CONCILIAÇÃO VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

O milagre da conciliação é possível

#empresa #recursos humanos #igualdade de gênero

Em 2007, a Iberdrola concordou em aplicar a jornada de trabalho contínua aos seus colaboradores em Espanha, tornando-se a primeira empresa da Ibex 35 a concentrar-se na conciliação da vida profissional e familiar.

Após de mais de uma década, a empresa continua sendo uma verdadeira referência de compatibilização da vida profissional e pessoal de seus empregados, pois oferece uma grande flexibilidade para a redução de jornada de trabalho e muitas facilidades para tirar licença.

Atualmente, os empregados da Espanha desfrutam de um regime horário das 07h15 às 16h36 de segunda a quinta-feira, com margem de uma hora e 45 minutos na entrada e na saída, e a possibilidade de poder finalizar a jornada de trabalho na sexta-feira a partir das 14h00.

Benefícios para os empregados Benefícios para as empresas 6%
Favorece a
vida familiar
Diminui o
estresse
Melhora o ambiente
de trabalho
Aumenta o compromisso
com a empresa
Reforça o
desempenho
Reduz o abstencionismo
e os atrasos
Melhora a imagem
institucional da empresa
Retém
o talento
POR QUE A CONCILIAÇÃO É BOA?
Enumeramos oito razões de peso a favor da conciliação:
Flexibilidade de trabalho
produtividade
Dados estudo 'Produtividade e emprego' Universidade de Saragoça.
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9

 

 VER INFOGRÁFICO: Por que a conciliação é boa? [PDF]

Apesar disso, nosso país continua na cauda da Europa em assuntos de conciliação e o caso da Iberdrola é uma exceção. A jornada de trabalho habitual em nosso país termina às 20h00, de acordo com dados do Eurostat, enquanto na França os trabalhadores se despedem até o dia seguinte às 17h00 e na Alemanha saem do escritório inclusive um pouco antes que os franceses.

Horas por países.

Facilitando a vida familiar

A jornada de trabalho intensiva não é a única iniciativa da Iberdrola para fomentar a qualidade de vida e a excelência profissional de seus empregados. Através de sua Política de igualdade de oportunidades e conciliação será aberta uma nova janela., aplicável a todo o grupo, a empresa de energia elétrica se compromete a "implantar medidas de conciliação que favoreçam o respeito pela vida pessoal e familiar de seus profissionais e facilitem o melhor equilíbrio entre esta e as responsabilidades profissionais de mulheres e homens". Como medidas se destaca a redução flexível da jornada de trabalho, que permite que os trabalhadores tenham um redução de até cinco horas diárias até a criança completar um ano, sem que ocorra qualquer redução na remuneração salarial fixa. Além disso, a empresa oferece facilidades para as licenças, com reserva do posto de trabalho até quatro anos para cuidar de menores e familiares dependentes.

Essas iniciativas estão incluídas no Manual de políticas de conciliação da Iberdrola, onde figuram mais de 70 práticas, como o pagamento de 100 % do salário nas licenças maternidade e paternidade ou a licença remunerada de 15 dias corridos antes da data prevista para o parto.

 Comprometidos com a conciliação