativas em andamento. A ScottishPower, a Avangrid, a Neoenergia e a Iberdrola México implementaram grupos de afinidade e redes internas de funcionários com o objetivo de promover o avanço do talento feminino na organização.

A Neoenergia, que assumiu o compromisso de aumentar o número de mulheres em cargos de liderança em mais de 31% até 2025 em todas as suas unidades de negócios, conta com uma Escola de Eletricistas para mulheres, um programa gratuito de formação e qualificação profissional. Outro de seus compromissos é ter 35% de mulheres formadas nessa escola e 12% de mulheres em postos de eletricistas. 

Iberdrola México dispone del programa Impulso STEM, realizado desde 2019 en alianza con instituciones locales que busca fomentar el estudio de ingenierías en la juventud oaxaqueña, especialmente mujeres. El programa impactará al menos en un centenar de escuelas públicas y a más de 12.000 alumnos a través de la entrega de becas universitarias, la formación a docentes y orientadores vocacionales, el desarrollo de cursos STEM para alumnos de educación básica y media-superior. También con campañas de comunicación para incentivar, sobre todo a las mujeres, a estudiar ingenierías. Al cierre de 2022, se otorgaron 58 becas, la mitad de ellas a mujeres. Este 2023 se han entregado 23 becas más en la cuarta convocatoria. Adicionalmente, se ha capacitado a 120 maestros, impactando a 2.000 alumnos y docentes directos e indirectos. Además, se llevó a cabo el primer Estudio de Percepción Impulso STEM 2020.

A Iberdrola nos Estados Unidos apoia a Society of Women Engineers (SWE). Desde 2021, a empresa faz parte do Paradigm for Parity, uma coalizão de organizações dedicadas a abordar as lacunas raciais e de gênero no setor empresarial e alcançar a paridade total de gênero até 2030.

No Reino Unido, nossa subsidiária ScottishPower é membro da POWERful Women, que visa promover a diversidade de gênero no setor de energia. Sua meta é que 40% da diretoria média das empresas de energia do Reino Unido e 30% dos cargos de diretoria sejam ocupados por mulheres até 2030. A instituição também apoia a Energy Leaders Coalition, uma iniciativa com dezesseis dos principais CEOs do setor energético do país que declararam publicamente seu compromisso com a melhoria da diversidade de gênero em suas empresas e no mercado em geral.

Na Espanha, um dos nossos projetos mais ambiciosos, além de acordos e alianças com diferentes entidades, é a iniciativa Technovation Girls, que busca incentivar o interesse das meninas pelas carreiras STEM por meio de um programa no qual elas trabalham com mentores voluntários para resolver problemas em seu cotidiano por meio do uso da tecnologia. Além disso, temos o Bootcamp de Cibersegurança da Iberdrola España, no qual a Iberdrola financia 100% do valor da inscrição, sendo que 60% dos alunos são mulheres. Isso não só garante o acesso a perfis capacitados para preencher vagas, mas também permite que uma alta porcentagem dessas novas incorporações sejam mulheres.

Além disso, para ter acesso, aos melhores perfis femininos, foi estabelecida uma aliança com a Womenalia e uma aliança com a AEMENER com o objetivo de ajudar as empresas a promover as oportunidades STEM entre as mulheres. Dessa forma, a Iberdrola tem acesso a perfis femininos que podem se encaixar nas vagas técnicas demandadas, permitindo assim um maior equilíbrio na contratação.

Por último, a Iberdrola Internacional disponibiliza para suas funcionárias programas de formação específicos como o "Women in Leadership", oferecido pelo MIT.